TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Pcn's e o Ensino Fundamental em Matemática

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 6

ORIENTAÇÕES DOS PCN PARA O ENSINO DE MATEMATICA

Maricelia Lopes Meira

INTRODUÇÃO

A Matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. Ela compreende uma constante busca pela verdade dos fatos através de técnicas precisas e exatas. Ao longo da história, a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada, organizada em teorias válidas e utilizadas atualmente. Ela prossegue em sua constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos cotidianos. É considerada uma das ciências mais aplicadas em nosso cotidiano. Um simples olhar ao nosso redor e notamos a sua presença nas formas, nos contornos, nas medidas, nas compras... As operações básicas são utilizadas constantemente, e os cálculos mais complexos são concluídos de forma prática e adequada de acordo com os princípios matemáticos postulados.

Na matemática há uma estreita relação com as outras ciências, que buscam nos fundamentos matemáticos explicações práticas para suas teorias. Dizemos que é ela é a ciência das ciências.

DESENVOLVIMENTO

A Matemática é de extrema importância na formação dos cidadãos; desenvolvendo o raciocínio e a criatividade, proporcionando maior participação dos cidadãos na sociedade. A influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que muito tem contribuído no ensino fundamental, transformando esse ensino em maiores oportunidades aos cidadãos brasileiros. A interdisciplinaridade e transversalidade tratam da segmentação dos temas estudados favorecendo o aprendizado, propiciando ao educando seu desenvolvimento e engrandecimento pessoal.

São trazidos aqui os objetivos da Matemática para o Ensino Fundamental, de acordo com os PCN's, que visam De acordo com os PCN de Matemática, as finalidades do ensino de Matemática indicam, como objetivos do ensino fundamental, levar o aluno a:

Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas; Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico); selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente; Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis; Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas; Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares; Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto-estima e a perseverança na busca de soluções; Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles. (Brasil, 1997, p. 37).

Observamos que a matemática não é apenas utilizada em cálculos numéricos, mas responsável também pelo desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico, proporcionando assim, maior participação dos cidadãos na sociedade brasileira.

''Para tal, o ensino de Matemática prestará sua contribuição à medida que forem exploradas metodologias que priorizem a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação, o espírito crítico e favoreçam a criatividade, o trabalho coletivo, a iniciativa pessoal e a autonomia advinda do desenvolvimento da confiança na própria capacidade de conhecer e enfrentar desafios.''(MEC/SEF, 1997,p.31)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem que as estratégias de ensino adotadas pelos professores de Matemática devem priorizar a criação de estratégias, a comprovação, a justificativa, a argumentação, o trabalho coletivo, a criatividade, o espírito crítico, a iniciativa pessoal e a autonomia. Eles apresentam, ainda, os blocos de conteúdos que, embora muitas vezes ensinados sem conexões, estão intimamente ligados. Discutir um tema transversal usando o ferramental matemático implica em usar os diferentes blocos de conteúdos: Números e operações (Aritmética e Álgebra), Espaço e formas (Geometria), Grandezas e medidas (Aritmética, Álgebra e Geometria), Tratamento da informação (Estatística, Combinatória e Probabilidade). Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática apresentam também os objetivos em termos das capacidades a serem desenvolvidas em cada ciclo, assim como os conteúdos para desenvolvê-las. São apontadas as possíveis conexões entre os blocos de conteúdos, entre a Matemática e as outras áreas do conhecimento e suas relações com o cotidiano e com os Temas Transversais. Sabemos que isto só será alcançado se oferecermos à criança brasileira pleno acesso aos recursos culturais relevantes para a conquista de sua cidadania. Tais recursos incluem tanto os domínios do saber tradicionalmente presentes no trabalho escolar quanto as preocupações contemporâneas com o meio ambiente, com a saúde, com a sexualidade e com as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade.

“A proposta de Matemática dos PCNEM é que cada escola e grupo de professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com