TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

PÓLO RIO GRANDE – RS

SERVIÇO SOCIAL – 6º SEMENSTRE

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Graduandos:

Professora EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Rio Grande, 19 setembro de 2014.

INTRODUÇÃO:

Nós humanos temos a capacidade de construir e reconstruirmos o que esta a nossa volta, dominando os elementos ao seu redor, por isso ele confronta-se constantemente com a necessidade de criar, de produzir e de saber das coisas. Este dom de querer saber do funcionamento das coisas está intrínseco no homem, veem desde a pré-história onde temos relatos de sua conquista de espaço e ambiente. Ao procurar saber e entender as forças da natureza e transformar estes elementos naturais ao seu favor para garantir a sua sobrevivência. Então desde os tempos primitivos o homem já utilizava mesmo sem saber, o conhecimento, pois usava da experiência cotidiana, isto é, ele usava o senso intuitivo ou conhecimento intuitivo no seu dia-a-dia para se alimentar, para caçar e para se proteger de animais. Quando entramos em uma instituição de ensino superior buscamos a informação, pois chegamos com espírito aventureiro de querer aprender, instruir-nos e produzir conhecimento. Esta produção e reflexão são colocadas de maneiras não muita eficazes. Provavelmente isto acontece pela falta e desconhecimento de métodos, costumes e hábitos de construir uma ideia e depois desenvolver. Isto ocorre porque este estudante desconhecer o método e a metodologia para desenvolver um trabalho acadêmico, não basta só ingressar em um estabelecimento de ensino superior, é necessário desenvolver a percepção crítica, organizar pensamento e ideias, ler bons livros. Inicialmente estes são os pontos essenciais para o começo de um desenvolvimento da produção científica dentro do mundo acadêmico.

Metodologia cientifica:

Chamamos de metodologia científica o estudo dos instrumentos ou métodos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para pesquisar e formular uma produção científica.

A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências. É um processo utilizado para dirigir uma investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado, a metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico. A pesquisa é uma das atividades primordiais para a elaboração dos trabalhos realizados com base na metodologia científica. É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser estudado. A Metodologia científica é uma disciplina que estimula o aprendizado. Como disciplina pode se dizer que o método cientifico consiste na junção das evidencias resultantes de experiências ou pesquisas método esse que surgiu com o intuito de organizar o pensamento a fim de se chegar a um meio mais adequado de conhecimento e controlar a natureza, podemos ainda dizer que o método cientifico esta sempre em busca de uma aproximação com a lógica de conhecimentos o que assemelha conhecimento cientifico relevamos os aspectos da realidade, necessidade de uma observação pois consequentemente precisamos produzir teorias para poder explicar o observado que consiste na junção de evidencias resultantes das experiências e pesquisas demonstrando a necessidade das pesquisas observadas. Função do profissional de Serviço Social para a área de Ciências Humanas e Sociais Estar atento às questões sociais, devendo apreender a realidade em todas as suas dimensões para desenvolver seu trabalho com qualidade, tendo então um espaço próprio a ser ocupado no interior do conjunto das ciências sociais, espaço esse marcado, por um lado, pela reflexão mais diretamente ética que envolve a prática cotidiana dos assistentes sociais; e, por outro, pela discussão diretamente política da relação entre os projetos de emancipação, a ação do Estado e a atuação dos assistentes sociais enquanto vetores de implementação das políticas sociais.

Relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social:

A relevância social de uma pesquisa está na sua capacidade de apreender a realidade e de servir de referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento, sendo assim, alimentadora de práticas profissionais, é uma cadeia de sustentação que deve assentar-se nas demandas e nos impasses vivenciados no contexto do exercício da profissão, considerando as determinações sociais, econômicas, políticas e culturais que expressam a realidade contemporânea e o projeto ético-político profissional. Na conjuntura deste universo, comprometido com a democracia e justiça social, materializado no Código de Ética de 1993 e no processo de Revisão Curricular, que fundamenta a formação profissional e pelas Organizações representativas – Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS),têm-se mobilizado e se feito presente a garantia dos direitos sociais no campo das políticas públicas, bem como têm mantido importante interlocução com os movimentos sociais da sociedade civil. A dinamicidade se constitui na medida em que a profissão alcança maturidade intelectual, evidenciada pela sua produção teórica e capacidade de diálogo crítico, com diferentes áreas de conhecimento das ciências sociais e humanas.

