TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SUPERVISOR ESCOLAR E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  24/11/2014  •  4.747 Palavras (19 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 19

O SUPERVISOR ESCOLAR E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO

Resumo: O uso das tecnologias nas escolas em especial a internet e o computador se amplia nesse novo cenário do século XXI, no entanto, não é de hoje que pensadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e frequência até nós por meio dos computadores e da internet. Este trabalho discute a Tecnologia aplicada à educação e supervisor escolar neste contexto. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar qual o papel do supervisor escolar mediante o uso das novas tecnologias aplicadas na educação. Como objetivos específicos se propôs a: estudar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a incorporação da tecnologia na escola; conceituar tecnologia e informática; identificar o uso da tecnologia na educação; averiguar como se processo a aprendizagem a partir da tecnologia e o papel do supervisor escolar diante do uso da tecnologia na escola. Foi feito revisão bibliográfica sobre o assunto, com isso fez se uma explanação dando ênfase no porquê de sua utilização, baseado na problemática de se obter um processo de desenvolvimento cognitivo que seja dinâmico e desafiador aos aprendizes explorando suas múltiplas competências. Com este trabalho foi possível constatar a importância das tecnologias como ferramentas pedagógicas na sociedade.

Palavras-chave: Supervisor escolar. Tecnologias. Educação.

Abstract: The use of technology in schools in particular the internet and the computer expands this new scenario of the century, however, is not today that thinkers and researchers are talking about this issue. With the advance of globalization technology became embedded in the everyday and the information and knowledge come with greater intensity and frequency to us through computers and the internet. This paper discusses the technology applied to education and school supervisor in this context. This research investigation aims to analyze the role of the school supervisor through the use of new technologies applied to education. The specific objectives are proposed: to study the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) and the incorporation of technology in schools; conceptualize technology and informatics, to identify the use of technology in education ; determine how to process learning from technology and role of the school supervisor on the use of technology in school. Literature review on the subject was done, it did get an explanation of why an emphasis on their use, based on the problem of obtaining a process of cognitive development that is dynamic and challenging learners exploring their multiple skills. With this work, we determined the importance of technology as teaching tools in society.

Keywords: School Supervisor. Technologies. Education.

1 INTRODUÇÃO

O uso das tecnologias nas escolas em especial a internet e o computador se amplia nesse novo cenário do século XXI, no entanto, não é de hoje que pensadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior intensidade e frequência até nós por meio dos computadores e da internet.

Este trabalho discute a Tecnologia aplicada à educação e supervisor escolar neste contexto. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar qual o papel do supervisor escolar mediante o uso das novas tecnologias aplicadas na educação. Como objetivos específicos, se propôs a: estudar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) e a incorporação da tecnologia na escola; conceituar tecnologia e informática; identificar o uso da tecnologia na educação; averiguar como se processo a aprendizagem a partir da tecnologia e o papel do supervisor escolar diante do uso da tecnologia na escola.

Foi feito revisão bibliográfica sobre o assunto, logo após fez-se uma explanação sobre o uso da tecnologia na escola, dando ênfase no porquê de sua utilização, baseado na problemática de se obter um processo de desenvolvimento cognitivo que seja dinâmico e desafiador aos aprendizes explorando suas múltiplas competências.

O trabalho do supervisor escolar deste a sua criação passou por diversas mudanças, deixou de ser um agente fiscalizador para se tornar um agente participativo, presente em todas as situações no ambiente escolar. Uma das novas atribuições do supervisor escolar é acompanhar e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com