TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Escolar

Dissertações: Organização Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

CACHOEIRA DO SUL – RS

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ÉVELIN ROHDE VASCONCELLOS¹, 967697, 2013/02

THAMIRIS OLIVEIRA DA SILVA², 929939, 2013/02.

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

CACHOEIRA DO SUL – RS

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

2. DESENVOLVIMENTO 04/05

3. ENTREVISTA COM OS PROFESSORES 06

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 07

5. REFERÊNCIAS 08

1-INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa refere-se à disciplina Pesquisa e Prática Profissional e materiais didáticos, e tem o objetivo fazer com que nós enquanto acadêmicos do Curso de Pedagogia, possamos compreender como se desenvolve o processo de organização escolar, tendo como base a relação entre os diversos sujeitos que integram a instituição escolar e o ponto de vista dos pedagogos sobre a atuação destes sujeitos no cotidiano escolar.

Para a realização dessa pesquisa foram utilizados como metodologia o estudo teórico e a pesquisa de campo, através de questionários com as perguntas que a universidade nos enviou. Em seguida, foram feita uma análise das respostas para serem construídos os textos ou relatos do que fora pesquisado.

Durante esta pesquisa observou-se muitos aspectos positivos e outros negativos em relação as respostas obtidas durante as entrevistas com pedagogos. Estes, serão citados no decorrer da elaboração deste relatório.

A organização escolar evidencia muitos aspectos que devem ser reflexivo para os Pedagogos, pois a escola funciona em prol de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, e ambos precisam manter-se unidos pelo mesmo objetivo, que é o de formar o indivíduo apto a atuar em sociedade com todas as suas habilidades.

Este relatório está dividido em tópicos, os quais são: A caracterização da escola pesquisada; A apresentação dos dados coletado: Entrevista com os pedagogos.

Ao término da pesquisa, serão realizadas as considerações finais, que relata as reflexões a respeito dos resultados obtidos nesse trabalho.

2- DESENVOLVIMENTO

O trabalho realizado para a disciplina de Organização Escolar foi realizada na escola de ensino fundamental, Angelina Salzano Vieira da Cunha localizada na rua São Rafael, Bairro Nossa Senhora de Fátima, situa-se ao lado oeste da cidade.

A escola conta com serviços de direção, vice-direção, coordenação pedagógica, secretaria, biblioteca, cozinha, refeitório, sala de aula digital, quadra aberta de esportes, pracinha e área de convivência. A escola oferece ensino fundamental completo, aos anos iniciais de 1º ao 5º, series finais 5º ao 8º e educação de jovens e adultos (EJA). A escola tem o sistema ’’sala ambiente’’(permanência dos professores em sala de aula e o rodízio dos alunos).Sala 1 - 2º ano, sala 2 - 3º ano, sala 3 - 4º ano, sala 4 - Sala Digital, sala 5 - 1º ano, sala 6 - Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, sala 7 - História e Geografia, sala 8 - Ciências e Ensino Religioso, sala 9 – Matemática, sala 10 – Arte, sala 11 - Educação Física

A escola pesquisada é uma Instituição Educacional, sem fins lucrativos, é uma escola publica mantida com verbas do governo e algumas contribuições.

A escola atualmente possui três projetos: Saúde Escolar: onde a escola conta com serviços de atendimento médico nas terças e odontológico nas quartas-feiras, grêmio Estudantil, e a cor da pele.

A grande maioria dos alunos desta instituição são crianças que reside próximo à escola com nível socioeconômico variado em classe média baixa e baixa.

A escola conta hoje com um total de 307 alunos matriculados ela tem seu corpo decente formado por professores, sendo que a maioria cursou magistério e alguns cursaram pedagogia para séries iniciais, e séries finais do fundamental é formada em graduação e alguns em pós-graduação. Os turnos e horário de funcionamento da escola é manhã dás 08h00min ás 12h00min, tarde dás 13h30min ás 17h30min e noite dás 19h00min ás 23h00min.

O objetivo da escola é preparar o educando para a vida, nos diferentes contextos sociais em que se acha inserido, repensando a prática educativa e a construção do conhecimento voltada à modernidade, oferecendo e criando condições de um atendimento diferenciado, buscando resgatar no ser humano sua essência para que estabeleça uma vivência fundamentada na fé e nos valores. A comunidade escolar trabalha para que a filosofia da escola não fique apenas no papel, mas que, a partir dela, seja possível definir o aluno como um ser fraterno, crítico e participativo.

4.ENTREVISTA COM OS PROFESSORES

De acordo com os professores entrevistados responderam que a função da escola A escola tem como função educar um indivíduo, para que ele aprenda a conviver em sociedade, facilitando aos alunos o pleno entendimento sobre determinado assunto, permitindo que eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com