TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O poder da comunicação

Por:   •  26/9/2015  •  Resenha  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3


2014
O PODER DA COMUNICAÇÃO E A COMUNICAÇÃO DO PODER

Toda e qualquer mudança que alguém pode ter na vida começa com a comunicação. A comunicação é resultado dos pensamentos e se transforma em comportamentos, ela pode ser feita através de palavras escritas ou pronunciadas, por sinais, imagens, sons etc.


O PODER DA COMUNICAÇÃO 

Segundo o texto, todo ser humano é capaz de comunicar-se, mas é muito comum encontrar pessoas que não conseguem interagir umas com as outras, seja pela falta de incentivo de usar a comunicação de uma maneira construtiva desde a infância, ou devido a toda uma tradição de monopólio e de manejo da comunicação pelas classes dominantes, dispostas a perpetuar os padrões de elitismo, privilégio e exploração.
A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo ser humano, principalmente no mundo em que vivemos, numa época de constantes mudanças em que cada vez mais, as pessoas estão tomando consciência disso e buscando aperfeiçoar suas habilidades de comunicação. 
Além disso, o texto ainda ressalta que a comunicação deve ser prioridade no currículo escolar principalmente nas séries iniciais, visto que, se aprender a comunicar-se desde a infância, pode-se obter uma interlocução mais positiva em todas as outras disciplinas da escola, e assim, melhorar as relações interpessoais e da realidade. 
Mais a frente ele retrata ainda sobre a educação formal e não-formal de adultos, ou seja, da absorção e socialização de conhecimentos, já que, muitos profissionais se detém em transmitir apenas a linguagem utilizada na sua área de trabalho, sem importar-se no entendimento do seu interlocutor. Porém, atualmente busca-se não somente adotar práticas específicas, mas também a interação com os demais e com o meio, com o intuito de melhorar a comunicação no dia-a-dia, procurando aprimorar as interações com os diversos públicos e em diferentes situações.
E, finalizando o capítulo o poder da comunicação, o autor ainda exalta a comunicação utilizada nas escolas de comunicação e faculdades, que segundo o mesmo dão ênfase aos aspectos mais técnicos e administrativos, deixando de lado a habilidade de comunicação num sentido educativo e dinamizador das transformações sociais, ou seja, muita gente ainda se fixa na fluência em outras línguas e negligenciam o domínio do português, esquecendo que a dissipação da comunicação deve ser entendida por toda a população, afim de construir-se uma sociedade mais participativa.


A COMUNICAÇÃO DO PODER

Com o passar do tempo e a formação de grupos distintos as pessoas deixaram de lado o conformismo e passaram a se expressar de muitas maneiras diferentes, e a partir desse avanço as classes dominantes passaram a usar a comunicação como um dos meios de difundir valores e ideias que as beneficiassem. O texto fala de 3 medidas de manipulação da comunicação por meio dessas classes dominantes são elas:
Comunicação dirigida: que manipulava o que era divulgado, inclusive chegando a censurar certas informações.
Comunicação limitada: que restringiam certos assuntos as massas populares, fazendo com que os mesmos ficassem sempre em uma área de ignorância incapazes de manifestar seus interesses.
Comunicação constrangida: que manipula meios de comunicação a fim de que só propaguem as informações interessantes para as classes dominantes, inclui o suborno de profissionais que trabalham no ramo da comunicação para que isso seja possível.

Também existe a prática antiga conhecida como “pão e circo” que tem como função desviar a atenção da população dos problemas que afetam a sociedade conseguindo assim diminuir a insatisfação de todos para com o governo. São utilizados filmes e programas de entretenimento principalmente para desviar o foco e também alienar o povo quanto aos padrões consumistas impostos pelo mercado.


A COMUNICAÇÃO DE RESISTÊNCIA

Com grande parte da população percebendo que a comunicação não estava sendo usada para informar positivamente a sociedade e que, além disso, parecia viciar o povo aos produtos do “pão e circo” e os fazia esquecer da luta pela transformação da sociedade, foram criados diversos movimentos visando conscientizar, informar e incluir a todos dos acontecimentos realmente importantes, tentando assim fazer com que todos participem da construção de um meio onde o diálogo sejam um dos principais pilares que o sustente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com