TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Exames: ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 7

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1 INTRODUÇÃO

A escola pública nos últimos tempos têm tomado novos direcionamentos em relação a organização e também quanto a forma de administração, buscando dessa forma desenvolver uma gestão voltada ao trabalho coletivo onde a participação de todos os envolvidos é fundamental para sua concretização.

Neste novo contexto, a função do gestor escolar é muito importante em todos os momentos e situações, pois ele está a frente desse processo democrático, sendo sua responsabilidade conhecer todos os segmentos que constitui o espaço escolar, coordenar e orientar sua equipe de forma atender as exigências para o bom funcionamento da escola através de uma visão inovadora onde se prese primeiramente a qualidade do ensino.

Para a efetivação da Gestão Democrática é relevante a organização de uma metodologia a ser seguida, dessa forma, todo o trabalho será desenvolvido por meio da observação e participação coletiva de todos os envolvidos no processo educacional do contexto escolar.

A escola deve ser consciente quanto a possibilidades de melhorias. Buscar condições reais de participação, onde cada envolvido no processo sinta a responsabilidade diante as tomadas de decisões e consequentemente aperfeiçoar as ações previstas e valorizar os aspectos humanos, pedagógicos, tecnológicos, financeiros e administrativos é fundamental para a consolidação de uma Gestão Democrática.

Assim, para uma Gestão Escolar inovadora e consciente, é importante conhecer os segmentos e as normas que norteiam cada setor educacional. Compreender bem estes aspectos são essenciais na construção de um ensino de qualidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Aeducação brasileira passou por um longo processo de transformação sofrendo influências nos aspectos religiosos, políticos, intelectuais e educacionais, diversos acontecimentos interferiram e estimularam de forma direta ou indiretamente os rumos da educação brasileira. A educação atual foi conquistando ao longo dos anos sua identidade, orientada por Leis de Diretrizes e Bases como 4.024/61 e 9394/96, e uma Lei de reforma a 5692/71, tais leis auxiliaram na consolidação da educação básica, que ocupa hoje um espaço importante na sociedade.

Baseado na importância do trabalho coletivo foram criados elementos fundamentais para o sucesso desse processo , com base nos nos apontamentos da autora Grochoska (2011) posso afirmar que o sucesso da organização escolar depende de elementos fundamentais ao contexto escolar, sendo eles compostos pelo corpo docente que é a peça principal para o ensino-aprendizagem , pois é através deles que o aluno desenvolve seu saber científico e se torne um sujeito crítico e reflexivo. Mas apesar de ser o professor o grande responsável em levar o conheciemento ao aluno, a educação é composta por outros segmentos que auxiliam o processo educativo, a Direção fica responsável em dar condições para que o processo ensino/aprendizagem flua no ambito escolar, através de uma organização que facilite o processo pedagógico e o bom relacionamento com a comunidade escolar, fica na responsabilidade da Direção coordenar, organizar e gerenciar todo o contexto escolar, entre outras atribuições. O Pedagogo fica responsável em coordenar as ações pedagógicas, didáticas e curriculares, exercendo o papel de articulador entre os segmentosLibâneo (2004) citado pela autora Grochoska (2011, p.36) define as competências do pedagogo como a de planejar, gerir, avaliar, coordenar e acompanhar todo o processo da organização escolar, ficando em sua responsabilidade atribuições fundamentais para o sucesso ensino/aprendizagem. O Setor técnico-administrativo é composta pela secretaria escolar, responsável por toda documentação. O Conselho da Escola composta por pais, funcionários, professores e alunos, auxilia nos aspectos pedagógicos, financeiros e administrativos e finalizando tais elementos descritos pela autora cito as Instituições Auxliliares que no meu ponto de vista é essencial para o bom andamento de toda Instituição de Ensino, pois esta parceria entre pais e escola nas tomadas de decisões traz estabilidade e respaldo para que a educação aconteça de fato.

De acordo com a autora Grochoska (2011) a Gestão Escolar conta com com instrumentos fundamentais que auxiliam na organização escolar e nas medidas corretas a serem seguidas, fundamentadas no Projeto Politico Pedagógico, na Avaliação Institucional e no Regimento Escolar. Tais instrumentos fazem com que a Gestão caminhe de maneira condizente a sua realidade. A Avaliação Institucional é instrumento criado para auxiliar a maneira de direcionar a educação, através de uma organização que atenda as necessidades de seus alunos, “A avaliação institucional é uma das principais estratégias de Gestão escolar, pois é por meio dela que se chega a um diagnóstico da instituição de ensino, tanto de forma quantitativa quanto qualitativa” Grochoska (2011, p.65). O Projeto Político Pedagógico é o fruto de uma construção coletiva, pois éum instrumento elaborado com o auxilio de todos os envolvidos no contexto escolar e baseado na realidade da sua comunidade escolar, sendo assim cada Projeto Politico Pedagógico tem as características de sua escola, sua própria autonomia, podendo assim, atender e compreender a realidade que o cerca, para poder assim lidar da melhor forma com as adversidades sociais, culturais e regionais, sendo assim poderá desenvolver um trabalho de acordo com o perfil de seus alunos e professores, “a legitimidade de um Projeto Político Pedagógico está diretamente ligado ao grau e ao tipo de participação de todos os envolvidos com o processo educativo da escola, o que requer continuidade de ações” Veiga (2003) citado por Grochoska (2011, p.57). O Regimento Escolar é um instrumento específico de cada instituição onde estabelece as normas a serem seguidas, embasados na leis que regem a educação e na constituição. Sendo assim as instituições de ensino estaduais são administradas pela Secretaria do Estado da Educação e regidas pelo Regimento Escolar.

Nessa visão é relevante valorizar o trabalho dos docentes, dar oportunidade para que possam atualizar-se mediante capacitação, apoiando a formação continuada do corpo docente da escola, visando a qualidade da organização do trabalho pedagógico, como também melhorias na qualidade dom ensino e aprendizagem dos alunos. Tais desafios e as mudanças são constantes no contexto escolar. Sendo a qualidade do ensino prioridade para a escola, o gestor deve apoiar e buscar a articulação do professor e a escola para as pesquisas e os estudos, incentivando a formação continuada no decorrer de todo o processoeducacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com