TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA RELATORIO DE ESTÁGIO

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

VYGOSTSKY E O PAPEL DAS INTERAÇOES SOCIAIS NA SALA DE AULA:

RECONHECER E DESVENDAR O MUNDO

  ( VER O TITULO)

[pic 3]

Taiobeiras

2012

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

TÍTULO DO TRABALHO

Subtítulo do Trabalho, Se Houver

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  [Nome da Disciplina].

Prof.

Taiobeiras

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .............................................................................................. 3

2. DESENVOLVIMENTO .................................................................................. 4

3. CONCLUSÃO ................................................................................................6

        


1. INTRODUÇÁO

        Este trabalho trata-se de um resumo sobre o artigo  “Vygotsky e o Papel das Interaçoes Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo”, de João Carlos Martins, embasado pelas concepções e teorias de Lev Vygotsky.

        O objetivo é relatar sobre os principais topicos do texto, bem como sobre as caracteristicas, papel e a contribuição que a interação traz para o desenvolvimento social da criança no contexto escolar.

        O trabalho fo idesenvolvido conforme solicitado pelo professor e através de leitura,interpretação e compreensão do artigo citado.

        Relata sobre a constituição social do homem, sobre o papel da linguagem nas interaçoes sociais, com pessoas experientes,  interaçoes nas salas de aula e a função do professor como mediador do conhecimento.

        

2. DESENVOLVIMENTO

        O homem se constitui como ser o humano  a partir das relações que estabelece com os outros e de suas próprias realizações e necessidades. O conhecimento é construido por ele durante toda a sua vida. Desde o nascimento passa a construir para a sua história com a participação daqueles que estão a sua volta e da apropriação do conhecimento por eles repassados. As experiências anteriores servem de base para novas construções e dependem da relação que estabelece com o ambiente.        

        Segundo o autor, para Vygotsky, a criança reconstrói internamente uma atividade externa, como resultado de processos interativos que se dão ao longo do tempo. E que as possibilidades que o ambiente proporciona ao indivíduo são fundamentais para que este se constitua como sujeito lúcido e consciente, capaz, por sua vez, de desenvolver a sua personalidade e de alterar as circunstâncias em que vive. Nesta medida, o acesso a instrumentos físicos ou simbólicos desenvolvidos em gerações precedentes é fundamental.

         Para a teoria vygotskyana, a aquisição da linguagem por meio das relações sociais vem desde o seu nascimento e resulta-se no processo de desenvolvimento intelectual da criança.

        No processo de intermediação, a linguagem se torna o principal instrumento de representação da realidade da criança. A linguagem representa um papel decisivo na compreensão do mundo e na transmissão de valores e culturas, na qual a criança usa a linguagem para formular seus sentimentos, transmitir e receber informações.        

        Desta forma, o confronto das concepções iniciais de mundo da criança com aquelas apresentadas pelos parceiros de seu ambiente torna-se fundamental para a apropriação de significados diferenciados que, constituirão sentidos a serem negociados, valorizando simultaneamente as trocas que ocorrem em sala de aula.

        Para o autor, é importante que para o desenvolvimento da linguagem, que a criança possua a necessidade de falar e que também possa ser suficientemente estimulada. A fala é uma das formas de linguagem através da qual os significados sociais são compreendidos e acordados, encontra-se permeada por expressões afetivas que se tornam igualmente alvo das interações: preferências, conflitos, concordâncias, simpatias e antipatias. A ação e a fala unem-se na coordenação de várias habilidades, entre elas o pensamento discursivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com