TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas de Saúde

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 7

Sistemas de Saúde

 O atual sistema de saúde pública do Reino Unido (NHS) tem o princípio de acesso universal, com o atendimento sendo um direito gratuito para todos. Com exceção nos  serviços de prescrições, optometria e dental.  

 O acesso ao serviço do NHS é por meio de um cadastro nacional. Os usuários do sistema  fazem o agendamento, e passam por um médico (General Practitioner). Um médico que  recebe o pagamento dos honorários do NHS. Esse profissional o acompanhará e  encaminhará para especialistas quando necessário. Além disso, o acesso aos  medicamentos é gratuito para crianças, gestantes, idosos e pessoas carentes. 

 Como complemento ao serviços dos General Practitioner a população conta com o  atendimento mais rápido, sem necessidade de agendar um horário no NHS Walk-in  Centres, unidades de saúde instaladas em grandes centros. E também com serviço de  atendimento por telefone, contatando diretamente profissionais da saúde, que podem 

direciona-los para os centros de atendimentos apropriados. 

 Grande parte dos recursos direcionados ao Sistema de Saúde Britânico vem dos  impostos, uma menor parte é oriunda do Sistema de seguridade Social. 

 Os serviços de saúde privada existem, geralmente oferecidos pelo empregador com a  vantagem de um tempo menor de espera em relação aos hospitais públicos. Porém não  dominam o mercado, sendo que o NHS atende 99% da população. (CONIL, [2006]) 

 O NHS também oferece alguns serviços de assistência social como adaptações para a  casa como rampas e adaptação para o uso de cadeira de rodas, auxílios financeiros.  Segundo o site oficial do NHS. (NHS, 2018) 

 EUA 

 Os Estados Unidos não contam com um sistema universal de saúde. O governo oferece  o Medicare, um seguro social com contribuição obrigatória financiado por empregados e  empresas. Um plano disponibilizado para pessoas com mais de 65 anos que tenham  contribuído com os impostos para a saúde durante os anos trabalhados, pessoas com  deficiência e também algumas doenças terminais. O Medicare cobre parcialmente custos  de hospitalização, com coparticipação do usuário. 

 O Madicade é reponsabilidade do governo e federal e estaduais. Atendente crianças,  pessoas com deficiência e adultos que comprovadamente não tem renda para obter esses  serviços. 

 Uma parte da população recebe o plano de saúde como benefício oferecido pelo  empregador. O sistema privado domina o mercado e oferece uma grande variedade de  planos particulares, geralmente não tem cobertura total, funciona com coparticipação do  usuário.

 Recentemente surgiu o Affordable Care Act ou “Obama Care” um serviço que não é  gratuito, mas é subsidiado pelo governo com intuito de que todos os cidadãos pudessem  ter acesso a saúde com um valor mais baixo. (CONIL, [2006]) 

 COLOMBIA 

 O sistema de saúde colombiano é parte do Sistema de Previdência Social da Colômbia. Sendo obrigatório e controlado pelo governo. Existem dois tipos o contributivo, para  trabalhadores e aposentado que recebem valor maior que um salário mínimo. Havendo a  contratação do plano por meio das empresas promotoras da saúde (EPS) ou independente,  tendo variação na qualidade e no valor dos planos. Financiado por trabalhador e  empregador. 

 O plano subsidiado, que é financiado pelo governo para pessoas que não tem recursos  financeiros. Os serviços por meio deste modelo são contratados pelas secretarias de saúde ou prefeituras. O atendimento é feito pelas Administradoras do regime subsidiado. Sendo  que o número de vagas é limitado por município. 

 O financiamento do sistema de saúde colombiano se dá através contribuições, impostos e pagamentos diretos. 

 Havendo deficiência nos serviços de maior complexidade e atenção primaria em áreas  mais distantes dos grandes centros.  

(CÁRDENAS; PEREIRA; MACHADO, 2017) 

 ARGENTINA 

 O sistema de saúde argentino é fragmentado em três setores principais: 

 O setor público gerido pelas província e municípios oferecendo serviços gratuitos para  pessoas sem recursos financeiros e sem seguro social. Possui uma rede de hospitais e  centros de saúde. Sua regulamentação é por meio do Ministério da Saúde, Sendo  financiado com recursos fiscais. 

 O Seguro Social é obrigatório e atende os trabalhadores e seus dependentes através das  Obras sociais que são responsáveis por prestar serviços aos usuários por meio de contratos  com instituições privadas de saúde.  

 Dividido em 4 categorias: Obras sociais nacionais, Obras sociais provinciais, Obras  sociais das Forças Armadas e da Segurança, Obras sociais de universidades e órgãos  legislativos nacionais e Judicial.  

 O setor privado se constitui por meio de instituições e profissionais autônomos de saúde  atendendo pessoas com capacidade de pagar pelos serviços e pessoas atendidas por  seguros privados. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com