TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Optativa

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

Procure justificar a utilização do planejamento estratégico na educação, apresentando

também os limites inerentes a ele.

2) Aponte as diferenças entre o planejamento dialógico e o participativo.

3) Procure desenvolver um quadro próprio de sua instituição escolar (fictícia), no qual

você possa pontuar planejamento estratégico e planejamento de grande alcance.

4) Apresente, partindo dos aspectos legais, a diferença entre Plano de Desenvolvimento

Institucional (PDI) e Projeto Político Pedagógico (PPP).

Respostas:

Questão 1

O planejamento estratégico auxilia o administrador educacional em seu processo de decisão na busca de reformas, inovações e mudanças ou na busca de resultados efetivos e competitivos para instituição. A estratégia dentro do contexto escolar, orienta e conduz as ações da escola em função de uma análise feita antes, das possibilidades e dificuldades internas e externa no ambiente, que visa alcançar os objetivos da escola. Esse tipo de planejamento permite aos dirigentes modificar suas decisões de acordo com as necessidades do ambiente, tende a reduzir a incerteza envolvida, o que possibilita uma maior chance no alcance de objetivos, desafios e metas estabelecidas pela instituição.

Esse planejamento enfatiza o conteúdo em especial, a orientação e os resultados da organização sem focar sua atenção para o processo envolvido nessas elaborações, ainda que alguns autores ressaltem que este deva ser um processo político e participativo. Neste tipo de planejamento é concentrado em uma única pessoa, geralmente no gestor assim sendo desconsidera as pessoas envolvidas na organização escolar, deve prever além das etapas, da visão estratégica e do compromisso com a transformação da realidade, uma metodologia mais participativa. (GAIA, unidade 6, pg. 255 e 256).

Questão 2

O planejamento participativo constitui um processo continuo de conhecimento e analise da realidade concreta da escola, a fim de descobrir e de tomar medidas para solução dos problemas detectados, e não é baseado em perguntas, podendo adotar outras estratégias de levantamento de dados e de problematização da realidade. O planejamento dialógico, uma relação dialética entre sujeitos, extrapolando a técnica e incorporando a amorosidade pelo outro. Padilha define o planejamento dialógico como uma prática que contribui para a reorganização democrática dos diversos tempos e espações escolares.

O planejamento dialógico é organizado, democrático e voltado para o respeito e autonomia dos sujeitos participes desse processo. ( GAIA, unidade 6, pg. 262 á 265).

Implica em uma relação dialética da realidade com os valores da comunidade escolar, prevendo uma metodologia com base em questionamentos, a fim de levantaras possibilidades de transformação social.

Questão 3

Instituição escolar: Escola Estadual Dom Moacyr (fictício)

Planejamento Estratégico Planejamento de grande alcance

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com