TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Esportes Paralímpicos

Por:   •  10/6/2020  •  Resenha  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho tem como objetivo esclarecer como surgiu a pratica do esporte paralímpico, quem pode participar de uma paraolimpíada e quais são as principais modalidades de Esportes Paralímpico. Falaremos também dos pontos importantes sobre o preconceito e a inclusão nos esportes paralímpicos.

Desenvolvimento

Esportes Paralímpicos

A origem do termo Paralímpico se refere aos termos paraplegia e olimpíada, que juntos formam a palavra.

Os esportes paralímpicos foram praticados pela primeira vez no ano de 1960, em Roma na Itália. Porém esta modalidade de esporte foi originada em Stoke Mandeville, na Inglaterra, com uma competição esportiva de deficientes físicos, cujo objetivo era reabilitar militares machucados durante a Segunda Guerra Mundial.

Entre as principais modalidades de esportes paralímpicos, destaca-se o Atletismo, com a participação de atletas com deficiência visual e física; com provas de arremesso, salto e lançamento, além de pista. Os atletas cegos são acompanhados de um guia e unidos por uma corda. O Basquetebol em cadeira de rodas, praticado por atletas com deficiência física e motora. Esta modalidade é regida pela Federação Internacional de Basquete (FIBA). O Futebol de 5 é disputado por atletas deficientes visuais, onde apenas o goleiro possui visão. A quadra é adaptada e a bola possui um barulho para orientar os jogadores. Há também o Futebol de 7, disputado por atletas com paralisia cerebral, em um campo de 55 por 77 metros. A modalidade Levantamento de Peso é praticada por atletas com deficiência física. O Judô também é praticado por pessoas com deficiência visual.

A Natação é disputada por atletas com deficiência visual e física. São competições de 50 a 400 metros, nos estilos: peito, livre, borboleta e costas. Há também as provas de revezamento (medley e livre). Outra modalidade de Esportes Paralímpicos é o Tênis de Mesa, cuja competição é dividida entre os que competem em cadeiras de rodas e de pé, podendo ser praticado em dupla ou individual. Podem participar atletas amputados, usuários de cadeira de rodas e com paralisia cerebral. Outra modalidade é o Tênis em Cadeira de Rodas, diferente do comum, nesta modalidade a bolinha pode pular duas vezes. O Voleibol Sentado é a modalidade praticada por atletas com deficiência, os quais jogam sentados no chão. A rede possui altura baixa e a quadra possui 10x6 m.

Outros Esportes Paralímpicos são: Ciclismo, praticado por deficientes físicos e visuais e pode utilizar bicicletas, tandem, triciclo. Hipismo também pode ser praticado por deficientes físicos e visuais. A modalidade do Remo estreou em 2008, é praticado por deficientes físicos com equipamentos adaptados. O Rugby em cadeira de rodas é disputado por atletas com quadriplegia. Tiro com Arco é praticado por pessoas com paralisia cerebral, amputados e paraplégicos. Triatlo é a mais nova modalidade, estreou em 2010, disputado por deficientes físicos em seis categorias diferentes e a Vela, disputada por atletas paraplégicos e pessoas com deficiência cerebral.

O Comitê Olímpico Internacional (IPC) reconhece vinte e oito esportes como federados. Sendo que a Organização Internacional de Esportes para Deficientes é responsável pela administração de seis modalidades, e os outros treze possuem federações próprias, como é o caso do Basquetebol em cadeira de Rodas, Canoagem, Ciclismo, Curling em cadeira de Rodas, Hipismo, Remo, Rugby em cadeiras de Rodas, Tênis em Cadeira de Rodas, Tiro com Arco, Triatlo, Vela e Voleibol Sentado.

Existem ainda os Esportes Paralímpicos praticados nos Jogos Paralímpicos de Inverno, como Biatlo, Esqui alpino, Esqui cross-country, Hóquei sobre trenó, Tiro e Dança Esportiva. E os praticados nos Jogos Paralímpicos de Verão, que são: Bocha, Esgrima em cadeira de rodas, Goalball e Judô.

Os Esportes Paralímpicos possuem uma classificação para os atletas com deficiência, com o objetivo de igualar as capacidade e limitações técnicas de cada um, de acordo com a categoria. São divididos em seis categorias:

Atleta com paralisia cerebral;

Atleta com lesão medular;

Atleta com amputação;

Atleta com deficiência visual;

Atleta com deficiência mental;

Les Autres, atletas que não se incluem nas categorias mencionadas.

Preconceito e Inclusão

Podemos definir como atleta paralímpico, qualquer praticante de atividade desportiva que possui alguma deficiência, podendo ser esta física, visual, intelectual.

Atualmente os portadores de deficiências são cada vez mais respeitados e obtêm mais espaço em nossa sociedade. Mas nunca é demais observar que ainda lhes faltam oportunidades, e num outro aspecto, ainda há muitos deficientes que preferem trancar-se em suas casas, ao invés de conviverem em sociedade.

Os esportes paralímpicos sofrem preconceito por algumas pessoas da sociedade, como achar que são esportes fáceis, que não são competitivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com