TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I Gestão Pública Unip

Por:   •  10/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.128 Palavras (13 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 13

BANCO DO PRASIL: PIM I

Cuiabá 2018

––

BANCO DO BRASIL: PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública, apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientador: Sérgio Marcelo Cecatto

Cuiabá 2018

Projeto Integrado Multidisciplinar envolvendo as disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. O objetivo desse estudo é associar o conteúdo abordado nas aulas com o cotidiano de uma empresa, através de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. Ao final do estudo apresentarei sugestões para processos que possam ser melhorados e reconhecimento aos processos otimizados pela administração da empresa.

Palavras-chave: Empresa, comunicação, negócio, recurso, tecnologia;

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        04
  2. CAPTAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS        05
  1. Prioridades estratégicas da entidade        05
  2. Segmento de negócios.        06
  3. Contratação de fornecedores e serviços        07
  4. Organograma        09
  1. CONTROLE E AUDITORIA PÚBLICA        10
  1. Formas de comunicação        10
  1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL        13
  1. Recursos tecnológicos utilizados        13
  2. Infraestrutura de TI        14
  1. CONCLUSÃO        15
  2. REFERÊNCIAS        16
  1. INTRODUÇÃO

Este Projeto Integrado Multidisciplinar visa associar conteúdos vistos durante o bimestre, permitindo que eles sejam pesquisados no âmbito de uma empresa. Aqui serão abordados temas relacionados as matérias de Fundamentos de Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Decidi por fazer este projeto usando o Banco do Brasil S.A. como referência, pois trabalho na empresa.

Relacionarei algumas situações que ocorrem na entidade com conceitos previamente abordados durante o bimestre, colocando em prática as teorias estudadas para buscar uma melhor compreensão sobre o conteúdo.

Com mais de 200 anos de história, o Banco do Brasil S.A. (BB) está entre as maiores instituições financeiras da América Latina, ocupando lugar de destaque nos seus segmentos de atuação. O BB é uma empresa de economia mista, controlada pela União (54,4%) e que conta com cerca de 100 mil funcionários distribuídos por 99,7% do total de municípios no Brasil e exterior.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

  1. Prioridades estratégicas da entidade

A essência da marca Banco do Brasil, desde os primórdios de sua criação, é ser um banco de mercado com espírito público. A partir da essência da marca, foi definido o jeito de ser do negócio e sua atuação no mercado. Como resultado dessa atuação o Banco do Brasil é a primeira marca “Top of Mind” (Instituto Data Folha) na mente da população (clientes e não clientes) na categoria bancos.

As prioridades estratégicas do Banco do Brasil são:

  • Rentabilidade

  • Melhoria        da        produtividade        por        meio        da        simplificação        de processos e transformação digital
  • Receitas com prestação de serviços
  • Posicionamento inovador
  • Redução de perdas
  • Experiência de alto valor aos clientes
  • Ganhos em eficiência

O processo de planejamento estratégico inicia-se com os estudos de inteligência competitiva, com o monitoramento da indústria financeira, os concorrentes e outros fatores fora da indústria, analisando seu posicionamento e suas estratégias nos mais variados negócios e processos. A estratégia da marca Banco do Brasil tem como premissa orientar as estratégias de negócios, assim como a comunicação, os patrocínios e as ações de marketing esportivo e cultural, garantindo a coerência desde o discurso até a prática e com a finalidade de alcançar sua visão de futuro.

É interessante notar que no nível estratégico as habilidades conceituais do gestor são muito mais utilizadas do que as habilidades humanas e técnicas, pois é um nível onde se faz necessário um profundo conhecimento sobre toda a

organização e as ideias e a criatividade são imperativos, além da distância administrativa deste nível e a execução direta do trabalho operacional. Segundo Chiavenato (2000, p.3), a habilidade conceitual

[...] consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.

  1. Segmento de negócios

A empresa conta com cerca de 66,5 mil pontos, distribuídos entre agências, correspondentes e rede compartilhada, sendo assim a maior rede de atendimento do país. Está presente em 99,7% dos municípios, abrangendo 23,2%  de participação no mercado financeiro e suas atividades são compreendidas de acordo com a divisão abaixo:

  • Atendimento bancário - Compreende depósitos e operações de crédito, entre outros, direcionados a pessoas físicas, empresas e governo. É responsável pela parcela mais significativa dos resultados do BB.
  • Investimentos - Abrange a estruturação de operações no mercado primário e secundário, além de participações societárias e da prestação de serviços financeiros.
  • Gestão de recursos - Operações de compra, venda e custódia de títulos e valores mobiliários, administração de carteiras, fundos e clubes de investimento.
  • Seguros, previdência e capitalização - Produtos e serviços de seguros pessoais e patrimoniais, além de planos de previdência complementar e capitalização
  • Meios de pagamento - Serviços de transmissão, captura, processamento e liquidação financeira de transações em meio eletrônico.
  • Outros segmentos: Recuperação de créditos, TI, suporte operacional e consórcios.

Dar ênfase em cada segmento identificado no mercado é o diferencial da empresa, é comum que ela desenvolva tecnologias pioneiras no país já que com a especialização em cada segmento o banco consegue identificar rapidamente as necessidades do mercado. Em 2017, por exemplo, a empresa criou uma ferramenta que permite transferir recursos e pagar contas através de rede social. Optar pela segmentação leva à busca de diferenciais que garantem um público identificado com seu produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (264.4 Kb)   docx (129.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com