TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DOCENTE EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  4/5/2013  •  9.789 Palavras (40 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 40

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COLORADO DO OESTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE COLORADO DO OESTE

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DOCENTE EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

COLORADO DO OESTE

MAIO/2012

OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO PLANEJAMENTO DOCENTE EM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Relatório apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado, como requisito parcial de conclusão do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Colorado do Oeste, perfazendo um total de 50 horas de observação.

Orientadora:.

Colorado do Oeste

Maio/2012

INDENTIFICAÇÃO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – OBSERVAÇÃO

I-NATUREZA DA ATIVIDADE:

Observação e analise do planejamento docente na educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental, séries finais do ensino fundamental, ensino médio e alfabetização de jovens e adultos.

II-OBJETIVO:

Fazer um paralelo entre a teoria estudada e a pratica docente nas escolas públicas e/ou particulares em relação ao ato de planejar docente, criando subsídios para construir de forma autônoma roteiros de plano de curso e plano de aula, para a educação infantil séries iniciais do ensino fundamental e alfabetização de jovens e adultos.

III-ACADÊMICOS ENVOLVIDOS: 3° semestre de pedagogia 2012.

IV-PÚBLICO ALVO: docentes da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e alfabetização de jovens e adultos.

V- ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Escolas estaduais, municipais e privadas dos Municípios de Colorado do Oeste e Cerejeiras.

VI-CARGA HORARIA:

• Observação e análise do planejamento docente: 20 horas.

• Construção de Roteiro de Plano de curso e Plano de aula: 30 horas.

• Carga horária total: 50 horas.

VII- PROFESSORA ORIENTADORA: Maria das D. de Jesus Gaviraghi.

VIII- PERÍODO: março, abril e maio de 2012.

Colorado do Oeste

Maio/2012

Introdução

Relacionar a teoria com a prática é um dos requisitos primordiais para a formação dos futuros professores do curso de pedagogia da FAEC- Faculdade de Educação de Colorado do Oeste, sendo assim a professora Maria de Jesus Gaviraghi, orientadora de estágio supervisionado dividiu os acadêmicos do 3° semestre 2012 em 11 (onze) grupos de modo que pudéssemos fazer a analise bibliográfica em torno de temas relacionados ao planejamento em educação na ótica de diversos autores como Maria Amélia Sabbag Zainko, Eloisa Lück, Elza Maria Fonseca Falkembach, Cipriano C. Luckesi e Celso Vasconcellos.

Na seqüência cada um dos grupos se responsabilizou em realizar uma pesquisa de campo nas escolas publicas de Colorado do Oeste e Cerejeiras, junto aos docentes com o objetivo de comparar as teorias estudadas com a prática docente no ato de planejar.

Posteriormente a pesquisa de campo cada um, dos grupos apresentou em seminário os resultados das pesquisas relacionando com a teoria estudada. Onde foram realizados e apresentados nos meses de abril e maio.

A ultima etapa do trabalho consistiu em construirmos em pequenos grupos um roteiro de plano de curso e plano de aula para a educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental e alfabetização de jovens e adultos, cada grupo responsável por uma dessas etapas, socializando tais roteiros em um seminário previamente marcado pela professora, que realizou-se nos meses de maio e junho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com