TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Por:   •  30/4/2022  •  Bibliografia  •  8.323 Palavras (34 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 34

Sistema nervoso-resumo

O sistema nervoso é responsável pela interação do estímulo, a resposta entre o ambiente e o organismo e pela regulação e coordenação de outros sistemas corporais. Ele atua em conjunto com o sistema endócrino, imune e com os órgãos sensoriais e é controlado por eles.

O sistema nervoso é dividido em partes com base topográfica em sistema nervoso central (SNC), que compreende o encéfalo e a medula espinal, e sistema nervoso periférico (SNP), composto de nervos espinais e cranianos. Ele também pode ser dividido em sistema somático que se refere à locomoção e sistema autônomo ou visceral, que possui com funções relacionadas aos órgãos internos, como frequência respiratória e cardíaca. Os sistemas nervoso simpático e parassimpático fazem parte do sistema nervoso autônomo.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

O sistema nervoso central é composto pela medula espinal e pelo encéfalo. A medula espinal percorre a coluna vertebral, enquanto o encéfalo é aloja-se na cavidade craniana e é envolto por uma cápsula óssea. Ambos estão envoltos por várias camadas meníngeas que delimitam espaços preenchidos de líquido. O sistema nervoso central é protegido por osso e propriedades amortecedoras do líquido cérebro espinal.

(insira imagem do encéfalo e da medula espinal)

Medula espinal

A medula espinal é um cilindro alongado, achatado dorsalmente e esbranquiçado. De acordo com as divisões da coluna vertebral, a medula espinal pode ser dividida em:

  • Medula espinal cervical
  • Medula espinal torácica
  • Medula espinal lombar
  • Medula espinal sacral
  • Medula espinal caudal ou coccígea.

A medula espinal é dividida em duas partes simétricas pelo sulco dorsal e pela fissura mediana ventral. Na face dorsolateral, existem fibras nervosas que penetram a medula espinal e formam a raiz dorsal, enquanto na face ventrolateral, as fibras nervosas deixam a medula espinal e formam a raiz ventral.

O forame intervertebral une as raízes dorsal e ventral e formam o nervo espinal. Dentro da raiz dorsal há um gânglio espinal contendo neurônios sensoriais exceto o primeiro neurônio cervical, cujo o gânglio é inexistente ou rudimentar.

Embora a medula espinal não seja segmentada, ela pode ser dividida em segmentos com base nos nervos espinais. Cada par de nervos espinais é responsável pela inervação de um segmento corporal.

(imagem medula espinal)

SUBSTÂNCIA CINZENTA

A substância cinzenta é envolvida por uma substância branca e seu formato se assemelha a uma borboleta. Ela é composta por corpos celulares, neurônios e células da glia.

A substância cinzenta se assemelha a uma borboleta devido a aparência bidimensional das colunas dorsal, ventral e lateral da substância cinzenta na secção transversal, onde elas aparecem como corno dorsal e corno ventral.

As colunas bilaterais da substância cinzenta são:

  • Coluna dorsal;
  • Coluna lateral;
  • Coluna ventral.

A coluna dorsal consiste em neurônios viscerais somáticos e aferentes, com tendência de agrupamento de seus corpos celulares. Aglomerados de corpos celulares com funções semelhantes são chamados de núcleos. Esses núcleos podem se prolongar em toda a extensão da medula espinal ou podem estar restritos a determinados segmentos.

As colunas laterais da coluna toracolombar possuem neurônios visceromotores. A coluna ventral é composta por neurônios motores.  Os neurônios da medula espinal podem ser caracterizados como interneurônios ou neurônios eferentes. Os interneurônios podem ser ativados por estímulos sinápticos que se originam de neurônios aferentes, dos trajetos ou vias descendentes originárias do encéfalo, de outros interneurônios ou dos ramos axonais dos neurônios eferentes.

Neurônios eferentes espinais enviam axônios para a substância branca para formar vias ascendentes até o encéfalo. Eles são ativados por neurônios aferentes, os quais se excitam em resposta à estimulação das vísceras, dos músculos, das articulações ou da pele. Os neurônios eferentes espinais enviam axônios por raízes ventrais para inervar músculos e glândulas. Eles podem ser classificados como somáticos ou autônomos (visceral).

SUBSTÂNCIA BRANCA

A substância branca se posiciona superficialmente na medula espinal, envolvendo a substância cinzenta.  Elas são formadas por fibras nervosas mielinizadas ascendentes e descendentes. As bainhas de mielina são formadas por oligodendrócitos, que conferem a cor esbranquiçada à substância branca.

A substância branca é divida em colunas ou funículos compostos por fascículos (ou tratos) de fibras nervosas de origem, destino e função comuns. Eles são:

● Funículo dorsal;

● Funículo ventrolateral.

O funículo dorsal consiste em tratos espinais ascendentes que transportam informações sobre sensações superficiais e profundas até o encéfalo. O funículo ventrolateral consiste em tratos nervosos sensoriais ascendentes e tratos nervosos motores descendentes. Caso haja lesões no funículo dorsal tais lesões irão resultar em déficits sensoriais, enquanto lesões no funículo ventrolateral podem causar déficits sensoriais e motores w paralisia de determinados músculos.

(IMAGEM SUBSTÂNCIA BRANCA)

ARCOS REFLEXOS DA MEDULA ESPINAL

Reflexos são reações inconscientes relacionados a um estímulo específico. Arco reflexo consiste na resposta de um órgão receptor para um estímulo específico, como toque, som e entre outros. Neurônios aferentes transportam o impulso iniciado para o sistema nervoso central. Sinapse conecta o neurônio aferente com um neurônio eferente e transporta o impulso do centro para o órgão efetor (músculo, glândulas, etc.) na periferia.

Há três categorias típicas de reflexos espinais que possuem importância clínica, são elas:

● Reflexo de estiramento;

● Reflexo de escape;

● Reflexo cutâneo do tronco.

O reflexo de estiramento induz um estiramento abrupto e uma contração imediata do músculo. Esse é o reflexo mais rápido e relativamente resistente a fadiga. O reflexo de escape é um reflexo multissináptico, o qual é iniciado pelas terminações nervosas livres na periferia. Elas penetram o fascículo dorsolateral, onde se prolongam por diversos segmentos e fazem sinapse com interneurônios e neurônios eferentes até finalmente estimular os neurônios aferentes de vários grupos musculares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.9 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com