Pesquisa e formação profissional:

A formação profissional desenvolvida no âmago das instituições de ensino assume a pesquisa como componente formativo desde a proposta por Humboldt, provocando mudanças no processo de ensinar.

A pesquisa é antes de tudo a produção de conhecimento, interpretação e explicação dos fatos e fenômenos naturais e sociais, indicação de novas respostas aos problemas que se apresentam. Trata-se de investigar, levantar dados, realizar diagnósticos, sistematizar estes dados visando uma análise rigorosa que contribua na elaboração da ciência, é um processo de descoberta.

A investigação supera o ensino transmissivo centrado na reprodução do conhecimento ao incluir a indagação, a dúvida como ponto de partida para a formação. O propósito não é necessariamente formar pesquisadores profissionais, mas reconhecer na atividade investigativa possibilidade de desenvolvimento do sujeito criador, crítico em face de fatos e acontecimentos. O processo de formação associada ao envolvimento na produção de conhecimento torna-se instigadora, deixa a concepção de consumo do conhecimento para provocar, originar, gerar e lançar novas explicações, compreensão e respostas aos problemas existentes.

A formação profissional desenvolvida no âmago das instituições de ensino assume a pesquisa como componente formativo desde a proposta por Humboldt, provocando mudanças no processo de ensinar.

Como fazer um projeto de pesquisa:

Um Projeto de Pesquisa é composto de elementos pré-textuais, formado por capa e sumário; elementos textuais, compostos de Introdução, Objetivos, Justificativa e Metodologia; e elementos pós-textuais, do qual fazem parte Cronograma e Bibliografia. O texto do corpo do projeto deve ser redigido em fonte tamanho 12 e espaçamento duas linhas. A melhor fonte para os títulos é a Arial e para o texto a fonte Times New Roman ou similares com serifa, que facilitam a leitura de texto longa, o papel tamanho A4 é o recomendável. As margens são as seguintes: esquerda, 4,0 cm; direita 2,5 cm; superior 3,5 cm; inferior 2,5 cm, as páginas devem ser numeradas no canto superior direito, tendo início naquelas referentes aos elementos textuais – capa e sumário não são numerados, muito embora entrem na contagem de páginas (Garcia, 2000).

Nem todos os modelos de projetos de pesquisa incluem uma introdução. Muitas vezes passa-se diretamente aos objetivos. Na introdução, é de se esperar que seja apresentado o tema de pesquisa. Escolher um tema é, provavelmente, uma das coisas mais difíceis para um pesquisador iniciante.

Um bom começo, portanto, é conhecer o que outros já fizeram, visitando bibliotecas onde seja possível encontrar monografias de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Tais trabalhos podem servir como fonte de inspiração, além de familiarizar o aluno com os aspectos formais, teóricos e metodológicos do trabalho científico. A primeira regra para a escolha do tema é bastante simples: o pesquisador deve escolher um tema do qual goste. O trabalho de pesquisa é árduo e, às vezes, cansativo. Uma vez anunciado o tema da futura pesquisa, é conveniente o pesquisador descrever qual foi sua trajetória intelectual até chegar a ele. Como se sentiu atraído por esse tema? Que matérias despertaram seu interesse durante a graduação? Que autores lhe inspiraram? Apresentado o tema é hora seguir adiante e expor os objetivos propriamente ditos da pesquisa.

.

