TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Artigo: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

MARLON DA SILVA ARAUJO

O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Psicologia da Educação, Trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos, Comunicação e Linguagem, Educação e Diversidade: relações ètnicos.

Professores: Daniele Pedrosa Fioravante - Vilze Vidotti Costa - Lilian Salete Alonso Moreira Lima – Fabio Luis da Silva.

Alagoinhas-Bahia

2011

A educação é um dos instrumentos de sociabilização do ser humano, e atualmente tem sido um tema de discussões em diversas temáticas. Ela não só engloba os processos de ensinar e aprende, mas a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade.

Em termos pratico, ela ocorre nos espaços escolarizados,quer sejam da Educação Infantil à Pós Graduação, dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade. Mas, acontece também no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do cidadão.

O proposito deste trabalho é resaltar a importancia que o pedagogo e professor desempenha como profissionais de trabalho no espaço educativo.

O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Sua presença, é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas. É o mediador no processo ensino - aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas.

O professor não é apenas aquele que transmite conhecimento, faz chamadas, testes e provas, mais, é um profissional que desenpenha um importante papel que media conhecimentos. Sua atuação vai mais longe, além de conhecimento de determinadas materias, deve dominar o saber de e para a vida, conhecer e saber se relacionar-se com ética, respeito, dignidade, valorizando a vida, os meios e a cultura.

Deve-se também saber o que está ocorrendo em sua volta, ou seja, o mundo é globalizado e o mesmo se faz necessário conhecer este mundo e assim permear a vida dos educandos com estás diversidades de saberes, para relacionar-se com ética, respeito, dignidade, valorização a vida, os meios culturais para que os educandos sejam cidadão capazes de opinar, refletir, questionar sobre essa sociedade em que estamos inseridos.

Desta forma o educador cumpri sua maior tarefa que é ensinar o aluno a ser cidadão.

Para tanto a sua postura no ambiente escolar e em sala de aula, deve porta-se de forma a que todos possam vê-lo como um mediador de conhecimentos. Os primeiros momentos de contatos estão durante o processo de inicio do ano letivo, onde são relizado a fase de apresentação e se estabelece o relacionamento entre educador e educando. O processo de chamada e registro de frequencia, deve ser realizada com calma e etica, chamando os alunos pelo nome próprio, com serenidade e respeito. Nesta fase de conhecimento, o professor deve tomar certos cuidados no primeiro contato com o aluno individualmente e com toda a classe. Caso ocorra desáfios em sala de aula, por ocasião de indisciplina ou mal comprotamento do educando, este profissional deve estar preparado emocional e psicologicamente para manter-se equilibrado e seguro, respeitando-os como seres humanos único e assim atingirá os objetivos propostos, desenvolvendo nestes momentos um clima de respeito, ajuda e cooperação, sem renunciar à autonomia docente. Esta é uma das alternativas que se espera do professor neste momento. Jamais deve demonstrar dentro do espaço escolar ou fora, discriminação e falta de respeito para com os alunos. Deve dar uma atenção muito especial a cada aluno. Caso ocorra qualquer desafio com o aluno ele deve demonstrar interesse em ajudá-lo a compreender que o educador não estar ali somente para mediar saberes, mas para auxiliá-lo.

O aluno Ednã sente-se discriminado pelo fato de diante da chamada os professores não pronunciam adequadamente o nome correto, gerando no ambiente de sala de aula risadas, piadas e brincadeiras causadas pelos demais alunos. Ednã tem-se apresentado muito calado e afastado dos demais colegas de classe. O pedagogo ao visitar a sala, faz esta observação e em uma reunião com os professores do Ednã expõe está problemática, solicitando maneiras de solucionar este desafio. Os professores reconhecem a dificuldade apresentada pelo aluno e dialogam maneiras de solucionarem estes problemas.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com