TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos

Dissertações: O Trabalho Do Pedagogo Nos Espaços Educativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARIELI LODI RONCONI

O DESAFIO DO PEDAGOGO NA ESCOLA INCLUSIVA

COLATINA

OUTUBRO DE 2011

MARIELI LODI RONCONI

O DESAFIO DO PEDAGOGO NA ESCOLA INCLUSIVA

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos .

.

Prof. Vilze Vidotte Costa

COLATINA

OUTUBRO DE 2011

O DESAFIO DO PEDAGOGO NA ESCOLA INCLUSIVA

Com base nos questionamentos sobre a função do pedagogo no ambiente escolar surgiram questões que requerem atenção. Iniciamos uma reflexão profunda de como este profissional deve exercer sua profissão, auxiliando alunos e professores nos diferentes desafios do cotidiano de uma escola.

O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da instituição. Sua presença é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas. É o mediador no processo ensino - aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas.

No ambiente escolar o pedagogo encontra dificuldades, assim como o professor. Ele deve auxiliar os docentes e os demais da escola para que todos possam fazer um trabalho eficiente e que traga benefícios, precisa incentivar o professor a estudar e conhecer melhor todos os aspectos da inclusão. Mostrar também que este não está sozinho e que a inclusão deve acontecer em toda a escola e não só na sala de aula.

Das observações e ações realizadas constata-se que aluno com deficiência de modo geral, não encontra a escola regular apta à sua inserção, já que vários fatores contribuem para isso, como a desqualificação especializada dos docentes, a falta de estrutura física da escola, a ausência de uma Proposta Político Pedagógica, a falta de informação e comunicação entre pais e profissionais da escola, dentre outros fatores. Ainda que haja um grande desafio no processo de inclusão das pessoas especiais em

classes comuns, necessário se faz deixar claro a importância inestimável de uma relação dialógica entre a família e a escola na realização deste processo. A família por ser responsável pelos primeiros estímulos educativos, e a escola por dar continuidade, junto à primeira, ao desenvolvimento social, cultural e cognitivo da criança.

Na perspectiva inclusiva, a escola precisa oferecer oportunidades de desenvolvimento de comportamentos e atitudes, baseados na diversidade humana e nas diferenças individuais dos seus alunos, o que é encarado como um desafio, principalmente pelos professores.

O pedagogo é um educador, capaz de desenvolver atividades em diferentes faces do desenvolvimento humano. Por isso seu trabalho deve ser bem pensado para que aconteça o envolvimento de todos. Isso não pode ficar só no papel, tem que ser posto em pratica principalmente na questão da inclusão. Não se admite mais manter o aluno com necessidades educacionais especiais isolado, fazendo “qualquer coisa” fora do contexto da sala. Sabemos que trabalhar a inclusão não é fácil, mas este é um assunto que tem de ser pensado e discutido, visando melhores resultados para a educação.

A pessoa responsável pelo aluno deve permitir que a socialização aconteça com os cuidados necessários, porém sem a super-proteção que às vezes atrapalha e impede o desenvolvimento do discente. A escola precisa ser vista como aliada e parceira neste processo.

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com