TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Exemplos Arena

Por:   •  4/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 5

1-) Em um pedágio veículos chegam a cada 30 segundos, de acordo com a distribuição exponencial. O atendimento no pedágio dá-se através também de uma distribuição exponencial com média de 20 segundos.

Simular a situação anterior para 3.600 segundos. Após isso, observe as faixas de tempo de replicação:

36.000 segundos,

360.000 segundos,

3.600.000 segundos.

Pergunta: a partir de qual faixa de replicação o modelo se estabiliza?

2-) Em uma fábrica chegam pedidos a cada EXPO(23) minutos e são encaminhados à produção (MAQ.A), gastando UNIF(15,25) minutos.

 A seguir passam por um processo de inspeção que dura TRIA(15,17, 20) minutos com um percentual de falha de 30%.

As peças defeituosas são encaminhadas para uma estação de reparo. As peças sem defeito são encaminhadas à expedição.

Na estação de reparo gasta-se UNIF(10,15) minutos e, a seguir, as peças são encaminhadas à expedição.

Os tempos de deslocamento entre todas as estações são de 2 minutos. Simule 1.000 minutos.

  1. Qual a taxa de ocupação de cada servidor?
  2. Qual o tamanho médio de cada fila?
  3. Qual o tempo médio em cada fila?
  4. Qual o tempo médio para se produzir uma peça?

3-) Em uma barbearia, clientes chegam a cada EXPO(10) minutos. Existem 3 barbeiros, e o tempo de corte é de TRIA(15,20,25) minutos. Após cortado o cabelo, 30% dos clientes também fazem a unha com outra profissional, gastando TRIA(10,15,20) minutos. Verifique o tamanho das filas, o tempo nas filas e o tempo que um cliente gasta dentro da barbearia. O tempo de deslocamento entre a seção de corte de cabelo e a seção de corte de unha é de 1 minuto (o cliente gasta algum tempo conversando etc.). Conte o total de clientes que foram atendidos no total de 8 horas.

4-) Navios chegam a um porto a intervalos de EXPO(8) horas e gastam TRI(3, 5, 10) horas para descarregar. Faça o diagrama de blocos e submeta-o ao ARENA. Simule 8760 horas (1 ano). Determine os valores para:

  1. Taxa de ocupação do porto;
  2. Tamanho médio da fila de navios;
  3. Tempo médio na fila.

5-) Em uma fábrica de geladeiras, na seção de colocação de motores, a chegada de uma geladeira sem motor ocorre a intervalos de EXPO(50) minutos e gastam-se TRIA(25, 35, 50) minutos para o serviço. Determine o tamanho médio da fila. Faça o diagrama de blocos e submeta-o ao ARENA. Simule 480 minutos (8 horas).

6-) O gerente do depto. de RH pretende testar a estratégia para o processo de seleção de trainees deste ano através de um modelo de simulação. Os currículos, desta vez, serão recebidos apenas via e-mail. Estima-se que estes cheguem em intervalos de 4 minutos seguindo uma distribuição exponencial. Os e-mails são lidos inicialmente por uma secretária, seguindo uma distribuição normal de média 3 minutos e desvio padrão de 1. Ela separa todos os currículos que não possuem os requisitos essenciais e os envia para o arquivo. Os currículos que atendem aos requisitos são enviados para a área específica, também via e-mail, que os avalia detalhadamente em um tempo de média 10 minutos com desvio padrão de 2, segundo uma distribuição normal. Os currículos aprovados nesta fase são enviados ao próprio gerente de RH, e os recusados vão para o arquivo.

Sabe-se que 20% dos currículos recebidos não possuem os requisitos básicos e que 80% dos currículos enviados para área específica são recusados. Diante da urgência para a contratação, o gerente de RH deseja saber se alguma etapa ficará sobrecarregada, gerando atraso no processo.

A simulação de um dia de trabalho (8 horas) será considerada suficiente para análise.

7-) Suponha que uma confecção de roupas por encomenda, deseja analisar seu processo de produção. Os dados são os seguintes:

  • Os pedidos chegam em intervalos de EXPO (12) minutos são feitos os cortes em uma estação de trabalho, daí as peças cortadas são enviadas para a costura, após a costura passam por uma inspeção de qualidade, peças defeituosas são retornadas para a costura para o retrabalho;
  • Tempos de produção:
  • Corte: TRIA (8, 10, 12) minutos;
  • Costura: TRIA (18, 22, 28) minutos;
  • Tempo de inspeção igual a 2 minutos.
  • Número de Funcionários:
  • Corte: 01 funcionário;
  • Costura: 02 funcionários;
  • Inspeção: 01 funcionário.
  • Índice de rejeição na inspeção de qualidade: 20%.

Desejamos saber:

  1. Qual a taxa de ocupação de cada funcionário?
  2. Qual o tamanho médio de cada fila?

8-) Em um fábrica chegam pedidos a cada EXPO (23) minutos e vão para a produção, gastando UNIF (15, 25) minutos. A seguir passam por um processo de inspeção, em que demoram TRIA (15, 17, 20) minutos para serem inspecionados, tendo um percentual de falha de 30%. As peças defeituosas vão para uma estação de reparo. As peças sem defeito vão para a expedição. Na estação de reparo se gasta UNIF (10, 15) minutos e, a seguir, as peças vão para a expedição. Simule 1000 minutos. Pede-se:

  1. Qual a taxa de ocupação de cada servidor?
  2. Qual o tamanho médio de cada fila?
  3. Qual o tempo médio em cada fila?

9-) Uma indústria eletrônica produz 2 medidores eletrônicos que chamaremos de A e B. Basicamente os 2 aparelhos, embora com funções distintas, tem as mesmas características quais sejam (uma placa de circuito impresso) onde são soldados componentes, e uma embalagem de plástico com alguns botões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com