TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações, administração e administradores

Tese: Organizações, administração e administradores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Tese  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 3

Passo 1

1. Leituras e pesquisas sobre o tema “As organizações, A administração e o Administrador”.

2.Organização e uma entidade social formada por pessoas que trabalham de forma que visão um objetivo coletivo, envolvendo a distribuição de tarefas e atribuição de responsabilidades. A estrutura de uma organização pode ser formal ou informal, a organização formal é planejada e estruturada seguindo um regulamento interno. Já a organização informal são as relações geradas espontaneamente entre as pessoas, resultando no próprio funcionamento e evolução da empresa. Temos um conjunto de elementos que estão associados diretamente a uma organização, tais como: comunicação social, clientes, concorrentes, fornecedores entre outros.

As diferenças entre as organizações tradicionais e as novas são as seguintes, na nova organização temos a inovação que se enraíza na vida diária da organização através da criação de novas capacidades, medidas e atitudes que potencie a geração de ideias. Já na organização tradicional conduz a um estilo de gerenciamento centrado, e são estabelecidos objetivos para cada função e gerentes e outros colaboradores veem isso como inimigo e não aliados contra a concorrência, a administração passa a ser sustentada por silos, onde gerentes do nível em questão discuta com outros gerentes para que não seja resolvidos por escalões inferiores,para posteriormente comunicar a solução á área de trabalho a ser executada.

Passo 2

Leitura do capitulo 7 do PLT da disciplina na bibliografia complementar.

Passo 3

a.1º etapa- Planejamento- Determinação de objetivos.

2º etapa- organização- Definição de estruturas.

3º etapa- Direção- Tomada de decisão.

4º etapa- controle- Mediação e avaliação de resultados.

b.As 4 funções administrativas : 1º Planejar-é definir os objetivos,decidir como alcançar os planos,programar as atividades,alcançar as metas.e é dividido em : planejamento estratégico que é amplo e envolve toda a organização a longo prazo nos ambientes internos e externos,as tendências de mercado. E o planejamento operacional que um planejamento diário e elabora cronogramas,cada tarefa tende ser planejada,após criados os métodos,os procedimentos,as normas,as metas e os programas. Após temos o planejamento tático que analisa alternativas para realizar a missão da empresa, no entanto é um planejamento de médio prazo, normalmente anual, de nível departamental, cada departamento da empresa tem o seu.

2º Organizar-Definir métodos de trabalho e estrutura da organização de forma que alcancem seus objetivos, com a elaboração dos níveis hierárquicos e definição das estruturas organizacionais. Pode ser definido como a ordenação dos recursos materiais e recursos humanos, assim visando atingir os objetivos estabelecidos, já os organogramas das empresas também é definido nessa função administrativa servindo para a representação da estrutura empresarial e departamental, com o intuito de deixar bem claro os níveis hierárquicos.

3º Dirigir- Liderar Pessoas e estabelecer prioridades e sequencia de atividades através de tomadas de decisões, a liderança é a intercomunicação com os subordinados, essa função administrativa exige muita da habilidade humana do profissional pela área relacionada. Ele pode ser dividido em três níveis: nível institucional: abarcando a empresa como um todo, nível departamental: que abrange as unidades em separações e por fim nível operacional: determinado a cada operação ou sessão em questão.

4º Controlar- Acompanhar as atividades de forma que verifique os planos se estão sendo executados adequadamente, devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feita as devidas correções para garantir que os resultados sejam satisfatórios, os principais pontos para a função de controle são: ser Dinâmico e continuo, englobar todas as vertentes de uma organização e avaliar o desempenho profissional.

c.Os três níveis de planejamento:

Nível 1-estratégico : É um processo permanente e continuo,ele visa a racionalidade na tomada de decisões e a alocação dos recursos organizacionais de forma mais eficiente possível,o que acaba gerando mudanças e inovações.As decisões estratégicas da empresa são tomadas pelos proprietários,presidente e diretoria,isso dependendo da forma de como a organização concebe seus processos.Mas quem ocupa os cargos estratégicos devem evitar ao Maximo atividades administrativas de nível tático e operacional.

Nível 2-Tático: Ele integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos, desdobrando os objetivos institucionais em objetivos departamentais. Os integrantes desse nível devem se apropriar da estratégia para desdobra-la em ações concretas nas suas áreas e processos ou processo de atuação, é o nível da gerencia media ou intermediaria onde o plano tático tem por finalidade especificar de que modo o seu setor, projeto ou processo ajudara a alcançar os objetivos gerais das organizações.

Nível 3- Operacional: Ele envolve cada tarefa ou atividade de forma isolada, preocupada para alcançar metas especificas. O planejamento operacional ajuda a colocar em pratica os planos táticos de cada setor dentro da empresa, criando condições para realização mais adequadas dos trabalhos diários que ao serem executados dentro da organização, uma das principais características é a formalização por meio das metodologias estabelecidas e designadas em documentos corporativos. Cada planejamento operacional deve conter: recursos necessários para sua implantação, procedimentos básicos a serem adotados, resultados esperados e prazos estabelecidos e os responsáveis pela execução.

Passo 4

1. Na empresa JC Confecções predomina em sua administração as características de uma administração tradicional, na qual trabalham com uma hierarquia em que toda a responsabilidade esta nas mãos de quem lidera o topo da pirâmide, no caso dos dois sócios e que ao mesmo tempo também auxiliam nas funções baixas da pirâmide, não tendo uma divisão de cargos que os auxiliam.

O processo administrativo na empresa fica a cargo de um dos sócios que também cuida da parte de departamento pessoal, e de momento não tem nenhuma experiência sobre como administrar e planejar, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com