TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sexo e Auto estima

Por:   •  23/8/2018  •  Artigo  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo Lar Cristão

Autores: Sergio e Magali Leoto

07/07/2016

Sexo e Autoestima

“Mais do que máquinas precisamos de humanidade. Mais do que sexo, precisamos de afeto e ternura.” (Parafraseando Charles Chaplin)

Há uma fragilidade nos laços humanos. A vida virtual nos afeta. Temos o desejo de vínculo, de amar e ser amado. Mas ao mesmo tempo, há falta de compromisso. Vivemos em tempos de “Amores líquidos”, é o que constata, Zigmunt Bauman, em seu livro homônimo.

Relacionamentos líquidos, que escorrem e se evaporam tão rápido como começam. Os vínculos são desmanchados sem dificuldades, tratados como mercadorias que se tiverem algum defeito, são trocados, por uma versão mais atualizada. Troca-se de parceiro como se troca de roupa. A palavra de ordem é: “Desapega”. Não há muito apego para não sofrer.

O amor romântico, aquele à moda antiga, está fora de questão. E os valores como confiança, fidelidade, exclusividade, amizade, até que a morte nos separe...não estão mais no cardápio. Aliás não se sabe mais a diferença entre o significado entre amor e paixão. Não se consegue definir onde começa e termina cada um. Tudo soa como uma coisa só.

A consequência é que surge uma nova ética para a questão sexual. O significado do sexo na relação amorosa foi alterado, totalmente diferenciado do objetivo primeiro do seu criador: Deus. Foi transformado em algo descartável, impulsivo, objeto de satisfação pessoal, desejos e fantasias.

A relação sexual tornou-se moeda de troca, de barganha: “Se você me ama, dá o que eu quero.” Transformou-se em possibilidades de controle, posse e por que não dizer violência emocional e física.

Neste contexto, mantêm-se um relacionamento amoroso de baixa qualidade, um Amor Patológico, doentio. Baseado em dependência emocional, criando-se uma ilusão que o outro passa ser o responsável por preencher o seu vazio existencial. Toda felicidade e amor que tanto necessita só pode ser alcançada através do outro. Perde-se no outro. Não encontra mais sua identidade, sua capacidade de ver suas capacidades, suas habilidades, seus sonhos, ideais. Sua vida consiste em viver para o outro e satisfazer o outro, senão ele não vai me amar e me aceitar.

A autoestima do parceiro dependente, inclusive na área sexual, fica comprometida. Surge consequências negativas como falta de autoconfiança, insegurança, crenças falsas de seu valor, como de inferioridade, e considerar que não merece ser amada e respeitada. Inclusive, pode até transferir estes sentimentos negativos para o seu relacionamento com Deus.

São necessários alguns cuidados para não cair na armadilha de por causa de suas dificuldades emocionais, não dar o verdadeiro significado que Deus tem para o sexo em nossos relacionamentos. Esteja firme em:

1.Sua IDENTIDADE- Quem é você? Se você tem certeza que sua identidade é filho ou filha do Rei Jesus. Você saberá com quem terá seu vínculo amoroso, com alguém com a mesma identidade que a sua: filho do Rei Jesus.(2 Co 6. 14)

2. Seus Valores- É necessário saber quais são seus valores, para fazer uma boa escolha. Se você está firme nos sues valores, irá se vincular com alguém que compartilhe de valores semelhantes aos seus. Caso contrário, estará indo contra a sua própria essência. E se sua identidade é do Reino de Deus, seus valores também estarão firmados nos conceitos da Palavra de Deus, a Bíblia. Portanto, ao buscar  o seu parceiro amoroso pesquise se ele tem valores distintos aos seus. (auqele que tem os meus mandamentos.....)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com