TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Pedagogo No Espaço Educativo

Exames: O Trabalho Do Pedagogo No Espaço Educativo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

TEREZINHA ALVES PORTO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO.

BARREIRAS – BA

2012

TEREZINHA ALVES PORTO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO.

Trabalho Interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, como requisitoparcial para a obtençãode médianas disciplinas de O Trabalho do Pedagogo nos espaços Educativo;Comunicação e Linguagem;Psicologia da Educação II;Educação e Diversidades: Relações Étnico-Raciais. e Diversidade Humana.

Professores: Vilze Vidotti Costa, Lilian Salete Carlos Eduardo Gonçalves e Fábio Luiz da Silva.

Tutor Eletrônico:Ana Paulan Primon as Silva .

Tutor de Sala: José Pereira Filho

BARREIRAS – BA

2012

O presente trabalho interdisciplinar apresenta algumas reflexões à cerca da importância do trabalho do pedagogo nos espaços educativos. Tendo como fio condutor à pesquisa de campo alicerçada na perspectiva de Vygotsky e outros autores que defendem temática.

O objetivo desta pesquisa é observar e analisar a prática do pedagogo relacionando os dados coletados com a teoria.

A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Alberto Amorim, a qual, é composta por quarto salas de aulas, uma cantina, uma secretaria , 2 banheiros, e um pátio para recreação. A mesma dispõe de um espaço compatível com a quantidade de alunos matriculados, possui um pedagogo atuando na função. O qual é visto como alguém que contribui com a formação humana.

De acordo com o Vygotsky , o pedagogo tem o papel explicito de intervir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente. Sendo que a zona de desenvolvimento real coloca-se como a distância entre o potencial.

Em virtude disso, o professor deve estar atento as atividades que estimulam as capacidades cognitivas da criança bem como o convívio com outras crianças de diversas idades, pois essa interação é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional.

Dessa forma faz se necessário que o pedagogo (coordenador pedagógico) promova momentos de trocas e interações estimulando os professores a buscar novas metodologias para desenvolver a aprendizagem de seus alunos.

Vygotsk, ver a motivação como um fator muito importante, pois nessa abordagem, o conhecimento a ser apreendido deve fazer sentido e chamar a atenção da criança. Ensinar é um processo que deve ser constituído, tomando como ponto de partida o nível de desenvolvimento real da criança em um momento e com relação a um determinado conteúdo a ser desenvolvido e como ponto de chegada aos objetivos estabelecidos pela escola, supostamente adequados a faixa etária e ao nível de conhecimento e habilidades de cada grupo de crianças.

Compreender a diversidades humana é essencial, as diferenças culturais, raciais e étnicas quanto ao pensamento e ao comportamento nos fornece as ferramentas necessárias para minimizar algumas dessas tensões interpessoais. No passado, homens e mulheres levavam vidas bastantes diferentes. Hoje em dia, em diversos sociedades iguais as dos homens de conseguir completar sua educação superior. Além disso, uma vez que compreenda como e por grupos diferem quanto a processos de pensamentos e respostas a situações, as pessoas ficam mais apto a desfrutar a diversidade que o cerca. Quanto mais compreender a diversidade humana, mais você apreciará as muitas características universas da humanidade.

Assim, nos últimos anos, muitos se fala de formação de professor e quando a nossa sociedade ainda não teria percebido a urgência desta questão de preparo para o exercício competente da tarefa de educar, ou seja o professor pedagogo precisa saber como o aluno aprende e constrói seu conhecimento compreender as fases de desenvolvimentos suas dimensões e suas relações com a escola, para poder contribuir de forma significativa no processo de aprendizado.

Segundo Vygtsky, a criança reconstrói uma atividade externa, como resultado de processos interativos que se dão ao longo do tempo. Isso é a criança se desenvolve a partir das relações com outros, em um movimento dialético. O desenvolvimento individual se dá num ambiente social determinado e a relação com o outro, nas diversas esferas níveis da atividade humana, que é fundamental para o processo de construção do eu.

Salienta Vygotsky (1993) que as possibilidades que o ambiente proporciona ao individuo são fundamentais pra que este se constitua como sujeito lúcido e consciente, capaz, por sua vez de alterar as circunstâncias em que vive. Nesta medida o acesso a instrumento físicos ou simbólicos desenvolvidos em gerações e procedentes e fundamental. O desenvolvimento da inteligência depende essencialmente de como cada um faz diferenciações da realidade com o mundo exterior. Pois, a criança reconstrói uma atividade externa, como resultado de processos interativos que se dão ao longo do tempo.

Conforme Vygotsky, o processo de intermediação onde a linguagem é o principal instrumento simbólico de representação da realidade desempenha papel, fundamental, postula-se a transformação das funções psicológicas elementares em superiores. A fala egocêntrica é o discurso da criança quando dialoga alto consigo própria, quando fala sozinha (ou pensa alto). Para o autor o surgimento da fala egocêntrica com essa função claramente associada ao pensamento, indica que a trajetória da criança vai de fato nos processos internos. Como esse processo é gradual, a fala egocêntrica aparece como um procedimento de transição, no qual o discurso interior mais ainda tem a forma da fala socializada externa.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com