TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SUPERIORIDADE RACIAL NO ESPORTE

Por:   •  30/10/2017  •  Artigo  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 2

SUPERIORIDADE RACIAL NO ESPORTE

Contextos sociais, históricos, econômicos, biológicos e ecológicos, constituem a realidade de algumas modalidades esportivas, favorecendo determinada raça. Um exemplo disso é que os esportes considerados mais caros, são em sua grande maioria praticado por brancos, enquanto os que não precisam de tanta estrutura, são mais comuns entre os negros, efeito causado por um fator histórico e consequentemente econômico, já que os negros foram escravos durante muito tempo.

SUPERIORIDADE NO ATLETISMO

No atletismo a raça negra possui grande vantagem, e para se entender como foi construída tal superioridade, é preciso ter uma visão histórica-social, biológica e ecológica. Do ponto de vista histórico, à África, região com maior número de negros, era habitada por tribos nômades, que viajavam por quilômetros em busca de alimento, desenvolvendo assim maior resistência física, característica que era passada de forma hereditária, até se tornar um fator biológico. Países como Quênia, Marrocos e Etiópia apresentam ainda condições geográficas favoráveis para a formação corporal desses atletas, como grandes altitudes, climas mais secos e terrenos irregulares.

SUPERIORIDADE NA NATAÇÃO

As piscinas foram um território proibido para negros durante gerações, principalmente nos Estados Unidos, por conta de segregação racial, e mesmo depois do seu fim os brancos encontraram outras maneiras de manter os afro-americanos excluídos do esporte, um exemplo disso é a construção de piscinas somente em regiões predominantemente branca, o que causou um afastamento por parte dos negros que é visível até hoje. Além disso a natação requer um grande investimento econômico, tornando-se exclusiva para pessoas de grande poder financeiro.

SUPERIORIDADE NO BASQUETEBOL

O basquete é um esporte negro por vários motivos, um deles é a grande popularidade que obteve nas periferias americanas, o que fez com que a modalidade se tornasse uma atividade exclusivamente negra, por conta da segregação racial nos Estados Unidos. O fato dos negros serem mais altos, fortes e velozes também contribui para essa superioridade.

SUPERIORIDADE NO HIPISMO

A superioridade branca no hipismo se dá por um fator histórico. Nos Estados Unidos, onde as regras e competições modernas surgiram os negros eram proibidos por lei de andar a cavalo, mais uma vez por conta de segregação racial e também escravidão. Outro ponto determinante para a ausência de negros nesse esporte é o custo muito alto, cavalos de hipismo podem custar milhões.

CONCLUSÃO

Chega-se à conclusão que dentro de determinado esporte, a raça negra ou branca pode ser favorecida por contextos, sociais, econômicos, culturais, históricos, biológicos e ecológicos, o que não quer dizer que um branco não possa ganhar uma corrida ou um negro uma medalha na natação. Esses são só pontos que acusam pequenas vantagens de uma realidade que é muito mais complexa e abrange muito mais discussões do que se imagina.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Adriano Vretaros. Disponivel em:

.  Acesso em: 1 de junho de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com