TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA PESQUISA IDEB

Casos: PEDAGOGIA PESQUISA IDEB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

A educação tem como objetivo, proporcionar condições para que todos os alunos, sem qualquer exceção, desenvolvam suas capacidades, salvo suas diferenças, a fim de que esses exerçam sua cidadania de forma ampla. O professor é peça chave para a aplicação do processo ensino/aprendizagem, uma vez que esta prática deverá ser aplicada após uma capacitação que tem como objetivo preparar o professor para a atuação e assim poder aplicar o processo de ensino/aprendizagem, de forma coesa, desta forma, esta formação ou capacitação levará ao professor uma compreensão das culturas diferenciadas e da gama cultural existente dentro do âmbito escolar e o fará desenvolver um senso crítico sobre sua atuação e o outorgará um olhar mais detalhado acerca deste processo. Para a realização desta “tarefa” de educar se faz preciso que o professor tenha um olhar mais atento as relações estabelecidas dentro da sala de aula e na escola como um todo, o professor deverá ser capacitado e deverá ter facilidade no desempenhar funções e aplicar atividades educativas e interdisciplinares, que venham a garantir que os alunos de raças diferentes sintam-se contemplados, com isso conseguirá realizar seu trabalho com destreza atingindo os objetivos propostos uma vez que sabemos que a educação superior não irá garantir uma efetivação em sua prática e nem irá assegurar a qualidade em sua atuação, diante a grande diversidade cultural existente nas salas de aula o professor deverá ser á integra competente para assim conseguir aplicar a educação e atingir os alunos de forma igual e massificada.

Para analisar os índices dessa educação surge o IDEB O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

DESENVOLVIMENTO

Apresentação da Pesquisa

A entrevista se deu com dois professores de nacionalidade brasileira, de naturalidade são franciscana, com idade de 34 e 28 anos, ambos do sexo feminino, ambas são professoras do ensino fundamental e ambas são casadas e residem na cidade de São Francisco-MG.

Ao serem questionadas do resultado do IDEB na escola, as professoras disseram que a escola obteve nota 5, o resultado não fazia parte das matas traçadas pela escola, mas o corpo docente escolar de certa forma esperava por esse resultado, porque foram realizadas várias atividades para se preparar os alunos para o exame, mas dentro da instituição há uma grande defasagem e problemas com falta de alunos, a disciplina dos alunos também é um fator influenciador para o rendimento escolar, após o resultado onde o mesmo foi considerado insatisfatório, houve uma reunião e se estabeleceram procedimentos pedagógicos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com