TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Trabalho Universitário: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O presente Trabalho faz uma síntese de como o aluno se torna um sujeito construtor e construído pela sociedade. Apresentando atividades a serem utilizadas em sala de aula.

Com o objetivo de mostrar como o ser humano vem descobrindo coisas novas, usando de suas descobertas para cria um mundo melhor aprimorando e aprofundando seus conhecimentos em pesquisa do saber. Não há como obter conhecimento sem pesquisa, através dela construímos nossa educação, onde o educador tem um papel fundamental, fazendo com que a educação construa a identidade profissional do individuo, daquele que o sequem, ao longo de sua trajetória de vida.

Como docente refletir sobre a relação entre professor e aluno como sendo uma relação de respeito, cooperação e crescimento, onde o aluno se constitua como um ser ativo e interativo na construção do seu conhecimento.

2 DESENVOLVIMENTO

O ser humano em toda fase da vida, esta sempre aprendendo e descobrindo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo domínio sobre o meio em que vive. Ele nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples ate os mais complexos, e é isto que lhes garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, critico e criativo. O homem procura da razão as coisas, deseja conhecer e explicar, assim o homem sistematiza, produz conhecimento e cultura. Essa busca de interação chamamos de educação. A educação é uma ação conjunta entre pessoas que cooperam e comunicam entre si, e esta a procura do mesmo saber.

Não há conhecimento sem um sujeito que conhece ou sem um objeto conhecido. O sujeito tem a função de ser histórico e construtor da sua história e do objeto a ser conhecido, tendo o educador como mediador desse processo.

A relação entre professor e aluno deve ser uma relação de respeito, cooperação e crescimento, aluno deve se considerar um ser ativo e interativo na construção do seu conhecimento, o professor deve considerar também a bagagem cultural e intelectual do aluno para construção da aprendizagem. Tudo que ensinamos em nosso cotidiano deve ter um sentido. Nada que se aprende sem sentido tem valor, então o sujeito deve entender que a sociedade e o fruto de sua ação enquanto ser social, que ele não e mero agente passivo da sociedade, mas sim um agente transformador.

E essencial que o educador busque na sua formação permanente compreender os princípios e saberes que são necessários para a prática educativa. A media que se amplia à consciência transformadora deve vir subsidiada pela ética profissional e pela autonomia sobre o seu saber fazer, com isso ele vai construindo sua identidade profissional ao longo de sua trajetória de vida.

As crianças pensam de um jeito especial e muito próprio, e estão se descobrindo a cada dia suas características e preferencias e em nenhuma outra fase da vida as crianças se desenvolvem tão rapidamente quanto até os cinco anos de idade.

. O Projeto Identidade é uma boa sugestão a ser utilizada em sala de aula, pois ele tem o objetivo de possibilitar essas descobertas, fazendo com que a criança possa identificar os próprios gostos e preferencias, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um individuo único no meio de tantos outros igualmente único. Esse processo de autoconhecimento, que inicia quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança, fazendo com que ela possa:

• Saber a história de sua vida, significado do seu nome, para que ela possa se identificar como sujeito da história.

• Estimular o raciocínio e a percepção visual.

• Identificar suas preferencias em relação a tudo que o cerca, a sua realidade.

• Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.

• Familiariza-se com a imagem do próprio corpo e compreender os órgão do sentido.

2.1 SUJESTÕES DE ATIVIDADES

• Exploração dos objetos e brincadeiras, baseando na ideia de que brincando a criança desenvolve a capacidade de imaginar, se insere na cultura e na sociedade e aprende a viver em grupo, sozinha ou com outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com