________________________________________ NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ABNT

Trabalhos acadêmicos:

Projetos – ABNT NBR 15287/2011

Monografias, Dissertações, Teses – ABNT NBR 14724/2011

Artigos – ABNT NBR 6022/2003

Referências – ABNT NBR 6023/2002

Numeração Progressiva – ABNT NBR 6024/2003

Elementos essenciais:

Resumo – ABNT NBR 6028/2003

Sumário – ABNT NBR 6027/2003

Numeração Progressiva – ABNT NBR 6024/2003

Ilustrações – ABNT NBR 14724/2011

Tabelas – IBGE/1993

Citações – ABNT NBR 10520/2002

Notas de Rodapé – ABNT NBR 15287/2011 e ABNT NBR 14724/2011

Referências Bibliográficas – ABNT NBR 6023/2002

________________________________________

FORMATAÇÃO PARA PROJETOS, MONOGRAFIAS E TCC - ABNT NBR 15287/2011 - ABNT NBR 14724/2011

(NBR 15287:2011 - NBR 14724:2011)

MARGENS:

Superior: 3 cm da borda superior da folha;

Inferior: 2 cm da borda inferior da folha;

Esquerda: 3 cm da borda esquerda da folha;

Direita: 2 cm da borda direita da folha;

Citação longa: Deve constituir um parágrafo distinto, a 4 cm da margem esquerda terminando na margem direita;

Nota de rodapé: Utiliza-se a margem de parágrafo;

Título das seções: deve obedecer à margem esquerda;

Títulos sem indicativo numérico (errata, agradecimento, listas de ilustrações, listas de abreviaturas e siglas, listas de símbolos, resumo, sumário, referências, glossário, apêndices, anexos, índices) devem ser centralizados.

ESPAÇAMENTO:

Todo o trabalho deve ser digitado em espaço 1,5, com exceção de: Citações longas (mais de 3 linhas): espaço simples entre as linhas e espaço 1,5 entre as citações e os parágrafos anterior e posterior. Notas de rodapé: digitadas em espaço simples a partir da margem esquerda, sem espaço entre elas.

Referências: Devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco.

FONTE:

Deve ser utilizado, conforme recomendação da ABNT (NBR 14724/2011), fonte tamanho 12 para todo o texto. As citações longas, notas de rodapé, paginação, títulos das ilustrações, tabelas e legenda/fonte devem ser apresentadas em fonte tamanho 10. A ABNT não faz menção ao tipo de letra que deve ser utilizado. Contudo, é normalmente recomendado o uso das letras Times New Roman ou Arial.

PAGINAÇÃO:

Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração deve figurar após a primeira folha da parte textual, aparecendo no canto superior da folha e a 2 cm da borda superior, em algarismos arábicos. No caso da utilização de apêndices e anexos, as folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal. Se o trabalho possuir mais de um volume, manter a sequencia numérica das páginas em todos os volumes.

NUMERAÇÃO PROGRESSIVA:

Deve-se seguir a norma ABNT NBR 6024/2003. Para melhor distribuição do conteúdo do trabalho, recomenda-se usar numeração progressiva para as seções do texto, destacando-se os títulos das seções, utilizando os recursos de negrito, itálico ou grifo, caixa alta ou versal e outro. O título das seções (primárias, secundárias etc.) deve ser colocado após sua numeração, dele separado por um espaço. O texto deve iniciar-se em outra linha.

Para enumerar os diversos assuntos de uma seção que não possuem título, deve ser subdividido em alíneas.

O texto que antecede a alínea deve terminar com dois pontos. A partir daí, usar alíneas, caracterizadas por letras minúsculas, seguidas de parênteses e ordenadas alfabeticamente. A disposição gráfica das alíneas obedece às seguintes regras:

a alínea começa com o recuo de parágrafo (1,5cm), e a partir da segunda e as seguintes linhas começam sob a primeira letra do texto da própria alínea; o texto da alínea começa por letra minúscula e termina em ponto e vírgula, exceto a última que termina em ponto.

ESQUEMA DA PAGINA:

Fonte: ULBRA – Normalização de trabalhos acadêmicos segundo a ABNT, 2011.

BIBLIOGRAFIA :

http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-relevancia-social-das-pesquisas-universitarias

http://www.jusbrasil.com.br/topicos/1168305/relevancia-social

http://metodologiadapesquisa.blogspot.com.br/2008/11/justificativas-relevncia-do-projeto.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metodologia

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met04.htm

http://ava.grupouninter.com.br/tead/armando/html5/normas/

http://www.coladaweb.com/como-fazer/projetos-de-pesquisa

...

Baixar como  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »