TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa Serviço social

Por:   •  1/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho apresentado sobre um Projeto de Intervençõa social nas diciplinas de Disciplinas norteadoras: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II; Psicologia e Serviço Social I; A Organização Social no Brasil; Antropologia Aplicada ao Serviço Social; Direito e Legislação.   EAD, Universidade Anhanguera Pólo de Passo Fundo, como requisitos a obtenção de competências e habilidades para promover aplicação  de teoria e conceitos para solução de problemas relativo a profissão.

Orientadora EAD: Prof.ª GENILDA POZZETTI STABILE 

 

Passo Fundo

2016

Introdução

Através do trabalho proposto pelo desafio profissional, será possível a observação da trajetória do Serviço Social, como profissão reconhecida e inscrita na divisão sócio técnica do trabalho, permite identificar uma história de avanços e conquistas, no sentido de consolidar uma produção de conhecimento que lhe dá sustentação teórica e metodológica para intervir na realidade social de forma crítica e criativa, e que este processo de intervenção se faz respaldado em projeto ético e político, dentre as grandes conquistas possibilitou ao profissional da área do Serviço Social o comprometido com os interesses coletivos dos cidadãos e com a construção de uma sociedade justa.

Passo 1

 A comunidade escolhida foi o bairro Jabuticabal onde esta localizada o CRAS4 que é formado por:

* Uma coordenadora:

S.Social Zeniara Deggerone Tognon

Três assistentes:

*Juliana Reicher,

*Lisiane Goilzer

 *Marti Worst

 * Uma Psicóloga

  Mozara Fiore

*Uma recepcionista:

*Um cadastro único 

*Uma cozinha e banheiro

*Uma coord de Atividades

*Uma Orientadora Social

*Um Educador Social

* Um Auxiliar de Limpeza

* Dois Aprendizes

  Aonde segue o mapeamento podemos observar as características do bairro as principais dificuldades enfrentadas nesse bairro são: violência domestica é encaminhada para o CREAS; jovens em conflito com a lei é encaminhada para o CREAS , dificuldade convívio familiar pai/mãe; muitos casos com drogas e presos; idosos em situação de vulnerabilidade sendo que dentre tantas dificuldades podemos ressalta como principal problema o âmbito comportamental e de convívio familiar e comunitário. Dentro do funcionamento das atividades desenvolvidas no do CRAS 4  fica organizado num  cronograma:

* Sexta- Feira  oficina de artesanato

* Uma vez por mês, na  Quintas –Feiras grupo de Idosos – SCFU

*De Segunda a Sextas –feiras – Atividades SCFU – Crianças e Adolescentes – no Espaço  Ginásio

* 2 Quarta do mês  encontro para BPC

*1 vez por mês  sempre na última quarta –feira do mês tem o encontro do programa do PAC

* 2 vezes no mês atividade como os aprendizes da SENCAS -Mozara

1.2   ANTROPOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL

 A antropologia que é uma palavra composta por ANTROPO = homem e por LOGIA = estudo, significa estudo do homem, veremos aqui os campos de estudo, sua importância na formação do assistente social, e no desenvolvimento de trabalho e saniamento das desigualdades sociais.

A interação entre Serviço Social e antropologia, há poucos anos vem se concretizando no Brasil já que é colocada entre os saberes indispensáveis para o desenvolvimento do trabalho do assistente social. O dia-a-dia do assistente social no seu trabalho necessita de uma instrumentalização, parte dessas é feita através da antropologia, guiando o profissional de Serviço Social a respeitar e conhecer as diferenças em termo de valores e modo de agir. Esses conceitos nos guiam para uma construção de valores, profissional por meio da compreensão da sociedade, das suas mudanças, a luta contra a violência humana e o etnocentrismo no trabalho, são desafios da ciência antropológica.

No trabalho do assistente social na grande maioria dos casos há o contato com grandes problemas sociais como a pobreza, violência, a prostituição infantil, o trafico e uso de drogas. Nessa hora o assistente social deve interpretar esses problemas acima citados como contexto de uma ampla mudança relacionadas a fatos históricos, sociais, culturais, políticos e econômicos. Problemas como drogas, prostituição, por exemplo, não são fatos que vem de nossa origem, e sim foram impostos a nos por políticas publicas erradas que conduziram a sociedade a ser dividida em classes sociais, desigualdades essas que tiveram seu inicio com o surgimento do capitalismo. Pessoas com baixo poder aquisitivo (ou baixas condições econômicas) recorrem ao trafico de drogas, prostituição para assim obterem a sua subsistência, muitas vezes colocando em risco a própria vida e a de outros que historicamente resistiram à alienação a qual a nossa sociedade passa.

A ação do profissional de serviço social na convivência diária com essas desigualdades deve-se usar um dos principais conceitos da antropologia, deve-se permitir enxergar, entender essa diversidade presente nos grandes centros urbanos, sem impor-lhes julgamentos, já que são condições, modos de viver que foram incorporados a “cultura do povo” por imposições “históricas”. Podemos observar a importância da junção da antropologia com o serviço social, tomando como exemplo projetos sociais que são desenvolvidos em áreas em que há forte desigualdade social, como as favelas que podem ser observadas nos grandes centros urbanos.

                            Para exemplificar a importância do saber antropológico podemos citar alguns projetos sociais como o VIVA RIO e AFROREGGAE, essas instituições desenvolvem um trabalho de recuperação de jovens que seguiram pelo mundo do crime e que são usuários de drogas, é um trabalho muito importante visando recuperar e restituir essas pessoas a sociedade novamente.

Dentro da territorialização  segue o nome dos bairros e instituições que o cras 4 da assistência Social

NOME DO BAIRRO

INSTITUIÇÕES

Lot. Professor shisler

Igrejas, Escola

Lot. Morada do sol

Igrejas, Templos, Escola Municipal, Bancos.

Lot. Parque do sol

Lot. Jabuticabal

Vila Xangrilá

Vila Graeff

Vila Jerônimo coelho

Bairro Recreio

Lot. São lângaro

Lot. Moreno dos Santos

Lot. Wolmar Salton

Lot. Boqueirão

Lot. Pampa

Vila São Miguel

Lot. Menino Deus

Lot. Morada da colina

Lot. Ìtalo Benvegnú

Vila Agostinho Carrão

Lot. Sagrada Família

Vila Berthier

Vila São João

Conj. Hab. Edmundo Trein

Conj. Hab. Secchi

Garden

Vila Feroldi

Vila Dr. Galves

Lot. São Bento

Lot. Força e Luz

Lot. Jardim Ámerica

Vila Nossa Senhora de Aparecida

Vila Donária

Vila Santa Marta

Vila Vinte de Setembro

Vila Ambrozia

Vila Jardim

Vila Boa vista

Vila Guilherme Morsch

Vila Tupinambá

Lot. Edu Reis El Cassaros

Lot. Atel- Costa Verde

Lot. Nene Graeff

Vila Dona Júlia

Passo 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (208.7 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com