TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Ensaios: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Trabalho apresentado a Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR como requisito parcial a formação no segundo semestre do curso de Pedagogia.

Professores: Lilian Salete A. Moreira Lima, Daniele Pedrosa Fioravante, Vilze Vidotte Costa, Fabio Luiz da Silva.

Introdução

O objetivo deste trabalho é identificar soluções para a devida inclusão de um aluno com deficiência mental, no primeiro ano do ensino médio. Porém a inclusão é um processo delicado e trabalhoso, por lidar com diferentes culturas, aspirações e sentimentos muito diferentes, não se tratando somente de ensino/aprendizagem. Implica trabalhar a afetividade, mudar atitudes, modificar vidas (tanto dos professores/educadores quanto dos alunos, sejam os incluídos ou não).

Sendo assim, apresentamos algumas propostas de ações a serem tomadas visando à melhora do relacionamento do aluno com deficiência mental e os demais colegas e professores, facilitando seu desenvolvimento e aprendizagem.

O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

A inclusão é muito polemizada pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com deficiência nada mais é do que garantir o direito de todos à educação. Direito esse garantido na Constituição. Porém, na pratica a inclusão é um processo muito delicado, que não esta ocorrendo da forma como deveria. Para que a inclusão escolar seja real, o professor deve estar sensibilizado e capacitado (tanto psicológica quanto intelectualmente) para “mudar sua forma de ensinar e adaptar o que vai ensinar” para atender às necessidades de todos os alunos, inclusive de alguns que tenham maiores dificuldades.

“inclusão não significa, simplesmente, matricular os educandos com necessidades especiais na classe comum, ignorando suas necessidades especificas, mas significa dar ao professor e à escola o suporte necessário à sua ação pedagógica” (MEC /SEESP, 2001).

Para que a inclusão ocorra de fato é necessário, em primeiro lugar, avaliar as necessidades específicas desse aluno e seu grau de comprometimento. Feito isso, é importante que toda a classe esteja ciente de que aquele aluno, mesmo com suas limitações, é um adolescente como eles. Que precisa de amor, carinho, atenção e compreensão.

Feito isso, passamos as etapas de interação deste aluno com deficiência e os demais, enfocando aspectos de comunicação. No seu relacionamento com os professores e na sua aprendizagem e desenvolvimento.

Primeiro devemos considerar as particularidades, sociais, econômicas e culturais dos alunos da turma, as motivações e interesses particulares dos mesmos. O andamento escolar da turma como um todo, e particularmente do aluno com necessidades educativas especiais.

É imprescindível que se estimule o aluno com deficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com