TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Serviço Social

Por:   •  27/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo investigar a produção do conhecimento e o incentivo à pesquisa no âmbito do Serviço social. É feito uma abordagem sistemática sobre os diferentes conceitos de pesquisa, bem como suas implicações na área das Ciências Sociais, especialmente no Serviço Social. Neste estudo busca-se entender como os processos de pesquisa influenciam na prática profissional do assistente social durante o percurso histórico da profissão. O assistente social na sua atuação profissional precisa aprimorar os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa como prática diária do trabalho. Pois, só relacionando a teoria com a prática é que se pode capacitar um profissional capaz de atuar com eficiência, sendo que através do projeto de pesquisa é que se obtêm um aperfeiçoamento do conhecimento, e assim obtém-se uma atuação eficaz em seu meio de trabalho.

2. A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL

Pesquisar é exercício sistemático de indagação da realidade observada, buscando conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato, com um fim determinado e que fundamenta e instrumentaliza o profissional a desenvolver práticas comprometidas com mudanças significativas, no contexto em que se insere e em relação à qualidade de vida do cidadão (GATTI, 2002).

Em todas as profissões a pesquisa é um elemento fundamental e não é diferente no caso do Assistente social. É através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma comunidade, visando melhorias da condição de vida daquela população. Para tanto o espírito investigativo do pesquisador deve estar presente, ele deve ter na sua essência a curiosidade, a vontade de ir além, de saber mais.Segundo Gil (1999), o conhecimento científico permite verificar a veracidade do objeto pesquisado, confirmando a legitimidade ou a negatividade dos fatos. O Autor afirma que devemos levar em consideração na aquisição o conhecimento científico, questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética entre outros, fazendo minuciosamente um auto-estudo sobre o assunto.

Através do conhecimento científico o profissional do Serviço Social consegue coletar informações de extrema importância sobre as condições de vida de um determinado grupo, coletando dados com o objetivo de investigação para que possa ser realizado um trabalho a fim de erradicar e/ou amenizar tal situação encontrada nesse meio.

A prática da pesquisa no Serviço Social se põe como construção histórica, que se processa na medida em que a profissão enfrenta as demandas sociais decorrentes do agravamento da questão social, em suas múltiplas manifestações, tendo como referência a perspectiva teórico-metodológica crítica que sustenta a produção de conhecimento e a intervenção na profissão.Consolida-se no processo de construção e afirmação do projeto ético-político profissional, comprometido com a democracia e justiça-social.

A principal contribuição da pesquisa para o Serviço Social seria propiciar a construção de tipologias de diagnósticos e tratamento mediante a conversão do conhecimento das Ciências Sociais em princípios para o exercício da prática profissional. Portanto, no ponto de vista, o Serviço Social, diferentemente das ciências, não estaria voltado para a "acurada descrição e interpretação do mundo social", mas para o "controle desse mundo", mediante o manejo de técnicas, informadas por outras disciplinas, tal como procedem a ser ver, as tecnologias e as engenharias (PEREIRA, 2005. pag. 18).

3. APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

A pesquisa na área social, bem como outras pesquisas em qualquer outra área auxilia na resolução de problemas e serve como embasamento para pesquisas futuras ampliando o tema já desenvolvido.

Torna-se relevante na área social porque:

• Trata da sociedade e também do indivíduo;

• Serve de base para outras ciências

• Auxilia na busca de soluções

• Trabalha com a realidade social de grupos distintos e também individualmente

A pesquisa ainda se faz necessária para a melhoria de diversos setores da sociedade atual. Vale a pena lembrar que muitas pesquisas já auxiliaram na prevenção de doenças e consequentemente na melhoria da vida das pessoas. Através da pesquisa pode ser mostrado o que precisa de solução, o que é necessário. A pesquisa é o início de um processo e direciona para o caminho das resoluções, com objetivos a serem alcançados. Além disso mostra experiências exitosas que podem ser compartilhadas em locais com problemas semelhantes.

Dentro do campo social o destaque fica por conta do elemento chave: o ser humano, a população a as condições em que vive a garantia de seus direitos e também seus interesses, buscando uma vida digna, com direitos básicos assegurados.

Através do reconhecimento da realidade e ao elencar elementos para construção de uma visão crítica da problemática social possibilitar uma ampliação de forma reflexiva da visão que temos de sociedade.

4.TEMA: “Violência e Abandono Contra os Idosos”

Considero o tema "Violência e abandono contra idosos" como o avesso dos direitos consagrados do Estatuto da Pessoa Idosa. Os maus tratos aos idosos podem ser definidos como ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional das pessoas idosas e impedindo o desempenho de seu papel social.

Segundo Minayo(2009) o problema da violência contra o idoso é nacional e internacional, são particularmente relevantes os abusos e negligências que se reproduzem por choque de gerações por problemas de espaço físico e por dificuldades financeiras que costumam se somar a um imaginário social que considera a velhice como decadência e idosos como passado e descartáveis. Em conseqüência dos maus tratos muitos idosos passam a sentir depressão, alienação, desordem pós-traumática, sentimentos de culpa e negação das ocorrências e situações que os fazem viverem sem esperança. (MINAYO, 2009). Segundo o IBGE, o numero de idosos no Brasil, passou de 14,8 milhões em 1999 para 21,7 milhões em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com