TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O manifesto republicano conclui-se dando um ultimato ao governo vigente

Por:   •  13/6/2017  •  Resenha  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Curso: História do Brasil II – HIS046-TN – 60 horas semestrais – 04 créditos

Aluno: Lucas Gomes Silva

Professor: Tarcísio Botelho

2º semestre de 2016

Unidade V. O republicanismo no Brasil

TRABALHO ESCRITO EM GRUPO

Análise de documentos:

  • Manifesto Republicano (1870)
  • Manifesto do Partido Republicano Paulista (1873)

Grupos de até três pessoas

Valor: 10 pontos

Data da entrega: 05/12/2016

No início dos anos 1870, ressurgem no Brasil as propostas de adoção do regime republicano. Discuta o conteúdo do Manifesto Republicano, de 1870, e do Manifesto do Partido Republicano Paulista, de 1873, com base nas análises de José Murilo de Carvalho sobre a política imperial e de Ângela Alonso sobre o republicanismo no Brasil imperial.

Atenção: o foco deve recair sobre os documentos. A bibliografia indicada no cronograma (aula 28) deve ser utilizada como apoio para compreender o lugar dos grupos republicanos na conjuntura política.

Em 1870 foi fundado o primeiro Clube Republicano, em uma época que a ideia do Republicanismo era vaga na cabeça dos elementos medianamente intelectualizados nas grandes cidades, majoritariamente no Rio de Janeiro.

O Manifesto Republicano de 1870 foi criado para sintetizar o pensamento dos aderentes a Republica e tinha também como objetivo servir de base ideológica para os associados que viam se reunindo e fundando novos clubes no território nacional.

O Manifesto aborda incialmente a máxima de que no regime de corrupção em que se vivia, esclarecer o povo acerca da situação política da época é o único jeito de realizar as aspirações nacionais.  Ao caracterizar o movimento republicano não como exclusivista mas como patriótico o manifesto abre caminho para expor acusações de usurpações governamentais e erros políticos que acabam por influenciar os negócios tanto externos quanto internos da pátria. O Manifesto expõe o problema de que ao mesmo tempo que a coletividade nacional clama por independência em frente a problemática organização política da época, as tradições do velho regime trabalham para dificultar as conquistas morais e de liberdade do povo, vendo somente oportunidades para reforçar o poder monárquico.

O documento mostra como os interesses dinásticos passaram por cima da vontade popular, ao caracterizar a Assembleia Constituinte de 1823 como apenas um grosseiro joguete monárquico, convocada para acalmar a opinião popular e que logo seria descartado. O Manifesto questiona também a legitimidade da representação nacional, em um país que não exerce o direito a eleição livre e onde a liberdade individual está primeiro sujeita a forças públicas. Na questão de representantes populares, o manifesto expõe que todo o aparato político é sujeito a vontade monárquica e demissível perante a vontade do soberano.

O documento trabalha então a ideia de que a coroa portuguesa de fato não tinha nenhuma intenção de estabelecer uma forma política independente a monarquia no país, desse modo a divisão, tanto política quando administrativa permaneceu a mesma, apesar da transferência de sede monárquica. A Assembleia Constituinte tentou representear a ideia do princípio federativo, mas a dissolução da mesma acarretou no fim desses ideais.

O manifesto usa também o exemplo a Guerra do Paraguai, colocando a ocupação do Mato Grosso e a invasão do Rio Grande do Sul como prova de que o regime de centralização é desastroso e impotente para salvaguardar a integridade nacional e a honra do país e também que a autonomia das províncias seria um princípio solene para o movimento republicano, defendendo assim a elevação das mesmas para o patamar de Estados Próprios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com