TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios logísticos da Amazônia

Por:   •  27/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

PAULA SOUZA

ETEC PROF. BASILIDES DE GODOY

EXTENSÃO CEU PARQUE ANHANGUERA

Técnico em Logística

Adriana Ferreira da Silva

Arlete Marçal

Gabrieli Maria Ribeiro

Joseane Gomes Dias

Sullivan Gonçalves Sales de Oliveira

Vitória Rodrigues Andrade

   

OS DESAFIOS DE IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA NA AMAZÔNIA








São Paulo

2019

Adriana Ferreira da Silva

Arlete Marçal

Gabrieli Maria Ribeiro

Joseane Gomes Dias

Sullivan Gonçalves Sales de Oliveira

Vitória Rodrigues Andrade

OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA NA AMAZÔNIA







Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito de elaboração do projeto experimental do segundo módolo em Logística na ETEC Professor Basilides de Godoy - Extensão CEU Parque Anhanguera

       Orientador: Carlos Roberto




São Paulo

2019

INTRODUÇÃO

A presente introdução tem como objetivo apresentar características do Estado do Amazônia, sua extensão e as dificuldades de implantação da logística no local.

A maior floresta tropical do mundo, a Amazônia com uma área de aproximadamente 5,2 milhões de km² sendo 61% presentes no território brasileiro. Sua extensão territorial se torna um dos grandes desafios para uma implantação consideravelmente viável.

Em 1970 houve o primeiro plano de desenvolvimento para a Amazônia, o plano tinha como nome “Integração Nacional”, que promoveu a abertura e construção de estradas, foi quando surgiu a “Transamazônica”; “Belém-Brasília” e “Cuibá-Santarém” com o objetivo de atrair investidores para a região.

No trabalho em questão, temos como finalidade abordar quais são as principais dificuldades para a implantação de um modal sustentável para o local, e quais possíveis medidas podem ser tomadas.


                                      Justificativa


Diante do cenário e diversos acontecimentos  que vem afetando a floresta Amazonica, escolhemos esse tema para interligar a logística e sua implantação de forma sustentável. É de grande importância um planejamento eficaz, pois devido a inúmeras falhas tanto na infraestrutura do local quanto aos meios de transportes, dificulta o processo logístico na região. Através disso podemos perceber como a logística pode agregar valor não somente para o estado da Amazonas, mas para o restante do país graças ao transporte de seus recursos.




                                 Problemática

De que maneira melhorar a infraestrutura na região Amazônica para o transporte logístico?


                                   Hipóteses

Segundo o ex-governador do Amazonas: “ Nossa maior carência está na logística.” “Numa região como a nossa,isolada dos centros comerciais do país,a falta de estradas e infraestrutura aeroportuária deficiente,dificulta o desenvolvimento de atividade econômica, principalmente no municípios do interior”.

O modelo de transporte viável e mais utilizado na região é o Rodo-Fluvial ( junção do modal Rodoviário com o Hidroviário), o mesmo apresenta impasses.Apresentaremos possíveis soluções a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com