TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Exames: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual interdisciplinar Individual.

Araçatuba

2012

Introdução

A escola deve ser um espaço de construção de novas práticas sociais e saberes compartilhados. A vida escolar não se resume à socialização formal de crianças e adolescentes, pois é também uma experiência potencial de revisão e crítica de práticas sociais injustas e discriminatórias.

Porém, o espaço escolar muitas as vezes aparece como uma poderosa instância de reprodução das lógicas homofóbicas. Lugar onde a homofobia é consentida e ensinada, produzindo efeitos devastadores na formação das pessoas.

Assim, temas como a discriminação por raça, sexo ou deficiência, necessariamente devem ter espaço na agenda de formação escolar.

O esboço em questão tem como finalidade apresentar uma contribuição no combate à homofobia com vistas a promover uma educação para a sexualidade pautada na afetividade, no respeito e na tolerância.

A homofobia compromete a inclusão educacional e a qualidade do ensino. Incide na relação docente-estudante. Produz desinteresse pela escola, dificulta a aprendizagem e conduz à evasão e ao abandono escolar. Afeta a definição das carreiras profissionais e dificulta a inserção no mercado de trabalho.

Diante do anseio de se construir uma sociedade e uma escola mais justas, solidárias, livres de preconceito e discriminação, é necessário identificar e enfrentar as dificuldades.

Sendo a homofobia um grave problema social, a escola deve se colocar como espaço decisivo para contribuir na construção de uma consciência crítica e no desenvolvimento de práticas pautadas pelo respeito à diversidade e aos direitos humanos.

Por que odiar uma pessoa pela sua forma de amar?

Ninguém nasce preconceituoso, torna-se, aprende-se a ser excludente a partir do meio social em que se está inserido.

A escola ainda se mantém, depois da família, como núcleo mais importante de socialização e desenvolvimento humano onde a diversidade humana coloca em ação as mais diversas formas de relações sociais balizadas pela cultura: valores, princípios éticos, morais, espirituais, níveis de tolerância e respeito entre as pessoas.

Sendo assim, a escola tem papel fundamental de assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso ao espaço escolar bem como para a permanência nele, sem que haja qualquer tipo de discriminação, como preconiza a Constituição Federal desde 1988.

A discriminação homofóbica no contexto escolar é um problema grave em vários níveis de ensino. A homossexualidade tem sido uma das principais causas de bullying nas escolas.

Não se pode entender o processo educacional, na sua totalidade, se não se levar em conta fatores de ordem biológica (criança com fome não pode aprender bem, nem criança doente, nem criança marcada por fatores hereditários adversos), psicológica, social, econômica, política. (ALVES, 1980 p. 67)

O professor deve conhecer as experiências sociais e culturais dos alunos: o meio em que vivem, as relações familiares, a educação familiar, as motivações e expectativas em relação à escola e ao seu futuro.

A ausência da Educação Sexual enquanto política pública no campo da educação brasileira, mascarada por inserções pontuais em tempos de crise, acaba por firmar as dificuldades sentidas por gestores, professores, pedagogos, comunidade, em trazer para o espaço pedagógico o que a cultura social procura manter circunscrito no espaço privado da família e da moral: a sexualidade humana, para além de sua dimensão biológica.

A orientação sexual é uma questão de grande importância pessoal para uma série de adolescentes e jovens. Investigadores e cientistas sociais estimam que 1 a 3 em cada 10 estudantes é gay, lésbica ou bissexual, ou têm um parente direto que é. Isto significa que entre 3 a 9 alunos em cada turma de 30 têm experiência direta com questões relacionadas com a homossexualidade e a homofobia. Embora o número de jovens transgêneros seja significativamente menor, esta é também uma questão crucial no âmbito do espaço escolar.

A homofobia, reflete a aversão, o ódio, sentimento de repulsa ou medo que é sentido e ou manifestado por pessoas e que resulta em atitude de hostilidade e violência em relação à pessoa homossexual, caracterizando uma manifestação arbitrária que qualifica o homossexual como contrário, inferior, anormal, estranho e, por isso, o discrimina e agride.

Diante de tudo que foi exposto nosso objetivo consiste em apresentar uma campanha de conscientização contra a homofobia na escola. Tendo como meta conscientizar a comunidade escolar sobre a existência do preconceito homofóbico, bem como proporcionar uma reflexão sob a luz da igualdade social de direitos e deveres, visando a difusão da Cultura de Paz.

Quanto aos alunos, a campanha tem como objetivos específicos: proporcionar conhecimento sobre a Diversidade Sexual, criando assim uma base que se consolide no respeito e compreensão às diferenças; proporcionar um ambiente de troca de informações, visando a interação aliada à aquisição de conhecimentos; incentivar atitudes cidadãs como a formação de uma Cultura de Paz aliada à aceitação e ao respeito às diversidades, sejam elas de qualquer natureza; trazer o tema homofobia para dentro da escola, a fim de que seja discutido e estudado como um fenômeno social passível de análise, interpretação e busca de soluções.

A proposta de trabalho abrange toda a comunidade escolar (gestores, professores, alunos, funcionários) e a família.

A campanha é estruturada da seguinte forma: num primeiro momento formação para os gestores, professores e funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com