TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Status e Papel Social

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  1.339 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Todos os indivíduos em algum momento da vida já ouviram falar sobre o status social, mas poucos são aqueles que conhecem seu real significado, assim como a sua relação com o papel social de cada um na sociedade. Podemos dizer que o status social é o conjunto de direito e deveres que determinada pessoa possui de acordo com a posição que ela ocupa na sociedade. Por sua vez, o papel social pode ser definido como um conjunto de comportamentos esperados do indivíduo dentro de certo contexto, de acordo com o status que ele possui na sociedade. Veremos como eles se relacionam a seguir.

STATUS E PAPEL SOCIAL

Embora sejam muito semelhantes, o status e o papel social seguem conceitos distintos, onde, o status social esta ligado a diferentes funções que um indivíduo pode ocupar na sociedade em que vive. Se compreendermos um médico de qualquer área de atuação, por exemplo, podemos definir seu status pelo por ele ser um sábio conhecedor de cada parte do corpo humano, sabendo como deve agir quando algo não vai bem em nosso organismo, sempre buscando a causa e a cura das doenças humanas.

Para estabelecer uma definição bem completa sobre os diferentes tipos de status que uma pessoa pode ter, os estudos sociológicos exaltam dois tipos de status: o status atribuído, onde alguém ocupa determinada posição independente de suas próprias ações (como “irmão mais velho” em determinadas fases da vida existe uma superioridade) e o status adquirido que é a situação em que a pessoa age em favor de certas condições para almejar uma ascensão social (como o médico especialista).

O status faz sentido apenas no relacionamento com pessoas de outros status. Para cada status há em geral expectativas de como deveríamos nos comportar (Linton, 1936); e essas expectativas estão empregadas de valores, crenças, conhecimento adquirido, linguagem, etc.

Todos nós ocupamos diferentes status perante a sociedade, por exemplo, temos status em família (filho, pai ou mãe), em igrejas (adorador), em organizações (aluno, trabalhador ou sócio de uma empresa), em grupos (amizades, estudo, hora do almoço), assim ocupando um conjunto de status.

PAPEL SOCIAL

O papel social vêm para explicar os direitos e deveres que o indivíduo tem ao ocupar um determinado status social, posição social. Assim, vemos que o papel social envolve todo tipo de ação que a sociedade espera no momento em que um de seus integrantes ocupa um certo status. Retomando o médico como exemplo, eles nos passam uma imagem social de um profissional rico, bem remunerado, intelectualmente acima da média, trabalhando em ambiente arejado e sofisticado. Porém, nem sempre essa é a realidade de todos; geralmente, devido a uma série de problemas estruturais que se encontra em grande parte nas redes de saúde públicas, esses profissionais têm dias de trabalhos exaustivos em unidades de atendimento superlotadas, e que por sua vez os necessitados não melhoram por dificuldades muito mais sociais do que patológicas.

Conclusão

Levando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com