TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Norteadores estratégicos

Por:   •  27/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

NORTEADORES ESTRATÉGICOS

 A visão, missão e valores são considerados essenciais na implementação estratégica competitiva de uma organização, pois os mesmos permitem detectar sinais de mudança, planejar em sintonia com o negócio e criar condições para ações proativas.
        Para Tavares(2005), a missão serve de critério geral para orientar a tomada de decisão, definir objetivos e ajudar na escolha das decisões estratégicas.
A missão é um ponto de partida a carteira de identidade da organização, objetivando que todos na empresa conheçam sua razão de existência, atuando de forma que seus resultados justifiquem esta razão de existe e, quando bem estabelecida, orienta os colaboradores da empresa.
Alguns exemplos de missão:
Unilever: Levar vitalidade para o dia-a-dia.
Banco Real: Ser uma organização reconhecida por prestar serviços financeiros de qualidade exemplar aos nossos clientes.
Alpargatas: Conquistar os consumidores, por meio de marcas e produtos diferenciados e de alto valor percebido, criando valor para acionistas, empregados, fornecedores e clientes, atuando com responsabilidade social e ambiental.
        Já a visão o que a empresa deseja, refere-se aonde desejamos incorporar as inovações necessárias para essa busca, estabelece a direção e o foco, mostra aonde a
empresa deseja chegar.
Alguns exemplos de visão:
Unilever: Uma companhia capaz de entregar aos seus consumidores produtos que provam a melhoria dos padrões de vida.
Banco Real: Um Novo Banco pra uma nova sociedade
Alpargatas: Ser uma empresa global de marcas desejadas nos segmentos de calçados, vestuários e acessórios.
        Já os valores são como crenças básicas para a tomada de decisão na empresa, são ideias a serem atingidas. Na pesquisa realizada nas três empresas acima citadas todas tiveram valores semelhantes os quais são voltados a preocupação com o meio ambiente, honestidade, busca do comprometimento, da excelência, da ética e cidadania responsável. Os valores estabelecem vínculos entre visão e a tomada de decisões. Eles devem ser internalizados por todos os colaboradores da empresa, de modo que todos entendam sua essência e o busquem em detrimento da missão e visão organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com