TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Optativa de Formação II

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Optativa de Formação II (Educação Física Licenciatura

Tarefa: Atividade do ciclo 4

Nome: Adriano de Farias Firmino Silva

RA: 1119721

Turma: DGEF1301MCO1U

Parecer do Tutor:

   1) Procure justificar a utilização do planejamento estratégico na educação, apresentando também os limites inerentes a ele.

          A utilização do planejamento estratégicos na educação se deu pelo fato a posteriori de limitações encontradas como trabalho e principalmente a motivação. De tal maneira, dispomos da evolução contemporânea que consiste na quebra de paradigmas para inclusão de uma voltada para se adequar as reais e/ou atuais necessidades. O planejamento se dar por intermédio de ferramentas inerentes por parte da Gestão, viabilizando mecanismos que possam formular, regular, aplicar e etc, as ações propostas pela mesma.

          Não obstante, a arte e o profissionalismo de planejar consistem de organização. Os autores descrevem de maneira sucinta e sólida a seguir:

O significado de planejamento é muito amplo, mas envolve comumente algumas etapas imprescindíveis: o conhecimento das condições existentes numa determinada situação, a previsão das possibilidades e ações para a alteração da situação constatada, o direcionamento dessas ações para um objetivo ou meta, as estratégias que podem favorecer a alteração diante do que se deseja e, ainda, a avaliação de todo o processo e dos resultados. (GAIA e FERREIRA, 2014, p. 247).

           De acordo com Bryan (2005, Apud GAIA e FERREIRA, 2014, p. 248), no que se refere à gestão, há duas vertentes de planejamento: a tecnocrática e a democrático-participativa. “O gestor que adota o planejamento dentro dessa primeira visão burocrática realiza simplesmente a gestão normativa, ou seja, entende que planejar é elaborar normas e fazer o controle do cumprimento das mesmas. Agrava-se o problema, pois não há atuação coletiva, cada segmento faz seu planejamento de forma estanque e preso aos seus hábitos e procedimentos tradicionais.” (GAIA e FERREIRA, 2014, p. 248-249).

          Na gestão democrática, é possível observar as diversas contribuições significativas viabilizando o ensino aprendizagem totalitário a posteriori. De tal forma, proporciona o ensino igualitário e na superação de possíveis conflitos. Segundo Gaia e Ferreira (2014, p. 249), O diálogo é a constante de todos os protagonistas que, por meio dele, serão capazes de produzir novos conhecimentos, de agir conscientemente e assumir compromissos.

          Seguindo este pressuposto, temos como limites que a mudança não acontece abruptamente, e sim, de forma gradativa sistemática. Além do mais, cabe à conscientização pelo profissionalismo e aceitação das pessoas, entre pares por essas movas abordagens totalitaristas. Não obstante, quando falamos de planejamento estamos consequentemente contrariando uma parte da sociedade, uma vez que a mesma consiste nos princípios governamental, ético e os valores sociais relativista.

   2) Aponte as diferenças entre o planejamento dialógico e o participativo.

          Planejamento Participativo: Consiste em coordenar, colaborar e educar a posteriori de maneira totalitária e humanizada. Deixando de lado o autoritarismo que não educava e/ou escolarizava.

           Planejamento Ideológico: Significa que, deve-se ter uma participação entre o educador/educando e os profissionais. Onde mantém no hábito cotidiano a arte de dialogar sobre as carências escolares até seus potenciais em suas diversas escalas que melhora a condição inerente social, e podendo agir a posteriori nas mudanças e construir novas e possíveis realidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (339.7 Kb)   docx (258.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com