TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Técnico de Qualidade

Por:   •  1/10/2022  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

Técnico de Qualidade

Contextualização com o mercado e perfil profissional:

O mercado profissional desta área e bem amplo, oferecendo diversos setores de atuação. Mesmo assim não descarta a necessidade da capacitação desse profissional. Ele irá atuar em vários processos, como auditorias internas e externos, aplicação de normas, estudos e laudos.

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade:

Como citado anteriormente o mercado e bem amplo. O profissional pode atuar em ramos alimentícios, grandes indústrias, como auditor, inspetor, assistente e muitas outras áreas.


Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos:

Sua atuação e de suma importância dentro da empresa, para manter uma gestão eficaz e para que os objetivos e metas sejam alcançadas.

Abaixo algumas tarefas de um profissional da área:

Aplicar treinamentos

Auditorias

Controlar a qualidade de produtos e processos

Atualização de documentos

Elaborar e acompanhar indicadores de qualidade

Realizar testes em produtos

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações:

Está se tornando cada vez mais indispensável um profissional dessa área. Com um mercado exigente em produtos de qualidade, o mesmo e responsável direto para que o padrão desse produto mantenha a qualidade desejada pelo cliente final.

Cases de sistemas da qualidade 

Os exemplos citados no vídeo, mostram que a partir do momento que normatizaram e aplicaram os sistemas de qualidade, a melhora foi notória. Houve melhora no controle de processos, treinamento e capacitação de mão de obra e diminuição de desperdícios

Com uma aplicação correta dos sistemas de qualidade, temos um excelente retorno dos clientes e o alcance dos objetivos da empresa.

Metodologia e histórico da qualidade

Existem diversas metodologias e ferramentas da qualidade, como ciclo PDCA, Histograma, Diagrama de Pareto, fluxograma, check list entre outros.

Elas irão nos auxiliar nos controles e buscas de melhorias nos processos.

Podemos citar os principais pensadores e desenvolvedores desses sistemas.

Deming, Juram, Ishikawa, Crosby e Feigenbaum. Todos eles foram fundamentais para desenvolvimento e compreensão dos sistemas e gestão de qualidade.

Uns dizem que a qualidade surgiu em meio a Revolução industrial, outros que se aprimorou após a segunda guerra. Na verdade, ela vem se aprimorando a cada dia e se tornou indispensável, seja em uma empresa, seja na minha vida e também na sua.

Minha relação com os sistemas de qualidade e bem próximo. Trabalho em uma indústria no setor de Processos, que está diretamente ligado com o setor de qualidade.

Já fizemos melhorias em nossas embalagens, para proteger melhor nosso produto, devido alguns relatos de clientes. Realizamos diversas melhorias nos processos, com intuito de melhorar nossa produção, mas sem afetar a qualidade do nosso produto.

Usamos muito folha de processos, fluxograma e cronoanalises nos nossos processos.

Resolvi me aperfeiçoar ainda mais na área, buscando uma formação técnica, para crescer ainda mais no ramo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com