TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos

Trabalho Universitário: O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Historicamente o pedagogo na construção do seu perfil identitário enfrenta desafios e conflitos, enfrenta desafios e conflitos que desestabilizam a sua atuação profissional nas relações que mantém consigo mesmo e com os outros agentes educacionais, no desenvolvimento de sua prática cotidiana.

Desafios e conflitos que já se configuram a partir de sua formação inicial, o qual se estende por todo o processo de sua ação formativa e desempenho de sua prática pedagógica. No contexto de suas relações de trabalho, esse, profissional defronta-se com uma diversidade de situações que em decorrência de uma base teórico-metodológica, fragilizada, fragmenta e prejudica o seu fazer pedagógico, levando-o a um descrédito por parte de si mesmo e de seus pares.

Todas estas situações, colocam em dúvida sua competência profissional, refletindo assim, na negação de seu ser profissional, na auto-estima e auto-imagem, o que não deixa de afetar as suas relações interpessoais inviabilizando desta forma, a construção de um perfil mais sólido, favorável ao desenvolvimento de uma atuação ética, política, democrática e emancipatória rumo a descoberta do exercício de uma ação educativa calcada nos princípios de uma prática autônoma, (co)participativa e revolucionária.

O trabalho que aqui será apresentado foi elaborado para entender quais os desafios estão postos para os profissionais que atuam na gestão pedagógica em especial o pedagogo.

2 DESENVOLVIMENTO

O pedagogo é um profissional que em sua formação possui grande aporte teórico e visão diversificada. Assim sendo, é possível que ele, junto com o professor, elabore estratégias capazes de maximizar a aprendizagem dos alunos adequando os conteúdos acadêmicos a capacidade de cada educando e a potencialidade do professor.

Deve empenhar-se em buscar soluções para os obstáculos encontrados em sala de aula e discuti-las entre os professores para que o convívio e os métodos de ensino sejam favoráveis ao educando, uma vez que a grande maioria dos professores no dia-a-dia busca o pedagogo para apoio nos aspectos pedagógicos.

.Assim, é importante definir as cinco atribuições do pedagogo que devem ser consideradas de grande relevância:

1- Coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do projeto político-pedagógico e do plano de ação da escola.

2- Promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudo para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico e para a elaboração de propostas de intervenção na realidade da escola.

3- Apresentar propostas, alternativas, sugestões e/ou criticas que promovam o desenvolvimento e o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar, conforme o projeto político-pedagógico, a proposta curricular e o plano de ação da escola e as políticas educacionais da SEED.

4- Desenvolver projetos que promovam a interação-escola-comunidade, de forma a ampliar os espaços de participação, de democratização das relações, de acesso ao saber e de melhoria na qualidade de vida da população.

5- Promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social e de ampliação do compromisso ético-politico com todas as categorias e classes sociais.

Mediante as atividades de grande relevância para que o pedagogo exerça suas funções é importante relacionar como cada disciplina do curso de pedagogia pode contribuir para a sua formação, conforme relacionarei abaixo:

Psicologia da Educação II – A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, ela estuda o que motiva o comportamento humano, o que o sustenta, o que o finaliza, e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência e encontra-se como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.

Ao transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do trabalho do professor é favorecer/propiciar a inter-relação (encontro/confronto) entre sujeito (aluno) e o objeto de seu conhecimento (conteúdo escolar); nessa mediação, o saber do aluno é uma dimensão importante do seu processo de conhecimento (processo de ensino-aprendizagem).

Percebe-se então que, dessa maneira a aliança entre Educação e Psicologia é incontestável e bastante antiga, não tendo sido preciso esperar o momento recente da constituição da Psicologia como ciência independente da grande mãe, a Filosofia, para buscar respostas sobre como se aprende, quem é o sujeito da aprendizagem, como se deve ensinar, levando em conta as características psicológicas dos alunos, se é ou não válido aplicar punições e prêmios, qual é a importância da informação no desenvolvimento humano, em que consiste o ato de comunicação, o que interessa e dá prazer ao aluno quanto ao aprendizado escolar.

O trabalho do pedagogo no espaço educativo – A educação, como prática social, está imersa no sistema capitalista de produção, exigindo um profissional especializado, voltado a atender as necessidades exclusivas do mercado de trabalho, visando o aperfeiçoamento dos resultados. Tal feito exige uma qualificação técnica e especializada, fazendo com que os indivíduos deixem de lado a crítica e a reflexão necessária a sua autonomia emancipação política.

Os Pedagogos, em sua formação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com