TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO - TG

                

Acadêmica:

Claudenice Alves França - RA 1411289

Cleonice Gonçalves Rocha - RA 1417358

POLO:

Unip Tangará da Serra - MT

2016

Recebendo os alunos no primeiro dia de aula

 

A escola é a segunda família de cada ser vivo que a frequenta, pois passamos grande parte da vida nela; sendo que o intuito da escola é dos melhores, pois iremos lá aprender, trocar ideias, desenvolver habilidades.  A escola deve promover oportunidades que ajudam as crianças a exercitar a cada dia, valores como; autonomia, justiça social, liberdade, soberania, solidariedade e outros, valorizando a experiência como auxilio no amadurecimento e desenvolvimento de cada ser humano. Além do mais a escola deve estimular o desenvolvimento de uma imagem positiva de si mesmo, de autoconfiança de cada criança tendo a certeza de suas capacidades e limitações, estabelecendo vínculos afetivos, facilitando a comunicação e interação social, tendo respeito pela diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

O primeiro dia de aula no ano é sem duvida um dos mais difíceis e importantes da vida escolar da criança. Tendo essa ideia como ponto de partida o professor devera buscar novas maneiras para recebê-las de forma que sintam se bem acolhidas, desde o portão até à sala onde passará do resto do ano letivo.

         Para começar o primeiro dia letivo o professor deve estar preparado e ter organizado a sala de maneira aconchegante e acolhedora. Uma forma de receber cada criança na porta da sala de aula é primeiramente com um sorriso no rosto. E já que é o primeiro dia o professor deve perguntar aos pais ou ao aluno seu nome. As carteiras deverão estar em círculo contendo num papel colado em cada uma o nome do aluno, já que o professor já tem antecipado nas mãos a relação dos matriculados naquela turma. Ao entrar o aluno se apossará da carteira ao visualizar o seu nome estampado em letras grandes de fôrma. Em cima da carteira de cada um inclusive da mesa do professor haverá um copo descartável e dentro dele algumas pedras coloridas e papeis com uma mensagem de boas vindas que o aluno lerá em voz alta, perguntas tipo; qual é o seu nome, o que gosta de fazer, o que não gosta de fazer, quantos anos têm, o que deseja ser quando crescer entre outras. Em seguida cada aluno escolhe um colega de turma para dirigir as perguntas contidas em seu copo e todos um a um vão sendo escolhidos para respondê-las até que todos se apresentem.

Para promover ainda mais a interação da turma o professor escolhera grupos de cinco alunos para saírem da sala e conhecer toda a dependência da escola estipulando um tempo de 15 minutos para o retorno á sala de aula. O professor indicara que cada aluno preste atenção em tudo que a escola possui, e o que no entendimento dele o que possivelmente falta para melhorar o ambiente escolar. Ao retornar cada grupo se colocara em pé no centro do circulo e contará o que conheceu de bom e o que acha que deveria conhecer e a escola não possuem, assim como, os problemas na manutenção ou na infraestrutura das dependências da escola. O professor percebera que durante a apresentação de cada grupo enquanto um fala os outros acrescentam, contribuindo para a interação e união do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (145.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com