TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de comportamento organizacional

Projeto de pesquisa: O conceito de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.169 Palavras (21 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Sumário

Título Pg.

Introdução-------------------------------------------------------------------------------------- 01

Conceito de Comportamento Organizacional ------------------------------------- 02

Comparações sobre Comportamento Organizacional-------------------------- 03 e 04

Sistemas abertos e fechados------------------------------------------------------------ 05

Em sua idade, o que entende por Inovação?--------------------------------------- 06

Efeito de Organização para as Organizações-------------------------------------- 07

Teorias de Personalidades--------------------------------------------------------------- 08 e 09

Abordagem das Teorias do Cap. 09 no PLT---------------------------------------- 10,11 e 12

Definições de Grupo e Equipe----------------------------------------------------------- 13 e 14

Vantagem Competitiva--------------------------------------------------------------------- 15

A Liderança e o fracasso no ambiente de Trabalho----------------------------- 16 e 17

Conclusão-------------------------------------------------------------------------------------- 18

Referências------------------------------------------------------------------------------------ 19

01

Introdução

Vamos demonstrar através deste trabalho os temas voltados para o Comportamento Organizacional, reunimos nosso grupo para conseguir relatar da maneira mais eficaz a definição de CO, e, os elementos que nela existem, como por exemplo, os tipos de sistemas abertos e fechados, os efeitos que a inovação pode causar numa empresa, falaremos sobre teorias de personalidade, diferenças entre grupo e equipe, abordaremos tambem as vantagem competitiva de uma empresa e a liderança no ambiente de trabalho, e, em todos esses itens procuramos colocar da forma mais clara e objetiva para que entendam com facilidade e não haja exaustam ao Ler.

02

Conceito de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.Resumidamente falando é um campo que estuda o impacto que indivíduos e grupos e a estrutura tem dentro de uma organização. O foco é basicamente solucionar problemas e buscar soluções para as empresas. Pode-se considerar uma ferramenta humana em prol do homem ele visa em uma melhor compreensão do comportamento humano, para fazer pessoas mais satisfeitas e produtivas. A importância é atuar de forma mais adequada no contexto organizacional, desenvolvendo a habilidade interpessoal (relacionamento), que é muito importante para haver um trabalho gerencial eficaz. O comportamento organizacional definido nesses termos tem suas origens no final dos anos 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais.

03

Comparações sobre Comportamento Organizacional

É o estudo da estrutura do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como do comportamento dos grupos e indivíduos, das lideranças e dos conflitos de estresse no trabalho. De acordo com Motta (1999, p.38), vários autores acredita que a origem do comportamento inicia-se com Herbert Alexandre Simon, em 1947 com o livro “o comportamento administrativo” foram colocados novas apresentações e trouxe novos conceitos ao tratamento do processo de tomada de decisões e os limites da racionalidade, porem outros autores também foram importantes ,a maioria principalmente preocupados com o tratamento ligados a eficiência buscando novas motivações, tensões e necessidades individuais para a solução deles .Porem a teoria comportamental veio como uma critica tanto na teoria clássica, que da muita ênfase nas tarefas ,como a teoria das relações humanas , que da ênfase nas pessoas. A teoria comportamental é completamente oposta aos conceitos formais e a posição rígida e mecânica da teoria clássica ,mostra-se completamente oposta as prescrições ingênuas e românticas da teoria humanísticas. Conforme Motta não aceitava, por exemplo, a idéia de que bastasse apenas a satisfação do trabalho para gerar a eficiência. A teoria comportamental ou Behaviorismo tem grande importância na teoria das organizações, pois se percebe que ela rompe com os enfoques antigos da escola clássica e da teoria das relações humanísticas.

Procurando entender o conceito de comportamento conforme a maneira pela qual um individuo ou uma organização age ou reage em suas interações com seu meio ambiente e respondendo os estímulos que recebe, procurando entender o comportamento organizacional, a teoria comportamental tem como base o comportamento individual, estudando o campo da motivação humana. Os behavioristas acreditavam que a partir do momento que o conhecimento e a necessidade humana, podem melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com