TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Ensaios: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.948 Palavras (12 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA UNIDERP- POLO CARUARU/PE

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

DOCENTES PROFA. MA. SUZANIR FERNANDA MA

DOCENTE PRESENCIAL: CONCEIÇÃO MACIEL

DISCENTES: RA:

Aldenice Maria de Carvalho 264806

Lívia Abadia Delamura da Silva 215340

Lucia de Fátima Gonçalves de Moura 268997

Maria do Céu Pereira Sampaio 268995

Mauricio do Nascimento Barbosa 270215

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS):

“PROJETO DE PESQUISA SOCIAL”

NOVEMBRO/2012

CARUARU/PE

1. INTRODUÇÃO:

Este relatório integra a disciplina Projeto de Pesquisa em Serviço Social, do 6º período do curso superior de Serviço Social EAD, Faculdade Anhanguera – UNIDERP, Pólo Caruaru/PE, realizado em grupo, tem por objetivo apresentar um relatório final, contendo as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa, estudo e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa, que será apresentando ao final deste. Este desafio proporcionou ao grupo um contanto com aparato teórico e metodológico necessário ao desvelamento das questões sociais, assim como promoveu a reflexão a respeito da interferência do assistente social na sociedade.

O Grupo compreende que é de fundamental importância para atuação profissional no Serviço Social as etapas propostas neste trabalho, pois contribuíram para o planejamento e elaboração de trabalhos acadêmicos, com boas práticas de pesquisa compreendendo e diferenciando o conhecimento do senso comum do conhecimento científico. Além é claro de capacitar para a formulação de políticas, programas, planos e projetos na área social, verificando as demandas presentes e buscando caminhos para o enfrentamento da questão social.

2. RELATÓRIO – LEITURA E RESUMO:

Nesta etapa, o grupo realizou leitura informativa sobre o texto de MATTOS (2011), que aborda o tema: “Ciência, Metodologia e Trabalho Científico (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos)”, a fim de mapear os fundamentos metodológicos do trabalho científico. Refletindo sobre a diferenciação entre conhecimento científico e senso comum, assim como sobre a relevância das condutas de pesquisa, utilizadas enquanto procedimentos didáticos e ferramentas de ação.

Ao final desta o grupo realizou um relatório composto por um resumo do texto indicado, destacando a preponderância do pensamento científico e sua metodologia enquanto pilar para o entendimento da realidade social pesquisada em Serviço Social, para tanto foi estudado as orientações de leitura e elaboração de resumo de LAKATOS (2012, p.15-72). Segue relatório.

2.1 Resumo do Texto: “Ciência, Metodologia e Trabalho científico (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos) MATTOS (2011)”:

De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção de conhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dá margem à subjetividade, ou seja, à “achismos”, tudo tem que ser alicerçado em provas.

No entanto, o conhecimento científico nessa visão, atribuiria a todos. É nesse sentido, que ouvimos repetidamente frases como “a ciência demonstra isso”, “ou cientistas verificam que”.

Consequentemente, a imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, e é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aos mortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao método científico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis. Ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, de desvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade.

Contudo, vale lembrar que a ciência é algo, que é construído por seres humanos e que a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios.

O ser humano em sua essência tem o hábito de divergir em pontos de vista, de analisar uma mesma coisa através de vieses diferentes.

Às vezes, os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade onde estão sendo aplicadas, ou pelo menos não seria o melhor para o tempo e o espaço onde estão sendo inseridos. Principalmente quando o assunto pesquisado é o comportamento humano, que depende da cultura e da sociedade. Por isso, por mais científico que sejam os trabalhos, faz-se necessário observar os aspectos além desse contexto.

Para o conhecimento científico, foi necessário romper com o senso comum, as vezes utilizando, desenvolvendo um vocabulário exotérico, bem como ferramentas teóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, buscando dar seguimento a as aspirações de ir além dos pares; contudo faz-se necessário uma outra ruptura, que permita retornar ao senso comum, resgatando a clareza das idéias, para que o conhecimento seja apropriado e, contribuam para a transformação desejada.

3. FICHA BIBLIOGRÁFICA E RESUMO CRÍTICO DO TEXTO ESCOLHIDO:

Nesta etapa o grupo realizou leituras e pesquisas afim de inteirar-se sobre as diferentes técnicas de pesquisa e os procedimentos formais de método e sistematização de conhecimentos e idéias. E ainda a leitura do capítulo 2: “Pesquisa Bibliográfica” LAKATOS (2012), observando os principais pontos.

Em seguida foram levantadas as fontes de pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica do projeto, juntamente com a escolha de um, dentre os textos selecionados para assim construir a ficha bibliográfica e o resumo crítico do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com