TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos

Ensaios: O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

O trabalho de um pedagogo no ambiente escolar envolve vários fatores e requer desenvoltura do profissional para realizar seu trabalho e alcançar seus objetivos.

Além de muita dedicação, conhecimento e percepção.

Neste trabalho, conheceremos um pouco sobre uma profissional da Pedagogia. Seus desafios, sua opinião sobre seu trabalho e como ele é realizado e interpretado na escola.

Falaremos também sobre a importância da pedagogia, seus resultados no ambiente escolar e sobre a relação do pedagogo com os pais, professores e alunos.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

O trabalho do pedagogo no ambiente escolar é fundamental na orientação e direcionamento da comunidade escolar e de suas propostas pedagógicas.

E seus caminhos são muitos, pois, cabe á ele participação ativa na construção e realização do projeto político pedagógico da escola, como também observar as reais necessidades e dificuldades presentes no dia a dia de seus alunos e professores. Além de acompanhar o desenvolvimento das atividades pedagógicas e seus resultados, possui a função de se relacionar com a comunidade escolar, incluindo pais e responsáveis para encontrar formas e ações que melhorem essa relação de escola e comunidade.

É comum em algumas instituições escolares que o próprio diretor exerça o papel de pedagogo, como pude observar na pesquisa de campo. Nesses casos, o profissional tem ainda mais responsabilidades e suas funções crescem de acordo os problemas que vão surgindo na escola.

Em minha pesquisa de campo conheci a rotina de uma pequena Creche Municipal que trabalha com a Educação Infantil. Lá a própria Diretora exerce função de Pedagoga, mas como mencionou em nossa conversa, quase todas as professoras também possuem formação em Pedagogia e ainda contam com o auxílio de uma Psicopedagoga uma vez por semana que é cedida pela própria prefeitura para ajudar no trabalho com as crianças e a comunidade. Fatos estes que, segundo a Diretora Maria Aparecida, facilitam seu trabalho. Com um corpo docente qualificado adequadamente, ela apenas coordena e contribui com sua vasta experiência na Educação, as professoras ainda menos experientes.

Quando perguntei á diretora qual a maior dificuldade para ela como Pedagoga na escola, fiquei um tanto surpresa com sua resposta. Ao invés de grandes dificuldades com crianças problemáticas ou problemas de comunicação com o corpo docente, ela me respondeu que sua maior dificuldade é com os pais.

E por quê?

Qual seriam essas dificuldades?

Alguns pais desconhecem a necessidade de continuar o trabalho pedagógico em casa ou pelo menos incentivo para tal. A falta de interesse na parte pedagógica é o maior problema. Alguns pais não se empenham em auxiliar os filhos em seus deveres de casa, as apostilas voltam em mau estado e ás vezes sem a tarefa feita. A diretora me relatou que a maior cobrança que recebe dos pais geralmente é de alimentação e higiene. Por mais que estejam no início da vida escolar, essas crianças precisam de atividades pedagógicas e auxílio em seu comportamento e descobertas, pois a Educação Infantil é a base da criança para que ingresse no ensino fundamental de maneira saudável e apropriada. Embora muitos pais desconheçam essa importância e encarem a creche como um local para depositarem seus filhos enquanto trabalham. E daí vem à ideia de que a educação e bons modos é responsabilidade apenas da escola.

Por mais que a escola consiga trabalhar essas práticas com os pequenos, a influência dos maus costumes em casa acaba por desfazer o trabalho feito, pois ao invés disso, deveriam vir de casa com conceitos de educação em sociedade e interesse pelo conhecimento.

Como responsável pela escola a diretora tenta reverter esse quadro fazendo reuniões de pais e professores. Sugerindo maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos, informando o quanto é importante suas atividades e pequenas descobertas além da fundamental importância da interação social para o desenvolvimento das crianças. Mas o problema é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com