TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Escolar

Casos: Organização Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  2.298 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário

Título:

Curso:

Disciplina:

Módulo:

Tipo:

Atividade Avaliativa de Organização Escolar - módulo 2 - Intensivo de Arte, Educação e Terapia

+Arte, Educação e Terapia

Organização Escolar

Módulo 2

AA

1) A escola é uma unidade social que reúne pessoas que interagem entre si e que opera por meio de estruturas e processos organizativos próprios, a fim de alcançar os objetivos da instituição. A finalidade da escola é

A formação escolar por meio dos processos de ensino e aprendizagem;

Administrar Creche Comunitária, Casa de Idosos, Casa Lares;

Receber e administrar recursos de qualquer espécie e de qualquer natureza;

Desenvolver atividades esportivas.

2) A última LDB, ________________ incorpora a gestão democrática como base para a organização educacional. Políticas de descentralização administrativa e financeira invadem o espaço escolar, e exigem um repensar sobre essas políticas.

Lei 4024/61

Lei 5692/71

Lei 9394/96

Lei 9694/06

3) Para que o processo ensino aprendizagem se concretize, alguns elementos são essenciais. Relacione os elementos às suas concepções e depois marque a alternativa correta.

I. os objetivos de ensino

II. os conteúdos escolares

III. a metodologia do ensino

IV. a relação professor-aluno

V. a avaliação

VI. o planejamento.

( ) Representam o corpus de conhecimentos necessários aos estudantes para que atinjam os objetivos propostos. São consequências dos objetivos e não suas causas. Na maioria das vezes, acontece de listarmos os conteúdos e depois criarmos os objetivos, quando na verdade deveria ser feito o movimento contrário.

( ) É um ato de previsão e racionalização das ações humanas, cujo intuito é minimizar a improvisação e a possibilidade de insucesso.

( ) Graças a ele, o caráter instrumental e mecânico da didática ganha espaço. O entendimento metodológico, ou seja, o como fazer para que os objetivos de ensino sejam alcançados, precisa ser estruturado levando em consideração os pressupostos da Teoria da Educação vigente.

( ) Verificar se o professor inferiu de forma significativa, considerando de onde o aluno partiu até onde conseguiu chegar.

( ) Os professores devem se comprometer com uma aprendizagem em que todos os alunos se envolvam de fato e busquem um desempenho elevado, criando conhecimentos e aplicando-os aos problemas que vão surgindo.

( ) Toda ação humana tem em vista atingir um fim, seja ele explícito ou não. É de competência do educador, em sintonia com seus alunos, determinar quais devem ser alcançados. Sendo assim, os alunos tomam conhecimento do que se espera deles ao final do processo de ensino.

I, VI, IV, III, II, VI

II,VI, III, V, IV, I

VI, V, IV, III, II, I

II, III, V, VI, IV, I

4) É de competência do educador, em sintonia com seus alunos, determinar os objetivos de ensino que devem ser alcançados. Sendo assim, os alunos tomam conhecimento do que se espera deles ao final do processo de ensino. O que se percebe, porém, é que o professor em decorrência de todo o contexto político-econômico no qual está inserido, é intimidado e excluído desse processo de concepção dos objetivos, sendo, na maioria das vezes, um reprodutor dos livros didáticos ou das apostilas de ensino que estão popularizadas pelo nosso país. Dessa forma:

Fica limitada a autonomia didático-pedagógica do educador

Fica ampliada a autonomia didático-pedagógica do educador

Melhora o desempenho do educador.

É possível facilitar a aprendizagem por parte do aluno.

5) Os conteúdos de ensino representam o corpus de conhecimentos necessários aos estudantes para que atinjam os objetivos propostos. Quando elencamos os conteúdos, estamos cumprindo a função de veiculação dos saberes sistematizados cientificamente e que foram produzidos histórica e socialmente. Sobre os conteúdos é correto afirmar que:

Devem ser pensados antes de se estabelecerem os objetivos do ensino.

Devem ser cumpridos de acordo com o que manda a legislação vigente, sem necessidade de parecer favorável por parte do professor.

Deve ser pensado após o estabelecimento dos objetivos.

Os conteúdos são necessariamente os que constam no livro didático e os objetivos devem ser pensados tendo o livro como base.

6) O caráter instrumental e mecânico da didática ganha espaço, graças à metodologia de ensino. Ao apresentar um conteúdo, o professor:

Deve apresenta-lo de modo firme, não deixando dúvidas sobre sua veracidade e nem abrindo espaço para discussões conceituais.

Deve coloca-lo como pronto de modo a não gerar discussões.

Deve evitar que o aluno fique com dúvida ou argumente na defesa de suas ideias.

Deve propor questões que gerem discussões e levem o aluno a querer aprender mais sobre o assunto, buscando outras fontes de pesquisa e argumentando a favor de suas posições e ideias.

7) De acordo com o art. 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 394/96) a educação escolar compõe-se de:

Ensino fundamental de 8 anos e ensino médio

Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio

Educação fundamental de 12 anos e ensino superior

Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e educação superior.

8) A educação básica «tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores» (art. 22). Ela pode ser oferecida;

Apenas no ensino regular

Apenas no ensino regular e na educação especial

No ensino regular e nas modalidades de educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional, sendo que esta última pode ser também uma modalidade da educação superior.

Nas modalidades de educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional.

9) A ideia de formação comum deve ser interpretada como um lastro integral e integrado de conhecimentos potencializadores da capacidade de cada um de se situar no ambiente social, no ambiente de trabalho, nas relações produtivas e na construção de sua vida individual e em sociedade. Assim, cabe a LDB:

I. Regularizar em âmbito nacional, a base comum do currículo.

II. Regularizar a carga horária e presença mínima em aula.

III. Regularizar e as formas de promoção de série.

Apenas a alternativa I está correta.

Apenas as alternativas I e III estão corretas.

Apenas a alternativa II está correta.

Todas as alternativas estão corretas.

10) Quando se pensa na relação entre cultura e educação que se estabelece dentro da escola, é correto afirmar que:

I. Se partirmos do principio de que a escola é um espaço vivo, carregado de memórias e significações, a abertura à comunidade é fundamental e permite que alunos e suas famílias se enxerguem em seu território, nutram o sentimento de pertencimento, de enraizamento e se sintam reconhecidos no conhecimento que a escola produz e transmite a seus estudantes.

II. A escola deve construir uma ponte entre o conhecimento estabelecido, o patrimônio cultural da humanidade, e aquele conhecimento cultural que está ali presente, circulando na localidade. Espera-se que a escola consiga articular esse patrimônio com a cultura das pessoas que vivem no seu entorno e que a frequentam.

III. A escola deve lembrar que é um espaço de aprendizagem de conteúdos e não deve se envolver em questões políticas ou culturais das pessoas que a frequentam.

Apenas a alternativa I está correta.

Apenas as alternativas I e II estão corretas.

Todas as alternativas estão corretas.

As alternativas I e III estão corretas.

...

Baixar como  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »