TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO PARA COMPOSIÇÃO DE NOTA

Por:   •  27/5/2020  •  Artigo  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]TRABALHO PARA COMPOSIÇÃO DE NOTA

Unidade: Alphaville

Curso: Gestão de Recursos Humanos  

Disciplina: Avaliação de Desempenho                                                                          

Professor: Pedro de Souza Filho

Data: 20/05/2020   Turma: GH3Q06                                      Nota:____                                                                                                  

Aluno:

INSTRUÇÕES: O trabalho deve ser realizado individualmente, de forma manuscrita e terá valor de 0-2 pontos na composição da nota da prova do semestre. Estude  com atenção o texto abaixo e responda as questões dissertativas apresentadas no final do mesmo.

INDÚSTRIA 4.0 E A NOVA GESTÃO DE PESSOAS

INTRODUÇÃO

A indústria 4.0 envolve a integração das tecnologias físicas e digitais, desde o fornecimento da matéria prima até o uso final do produto dentro desta rede autônoma. Um dos pontos positivos deste novo contexto de manufatura é o aumento e garantia da eficiência do processo de produção, sendo capaz de monitorar e identificar falhas e rupturas na produção antes mesmo de acontecer, evitando perdas monetárias e temporais e garantindo a qualidade do serviço e/ou produto ofertado. Com a Industria 4.0 veio também o RH 4.0. O RH 4.0 é a resposta do segmento de recursos humanos àquela que é considerada a quarta revolução industrial, na qual processos digitais e máquinas interagem o tempo todo com as pessoas. Com isso, as mudanças e transformações são tão dinâmicas quanto as novidades tecnológicas. Algo que exige um olhar estratégico, na empresa, para uma boa tomada de decisão. Em consequência, o trabalho dos profissionais de RH muda dramaticamente. Os profissionais dessa área mais atentos, sabem que irão precisar contratar equipes cada vez mais preparadas e aprender a usar as novas tecnologias, de modo a se manterem competitivos e relevantes. O fato é que as mudanças proporcionadas pela crescente inovação exigirão um capital humano mais qualificado, mais apto a lidar com automação e preparado para agir de maneira mais estratégica e menos operacional.

Entre as principais tendências para o RH 4.0 podemos citar:

soluções na nuvem: “Nuvem” é um termo para descrever os servidores terceirizados que guardam arquivos e rodam programas. Por exemplo: os aplicativos do seu celular rodam “na nuvem”; mesmo que você perca o aparelho, os dados estão a salvo. O uso de softwares em nuvem é uma tendência crescente nas empresas porque facilitam muito a comunicação e traz inúmeras vantagens. Além de uma diminuição de custos significativa, com instalações e técnicos em TI, ela traz mais produtividade para as equipes, segurança de dados, economia de espaço físico, dentre outros. Na área de RH, por exemplo, o recrutamento e a seleção podem ser beneficiados pela nuvem. Hoje, existem programas que analisam perfis e currículos e facilitam as decisões do recrutador. Em vez de buscar informações fragmentadas em diferentes formatos, o RH pode contar com uma única fonte que integra todos os dados mais relevantes para uma triagem ou até para a análise de perfil. Outra vantagem se dá em relação às funções ditas de departamento pessoal, aquelas mais específicas e voltadas para suporte e gestão de documentos de colaboradores. Com uma solução em nuvem, como um aplicativo instalado no smartphone do colaborador, é possível acessar documentos, comunicar e justificar faltas ou atrasos, anexar atestados digitalizados e quaisquer outras atualizações que, antes, deveriam ser feitas manualmente por analistas e profissionais do RH. A eficiência trazida pela nuvem é uma das características mais relevantes para as empresas.

Liderança 4.0: Hoje, bons líderes não são aqueles que mandam, mas os que estimulam o desenvolvimento da sua equipe e conseguem atingir resultados e, até mesmo, superá-los. Para coordenar as atividades de seleção e recrutamento das diferentes equipes, líderes de RH terão de aprender sobre as tecnologias digitais e como usá-las de forma eficiente. Isto é, desenvolver uma mentalidade voltada para o digital. Na liderança 4.0, o trabalho do RH irá além de encontrar e contratar os talentos certos. Precisa incluir o treinamento e a entrada na nova equipe. Várias tarefas — como a criação de login e senha e de crachá, envio de e-mails de boas-vindas e cursos on-line sobre o uso de ferramentas da empresa — podem ser automatizadas.

Uso maior de recursos on-line: os ambientes físico e digital estão cada vez mais unidos. Antes, as pessoas “entravam na internet” por meio de um modem que usava a linha telefônica. Hoje, estamos sempre na internet, graças ao smartphone no bolso. O RH 4.0 faz, cada vez mais, uso de ativos on-line. Isso inclui perceber que potenciais colaboradores que são influenciadores digitais, por exemplo, podem ser ativos valiosos para a companhia, ao informar aos seus públicos sobre os produtos e serviços da marca.

Software de RH: A automatização de processos é uma necessidade que anda junto a utilização de softwares, que, em sua maioria, estão alocados na nuvem, justamente pelas facilidades que destacamos. O novo RH oferece a possibilidade de automatizar funções e centralizá-las em uma única plataforma. Algumas dessas funções possíveis nos softwares específicos para o setor são, entre outras: mensurar resultados de colaboradores; realizar a própria análise de desempenho por meio de metas preestabelecidas; definir um sistema de recompensas para as melhores performances; propiciar o gerenciamento de projetos de equipes a distância; criar agendas e cronogramas de tarefas; realizar a gestão do ponto e o cálculo de horas; trabalhar com indicadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (261.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com