TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Operacional

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

Ubuntu é um sistema operacional de código livre e aberto, ou seja, um software com total liberdade para seu código fonte ser modificado e um sistema totalmente gratuito, podendo  distribuir suas versões. Destaca-se por ser rápido, seguro e de fácil utilização.

Ele possui principais programas para uso, como: navegador web, editores de texto, planilha eletrônica, programas de apresentações, reprodutores de mídia, jogos e mais.

Por não ser um produto da Microsoft, sua principal barreira é conseguir novos usuários pela incompatibilidade de programas do sistema Windows, como por exemplo o pacote Office, porém, existem programas paralelos com a mesma finalidade de uso. Suporte para computação das nuvens. Ele inclui suporte para EC2, sistema de computação nas nuvens da AmazonWeb Services e toda a tecnologia necessária para rodar aplicativos nesse ambiente nas nuvens. Além disso, o Karmic Koala contará com o Eucalyptus, uma ferramenta de código aberto, para permitir empresas criarem seus próprios ambientes de computação nas nuvens.

Central de programas do Ubuntu

O maior destaque entre as novidades das novas versões é a Central de Programas do Ubuntu. Ela surgiu como uma forma de facilitar a instalação de novos aplicativos desenvolvidos para Linux. Ao abrir a Central de Programas, o usuário terá a sua disposição uma vasta lista de softwares, separado por categorias, para baixar e instalar. Caso o usuário necessite encontrar um programa específico, utiliza o campo de busca.

Para a versão Red Hat Enterprise Linux o sistema de arquivo ext4 é uma extensão escalável do sistema de arquivo ext3.

Ext4 é a extensão do sistema de arquivos mais usados no Linux, o Ext3. De muitas maneiras, Ext4 é uma profunda melhoria sobre o Ext3, sendo o Ext3, com muitas melhorias frente o Ext2. No Ext3 foi principalmente a adição de Journaling sobre o Ext2, mas Ext4 teve mudanças importantes na estrutura do sistema de arquivos destinado ao armazenamento de dados. O resultado é um sistema de arquivos com um designer aperfeiçoado, melhor performance, confiável e com muitos recursos.

O Ext4 apresenta inúmeros novos aprimoramentos quanto a desempenho, escalabilidade e confiabilidade. Mais especificamente, o ext4 suporta sistemas de arquivos de 1 exabyte.

O EXT4 tem uma performance considerada muito boa, principalmente para o seu uso em máquinas de grande porte, como é o caso de várias máquinas de empresas. O EXT4 supera a capacidade de armazenamento do EXT3.

O Linux é um programa monotarefa, mas com time shared (tempo de execução compartilhado). Processos são programas em execução, processo zumbi é quando o processo pai morre.

Todo processo, possui:

Espaço de endereçamento de memória;

Variáveis de ambiente;

Lista de arquivos abertos;

Um número que o identifica, conhecido como PID;

Um processo pai (parent) identificado pelo PPID;

Identificação de usuário e grupo.

Um processo tem uma ou mais linhas de execução (threads). Existem processos com maior e menor prioridade. Na hierarquia de processos, dizemos que o processo que chama o outro é o processo pai, enquanto o novo, é o processo filho.

A única forma de criar um processo novo no Linux, é através da chamada de sistema fork.

Rodar um programa na verdade é um fork seguido de uma chamada de sistema execl.

Toda vez que se cria um processo, na verdade, o sistema está fazendo um fork, que nada mais é do que uma interface programática para acessar os recursos e/ou serviços no kernel do sistema operacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com