TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações de Planejamento Estratégico

Seminário: Organizações de Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Seminário  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Os recursos humanos são mais sensíveis às mudanças, qualquer oscilação nos recursos financeiros, as dificuldades operacionais e o implacável comportamento do mercado de trabalho.

As organizações O planejamento estratégico é conjunto de informações, que serve como referência para o planejamento de ações organizacionais. Pode ser considerado como orientador para os membros de uma determinada organização.

Atualmente se tornou cada vez mais importante a flexibilidade, as habilidades, competências e atitudes para se posicionar em situações dificeis, encontrar soluções eficazes e criativas é uma das preocupações centrais em todo o mundo.

De acordo com Chiavenato(1999) existe uma hierarquia do planejamento, neste sentido a apresentamos a seguir os três níveis distintos de planejamento.

1- Base Informativa dos dados que busca desenvolver informação na medida certa - quantidade e qualidade.

2- Flexibilidade, quanto mais flexível for o plano, menos é a necessidade de replanejamento. O plano deve comportar variações.

3- Objetivos ,quando um plano deve apontar para resultados.

Predominância de Ação

Tipos de Planejamento:

Superior – Estratégico

Intermediário – Tático

Inferior - Operacional

Entretanto, a formulação estratégica não deve ser confundida com um plano, que é a expressão escrita e sistematizada resultante desse processo, etapa em que se formaliza as declarações em determinado momento. Trata-se, de um processo, de uma seqüência de etapas que permite à organização refletir, discutir e definir seus propósitos e suas estratégias fundamentais.

devem identificar suas necessidades de colaboradores a curto, médio e longo prazos

Em curto prazo se determinam as necessidades básicas operacional no período de há 1 ano,o médio determina analisando o planejamento estratégico organizacional as estimativas por um período 1 ano a 3 anos; quando se menciona em longo prazo se estimaram as condições do pessoal por um período não inferior a pelo menos 5 anos.

O planejamento estratégico em recursos humanos forma a sistemática de determinar a previsão de demanda futura que deve estar associada ao planejamento estratégico organizacional, o setor de Recursos Humanos pode planejar sua forma de acompanhar o desenvolvimento organizacional através das técnicas de recrutamento, seleção, capacitação, entre outras.

A competitividade no mercado de trabalho faz com que as organizações sejam obrigados a fazer o planejamento estratégico em recursos humanos para garantir a sua posição, em uma época onde o homem, é encarado como capital da empresa, não mais aquele trabalhador braçal da era industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com