TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Trabalho Universitário: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.733 Palavras (11 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividades Práticas Supervisionadas

Pesquisa em Serviço Social

Tutor Presencial: Ivanda Martins

Tutor Ead: Debora Geraldi

Zizeuda Gomes Duarte RA:2307354356

Taguatinga- DF, Setembro de 2013.

Introdução

A presente atividade propõe uma visão simples, porém diferenciada da realidade aplicada à Pesquisa na área social e sua importante contribuição para o desenvolvimento de ações que produzam efeitos positivos no cotidiano dos atendimentos aos usuários da Assistência Social e outras políticas públicas, analisando a realidade do Serviço Social tendo como referência o projeto teórico metodológico do profissional de Serviço Social, do Código de Ética profissional e seguindo as diretrizes estabelecidas pela ABEPSS.

Vimos o espaço de atuação desafiador para os profissionais da área social, tornar-se propício para o desenvolvimento de alternativas de ação, mais comprometidas com a população, utilizando os serviços institucionais através das ações cotidianas e seguindo as diretrizes preconizadas no Código de Ética dos profissionais.

Sabemos, portanto que só é possível a melhoria de tais ações através de pesquisas direcionadas às perspectivas para o desenvolvimento e aprimoramento da metodologia aplicada na questão social propriamente dita.

Na visão de Marilda Iamamoto (2001) “(...) um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo".(2001:20).

No que tange o Código de Ética do Assistente Social em seu 10º princípio: “Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual na perspectiva da competência profissional.”

1. Pesquisa

Segundo Gil (2007, p. 17), pesquisa pode ser definida como o(...) procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Passa por um processo de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados, após existir uma pergunta, uma dúvida para a qual se quer buscar a resposta.

Para uma boa pesquisa é preciso ter o conhecimento do assunto a ser pesquisado, além de recursos humanos, materiais e financeiros para realiza-la, na elaboração de um projeto de pesquisa, devemos levar em consideração, inicialmente, nossos próprios limites.

Na composição de uma boa pesquisa é necessário que haja planejamento, escolha do tema, a formulação do problema, objetivos, construção das hipóteses e a utilização correta dos métodos.

Existem vários tipos de pesquisa, com finalidades e objetivos diversificados:

Pesquisa Abordagem Natureza Objetivos Procedimentos

Tipos

Pesquisa qualitativa

Pesquisa quantitativa

Pesquisa básica

Pesquisa aplicada

Pesquisa exploratória

Pesquisa descritiva

Pesquisa explicativa

Pesquisa experimental

Pesquisa bibliográfica

Pesquisa documental

Pesquisa de campo

Pesquisa ex-post-facto

Pesquisa de levantamento

Pesquisa com survey

Estudo de caso

Pesquisa participante

Pesquisa-ação

Pesquisa etnográfica

Pesquisa etnometodológica

2. Conceito de Metodologia Cientifica

Metodologia científica é o estudo sistemático e lógico dos métodos empregados nas ciências, seus fundamentos, sua validade e sua relação com as teorias científicas.

Geralmente, o método científico compreende basicamente um conjunto de dados e operações ordenadas adequado para a formulação de conclusões, de acordo com certos objetivos predeterminados.

A atividade principal da metodologia cientifica é a pesquisa, o conhecimento humano caracteriza-se pela relação estabelecida pela complexidade do objeto a ser conhecido, as respostas a serem postas.

Para Fonseca (2002), methodos significa organização, e logos, estudos sistemática da pesquisa, investigação, ou seja, metodologia é o estudo da organização, dos caminhos a serem percorridos.

Embora não sejam a mesma coisa, teoria e método são dois termos inseparáveis, quando se escolhe um tema, um objeto, ou um problema de investigação, para se alcançar o conhecimento.

De acordo com Fonseca (2002, p. 10),(...) o homem é, por natureza, um animal curioso. Desde que nasce interage com a natureza e os objetos à sua volta, interpretando o universo a partir das referências sociais e culturais do meio em que vive.”

“Apropria-se do conhecimento através das sensações, que os seres e os fenômenos lhe transmitem, dessa forma, o conhecimento humano é na sua essência um esforço para resolver contradições, entre as representações do objeto e a realidade do mesmo, pode ser classificado de popular (senso comum), teológico, mítico, filosófico e científico, sendo o conhecimento, a manifestação da consciência, questionamentos como: O que conhecer?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com