TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPTATIVA DE FORMACAO II INSTRUMENTOMUSICALIZADOR – VIOLÃO

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Ésdra Alcides Banagouro Madruga

RA: 1144792

OPTATIVA DE FORMACAO II INSTRUMENTOMUSICALIZADOR – VIOLÃO

LICENCIATURA EM MUSICA

Ji – Paraná / Ro

2015

Atividade

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) Qual a sua visão/conceituação do violão? Você já toca esse instrumento? Como ele pode ser útil na prática profissional? Apresente justificativas.

2) Como você tem afinado seu violão? Explique com detalhes.

   

      O violão é um instrumento musical presente na cultura popular brasileira, de fácil acesso econômico com uma enorme variação de tamanho e valor, facilitando sua aquisição aos futuros músicos. É um instrumento que pode ser  trabalhado harmonia, melodia, solo e instrumental, muito usado desde em rodas de amigos ate em um palco como acompanhamento vocal. Existe varias opções desses instrumentos ao executar uma canção, podendo usar com eletricidade ou não, assim favorecendo seu fácil manuseio possibilitando o musico levar onde queira se apresentar.

     Eu não toco violão, mas sempre foi meu sonho, já que toco piano e teclado desde criança, e esse momento e de grande importância pra mim se realizar, pois considero um dos instrumentos apto para e educação musical, um do mais popular entre os brasileiros.

     Já li alguns conteúdos e percebi que ao afinar meu violão, posso usar o teclado eletrônico como guia de afinação, outra opção que percebi ser possível e através das cordas em comparações das notas, sabendo onde está a nota La, na corda Mi ( 6º ) e comparar com a corda La ( 5º ) e assim sucessivamente com as demais. Sabemos que com o teclado eletrônico ou o diapasão a afinação é mais precisa e se faz necessário quando o uso de acompanhamento de outros instrumentos harmônicos ou melódicos.

Com a chegada da tecnologia existe muitos aplicativos em celular e tablet que é possível afinar o violão, talvez não de modo preciso e confiável, mas pode nos socorrer em algum momento na falta de ter em mãos um afinador profissional

Referência:

MOSCHELLA, F. T. B. Instrumento Musicalizador – Violão. Batatais: Claretiano, 2015. Unidade 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com