TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Dissertações: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 4

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Introdução

Este trabalho tem como base aprofundar nosso estudo para a compreensão do papel do professor no processo de desenvolvimento da sociedade e da aprendizagem. Comparar professores que utilizam o método de ensino tradicional com professores que utiliza o método histórico critico, quais suas diferenças.

Saber qual o função da escola e o papel do professor. A escola como principal formadora do sujeito precisa compreender sua importância, deve contribuir positivamente independente de qual grupo social ela pertença.

O professor deve fazer as devidas adaptações e complementações, selecionar materiais mais relacionados à realidade de seus alunos.

Diferentes tipos de Didática

Independente da forma como o professor dá a aula, o principal objetivo do seu trabalho é que o aluno aprenda da melhor forma possível, o professor têm que ter conciência da sua responsabilidade.

Existem vários tipos de professores, os tradicionais são aqueles que não inovam, não procuram se atualizar, estão sempre na mesma rotina da tradicional “decoreba”, fazendo os alunos memorizar o que o professor fala, não podendo assim o aluno interagir e expor suas próprias idéias com suas próprias palavras.

Os alunos podem até aprender, mas se cansam facilmente, pois o método não é atrativo. Existem professores que se preocupam em fazer os alunos interagir entre eles, um método mais aceitável do que o tradicional, mas mesmo assim pecam na hora de cobrar resultados, porque também se voltam a memorização, a repetição de fórmulas e definições, não deixando o aluno desenvolver atividades mentais. São poucos os professores que ajudam o aluno a adquirir métodos de pensamento para que ele possa ser independente e crítico nos assuntos lhe dados.

O professor deve utilizar-se dos conteúdos da matéria para ajudar os alunos a desenvolver competência e habilidades de observar a realidade, adquirir método de raciocínio, capacidade de pensar por si próprio, levar assuntos do dia-a-dia para aplicá-los em situações da vida prática. O aluno constrói, elabora seus conhecimentos, métodos de estudo, sua afetividade, com a ajuda do professor, o professor é o mediador da relação de conhecimento com o consigo mesmo, para a construção de sua própria aprendizagem. O professor é o mediador do conhecimento, sendo assim tendo que compartilhar e trocar significados entre os alunos, levando questões, dúvidas, confronto de idéias, a sala de aula é um lugar indispensável, onde devemos aprender autonomia de pensamento em atividades compartilhadas com os demais colegas.

A didática do professor deve lhe transmitir segurança profissional, por isso ela deve ser bem elaborada para garantir ao aluno um aprendizado significativo, mas ela não é de grande validade se o professor não tiver clareza das finalidades que tem em mente na educação das crianças.

Devemos saber para que educar, o planejamento do ensino deve começar com propósitos claros sobre as finalidades do ensino na preparação dos alunos para a vida social, o que devemos fazer para que nossos alunos tirem proveito da escola, devemos organizar método e conteúdo para que durante cada dia e durante todo o ano letivo esse objetivo seja esclarecido.

O professor tem que planejar, selecionar e organizar conteúdos, programar tarefas, criar condições de estudo dentro de classe, o professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos para que eles se tornem sujeitos ativos da própria aprendizagem. O professor deve propor problemas, desafios, perguntas, relacionados com conteúdos significativos, intigantes e acessiveis, devendo também sempre conhecer a atual cultura do seu aluno, sua prática de vida, sem saber ela, ele será incapáz de colocar problemas, desafios e perguntas.

Devemos criar sujeitos pensantes e críticos para compreender o mundo e transformá-lo, para isso, é necessário pensar. De que forma conseguiremos estimular a capacidade investigadora dos alunos, será de grande valia o aproveitamento das recentes pesquisas sobre a teoria histórico-cultural da atividade, assim como as pesquisas sobre os inter-relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com