TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos

Trabalho Escolar: O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

As evidentes mudanças científico-tecnológicas, econômicas, sociais, políticas e culturais ocorridas no mundo contemporâneo têm influenciado direta e indiretamente a organização da sociedade que, concretamente, reflete em seus processos educacionais. Em sincronia com essas mudanças, a organização da educação mediada por essas relações refletiu em contextos históricos diferentes, formas de desenvolvimento, gestão pedagógica e administrativa, buscando referências nos mais variados espaços de composição social, e neste contexto destaca o papel do professor pedagogo que deve atuar com ética e compromisso com vistas a construção de uma sociedade justa, equânime igualitária; identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnorraciais, econômicas, culturais, religiosas, politicas e outras; (COSTA, 2012, pg.52,53).

Frente à preocupação cada vez maior com a qualidade de ensinoaprendizagem, nota-se que na educação, o papel do pedagogo é de fundamental importância, portanto, faz-se necessária a reflexão sobre novas concepções do mesmo. Para compreender o trabalho do pedagogo no espaço escolar é necessário compreender que a educação não é um fenômeno estritamente escolar, porém é no processo educacional escolar que se dão as contradições de uma sociedade antagônica, onde a especificidade da escola, que está em ir além do processo de socialização e reprodução, tem sido usada como instrumento de autocontrole do sistema, ora político, ora econômico, religioso ou sob a influência de todos num determinado tempo histórico.

2 DESENVOLVIMENTO

Discutir a respeito do pedagogo é tarefa difícil, se consideradas as muitas interferências de diferentes políticas educacionais envolvidas na interlocução. O trabalho pedagógico sempre se situa no meio de um conflito ideológico, que interfere de forma preponderante na vida escolar. O pedagogo continuará sendo visto simplesmente como aquele que detém um poder junto à direção ou como somente um cargo politico, caso não tenha consciência, ele mesmo, de seu verdadeiro papel de elemento mediador e articulador do conhecimento, e caso não compreenda em profundidade a sua relação com os demais envolvidos no espaço escolar.

Desde sua origem, o pedagogo é aquele que ensina, que sabe empregar a pedagogia. Espera-se que saiba como ensinar e como mobilizar as diferentes áreas do conhecimento, para fazer educação com qualidade. Deve ser capaz de responsabilizar-se, com o professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, conforme determina a legislação vigente. Seu objeto de ação é o desempenho docente, do ponto de vista das competências básicas do professor, na operacionalização do projeto político-pedagógico da escola.

Cabe ao pedagogo exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica. Para isso, ele necessita efetivar o trabalho coletivo na escola, sabendo promover a integração das competências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização dos educadores, despertando, em cada profissional, o desejo de atuar de forma diferente, conferindo-lhe ânimo para romper com a rotina cansativa que apaga a alegria de aprender da maioria dos alunos, construindo uma equipe de trabalho eficiente e uma escola de qualidade.

O reconhecimento e efetivação do papel do pedagogo dependem do reconhecimento da intencionalidade e da especificidade do trabalho pedagógico junto a toda comunidade escolar. Portanto, o envolvimento do pedagogo com questões do dia a dia escolar não deve extrapolar seu tempo e espaço do fazer pedagógico. Percebe-se o pedagogo como articulador do trabalho coletivo da escola, aquele que articula a concepção de educação da escola às relações e determinações políticas, sociais, culturais e históricas. Assim sendo, o pedagogo, tem sua função de mediador do trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar.

O pedagogo deve atuar com ética e compromisso com vistas a construção de uma sociedade justa, equânime igualitária; identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnorraciais, econômicas, culturais, religiosas, politicas e outras; (COSTA, 2012, pg.52,53).

O artigo 5º e 7º da constituição federal assegura que todos os seres humanos são iguais, independente da classe social, cor ou credo. Nas escolas, em tese um ambiente de inclusão social, o preconceito e a discriminação racial contra negros extrapolam as brincadeiras de mau gosto entre alunos, na maioria das vazes, toleradas ou recebidas com indiferença pela parte ofendida.

O caminho percorrido pelo pedagogo ao logo do tempo, desde quando aparece o termo que o identifica, até o exercício das suas atribuições atuais sugere alternativas para o futuro deste profissional, que sabe que para desempenhar suas atribuições com sucesso, terá que enfrentar o cotidiano da escola, munido das ferramentas necessárias adquiridas por uma formação sólida e espírito de pesquisa, gostar de pessoas e objetivar sempre o trabalho coletivo com vistas à intencionalidade de qual homem se quer formar. É no social, no convívio com a comunidade escolar que este profissional irá se modelando.

Segundo Saviani, (1993) sendo a escola espaço de formação e de emancipação, deve estar comprometida com o acesso a cultura erudita, apropriação do conhecimento elaborado e ao saber sistematizado. O pedagogo escolar é “aquele que domina sintética e intencionalmente as formas de organização dos processos de formação cultural que se dão no interior das escolas”. O pedagogo tem como função principal à formação e difusão cultural, política e social, uma vez que o processo de emancipação é um processo de tomada de decisão.

O pedagogo atuante favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a Interação humana na escola, melhora o clima organizacional de maneira significativa, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência. Dentre as dificuldades, para que possa vim a acontecer uma melhora nos espaço, o pedagogo deve procurar conhecer os alunos de forma mais profunda, ou seja, de uma forma individualizada, procurando sempre saber mais sobre a vida do aluno em casa, a relação com os familiares e comunidade, isso vai trazer ferramentas para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com