TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Por:   •  27/6/2019  •  Resenha  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE:

Gilberto Laércio Reichert

COMPONENTE:  O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações.

PROFESSOR: Tutor Lucas Pisoni 

ATIVIDADE Nº: Atividade 1 Resenha modulo- I

POLO: Carazinho RS

LOCAL E DATA: 02/05/2019

 Contextualização com o mercado e perfil profissional.

O profissional formado na área de técnico da qualidade atua em atividades relacionadas a qualidade em geral, criando procedimentos, manuais, relatórios para o sistema de gestão de qualidade. Ele também analisa não conformidades de produtos e serviços, auditorias internas e externas.

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

O Técnico em Qualidade é o profissional que pode atuar em vários segmentos como no ramo do setor automotivo metalúrgico de industrias e revendas de veículos, setor alimentício em geral, setor da saúde como hospitais, clinicas e laboratórios, bancos, hotelarias, transportes, comercio lojas, restaurantes e óticas entre outros.

Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos:

A atuações inerentes do técnico da qualidade envolvem controles, inspeções garantia e até mesmo gestão da qualidade.

Exemplos de atuação:

  • Elaborar/Executar

Elabora manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios dos processos de qualidade das empresas e executa da auditoria interna da qualidade e acompanha a auditoria externa 

  • Identificação

Identificar inconformidades em produtos e processos, suas possíveis causas, ações corretivas e preventivas, capacitando assim as equipes de trabalho das empresas para a disseminação da cultura da qualidade.

  • Registrar

Registra o controle da qualidade, em formulários de acordo com as normas preestabelecidos.

  • Divulgar

Divulga os procedimentos de qualidade e propõe ações de informação e formação específica.

O papel da qualidade e suas importâncias estratégicas nas organizações.

A implantação da qualidade hoje em dia traz vantagens à empresa e para ela poder fazer parte do mercado competitivo e com sucesso com uma gestão da qualidade eficaz na empresa, de forma a gerar tem melhorias em seus produtos e serviços, garantindo a completa satisfação dos clientes e assim podendo superar suas expectativas. E não é apenas a gestão da organização que é afetada pelos benefícios da gestão da qualidade. Os fornecedores, os funcionários e aqueles que trabalham junto à empresa também são afetados. Isso tudo é independente do porte da organização, assim como do ramo de atuação e da abrangência do público.

Principais benefícios e vantagens da gestão da qualidade

  • Aumento na satisfação e fidelização dos clientes, isso consequentemente, gera uma taxa maior de fidelização dos consumidores, onde eles ficam mais seguros de que seus desejos e necessidades serão atendidos pelos produtos e serviços.
  • Redução de custos operacionais, com os processos de produção da empresa muito mais eficientes, os custos operacionais são reduzidos e com a diminuição de retrabalho e de desperdícios na empresa pode diminuir bastante e repercutindo assim nos custos operacionais.
  • Melhoria na produtividade dos funcionários, importante que a produtividade não se trata apenas de produzir mais quantidade em menos tempo, mas também produzir com qualidade e menor custo a gestão da qualidade também ajuda a manter os funcionários mais motivados e um ambiente de trabalho mais saudável!
  •  Aumento da competitividade no mercado, com uma gestão eficiente da qualidade, seus clientes ficarão muito mais satisfeitos e a produtividade será maior e os custos de produção menores com isso conquistar mais espaço no mercado e ganhar visibilidade, se tornar muito mais competitiva.

Uma boa gestão da qualidade é essencial para uma empresa conseguir se manter e crescer no seu ramo, independentemente de qual seja esse ramo ou do porte da empresa.

Cases de sistema da qualidade.

O sucesso de uma organização depende de vários fatores certamente existem várias pessoas envolvidas neste senário e nele se tem a relação do ganha, ganha cada um contribuindo do seu modo.

  • Colaboradores, os colaboradores fazem com que os acionistas e proprietários sejam atendidos pelas suas expectativas e também podem almejar e conquistar sucesso pessoal.
  • Clientes, os clientes contribuem consumindo e recebendo produtos e serviços com qualidade.
  • Fornecedor, os fornecedores são vistos como parceiros de negócios, com a matéria prima contribui com um produto e serviço de excelência.
  • Acionista, o acionista contribui investindo seus recursos para obter lucros.
  • Governo, o governo ao arrecadar impostos sobre os produtos contribui em infraestrutura para investir em empresas para aumentar a riqueza do pais.
  • Sociedade, A sociedade contribui adquirindo produtos de qualidade e fazendo com que a economia gire e faz o crescimento da economia aumente.  

No vídeo cita três empresas que implantaram ISO-9001 com sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com