TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O renascimento do parto

Por:   •  26/9/2016  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  5.365 Visualizações

Página 1 de 2

O Renascimento do Parto

Um documentário de Erica de Paula e Eduardo Chauvet, dirigido por Eduardo Chauvet, lançado em 09 de agosto de 2013. Trata da realidade traumática dos partos cesarianas realizados no Brasil contendo algumas cenas fortes dessa prática cirúrgica, assim como de práticas médicas, muitas vezes invasivas e desnecessárias. Hoje o Brasil ocupa a triste liderança mundial nos nascimentos por cesáreas.

Os hospitais são uma realidade de 50 a 60 anos, e antes disso as mulheres tinham seus filhos com parteiras, pessoas das comunidades e quando as mulheres foram para os hospitais para terem seus filhos, elas perderam o poder sobre o nascimento e entregaram nas mãos dos médicos. O nascimento, que sempre foi algo natural feita de forma natural, passou a ser mecanizada pelo excesso de tecnologia onde deixou-se de lado o poder da mãe em gerar seus filhos e passou a ser realizada por médicos e procedimentos onde a figura do médico passou a ser muito mais importante que a figura da mulher. A falta de conhecimento fez com que a sociedade acreditasse que o médico fez o parto e salvou a vida do bebê ao invés de acreditar que a mulher foi a figura mais importante e que fez o parto.

        Hoje a sociedade começou a enxergar que o parto é algo natural que possa ser conciliado com a tecnologia. Não tem que ser algo mercadológico como está sendo tratado nos últimos tempos e a mulher tem o direito de escolha, seja ela por um parto cesárea, ou por um parto natural em casa, na piscina, banheira, desde que assistido pelo médico obstetra e pela figura da doula (acompanhante de parto que dá suporte físico e emocional antes, durante e após o parto), assim como, realizada, da mesma forma humanizada, porém nos hospitais. O importante é que seja respeitada a forma que a mulher escolher e no local que ela se sentir segura e protegida.

        O documentário é uma crítica a mecanização dos partos e procedimentos, com depoimentos de especialistas e casais, tendo depoimentos do casal Marcio Garcia e sua esposa Andrea Santa Rosa, onde sua imagem contribuíram para uma maior divulgação do documentário que teve recorde de financiamento coletivo no Brasil. A classe médica e os hospitais fazem um marketing voltado para a cesárea, como o mais seguro e isso fez com que a sociedade acreditasse nesse procedimento e o documentário tenta alertar e levar a informação adequada para a população. Documentário assistido em 16/05/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com