TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V GESTAO HOSPITALAR UNIP

Por:   •  3/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.836 Palavras (12 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA EAD

CURSO TECNÓLOGO GESTÃO HOSPITALAR

BEATRIZ FERREIRA DE FARIA MARINELO

RA 0590499

ISABELLE NASCIMENTO LEITE

RA 0557414

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

HMJCF

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA EAD

CURSO TECNÓLOGO GESTÃO HOSPITALAR

BEATRIZ FERREIRA DE FARIA MARINELO

RA 0590499

ISABELLE NASCIMENTO LEITE

RA 0557414

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR V

HMJCF

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM V, apresentando com um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar

Orientador: Emerson José Almeida

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2021

RESUMO

O presente trabalho acadêmico tem o propósito de inserir o aluno em práticas gerenciais em saúde, através da pesquisa de campo de acordo com o conhecimento teórico obtido no bimestre. A fundamentação teórica das informações estudadas neste bimestre no curso de Gestão Hospitalar é obtida das disciplinas Políticas de Humanização e Atendimento Hospitalar, Homem e Sociedade e Planejamento Financeiro e Orçamento. Os estudos foram praticados no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, através da vivência diária na instituição, presenciando a conjuntura das normas, direitos e deveres dos clientes da saúde pública, apresentando técnicas que favorecem a tomada de decisões, acolhendo de forma humanizada aos envolvidos como pacientes, colaboradores, fornecedores.

Palavras-chave: Planejamento financeiro, Humanização, Gestão em saúde.

ABSTRACT

The present academic work has the purpose of inserting the student in managerial practices in health, through field research according to the theoretical knowledge obtained in the two months. The theoretical basis for the information studied in this two-month period in the Hospital Management course is obtained from the disciplines of Humanization and Hospital Care, Man and Society and Financial Planning and Budget. The studies were carried out at the Municipal Hospital Dr. José de Carvalho Florence, through daily experience in the institution, witnessing the conjuncture of norms, rights and duties of public health clients, presenting techniques that favor decision-making, welcoming in a humanized way to involved as patients, employees, suppliers.

Keywords: Financial planning, Humanization, Health management.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................. 06

2 ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PARA O PÚBLICO EXTERNO.......................................................................................................... 07

3 ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PARA O PÚBLICO INTERNO........................................................................................................... 08

4 NORMATIZAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE .................................................... 09

5 LOCALIZAÇÃO E ESTRUTURA FÍSICA DO HOSPITAL ............................ 10

6 PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS ................................................. 12

7 DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ......................................... 12                            8 O PAPEL DEOS INDIVÍDUOS NAS ORGANIZAÇÕES ............................... 14                 9 O HOMEM E OS GRUPOS ORGANIZACIONAIS ........................................ 14        10 CONCLUSÃO .............................................................................................. 15        11 REFERÊNCIAS ........................................................................................... 16


1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir foi desenvolvido a partir da coleta de dados presenciais na Instituição Filantrópica, Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, localizado na cidade de São José dos Campos/SP. Hospital de grande porte, especializado no atendimento de urgência e emergência, principalmente em Trauma e atualmente é o Hospital de referência ao tratamento da COVID-19 na cidade.

Este trabalho aborda principalmente, o processo de humanização no atendimento hospitalar ofertado pelo Hospital Municipal, abrangendo as diretrizes da Política Nacional de Humanização. Em Homem e Sociedade veremos a importância da antropologia no entendimento das inúmeras manifestações sociais. E ainda, não tão menos importante, as influências e o cominho do sucesso através do planejamento financeiro.

2 POLÍTICAS DE HUMANIZAÇÃO E ATENDIMENTO HOSPITALAR

A humanização no atendimento hospitalar tem o intuito de acolher desde o primeiro contato, trazendo um olhar empático, integra, transparente e respeitoso ao paciente, tanto como seus familiares.

 Podemos considerar exemplos de humanização:

•        Permitir o acompanhamento dos familiares;

•        Reduzir filas e tempo de espera;

•        Facilitar e ampliar o acesso à informação para os pacientes;

•        Treinar constantemente a equipe de atendimento;

A Humanização nos traz inúmeros benefícios, como a contribuição na eficácia de um tratamento e cuidado do paciente, a confiança do paciente e seus familiares no hospital, uma boa reputação do local. Mas não apenas com os pacientes, temos pontos positivos com os colaboradores, com uma equipe engajada e capacitada, transmitindo uma comunicação aberta e clara com o paciente e acompanhantes.

2.1 A EVOLUÇÃO DO SISTEMA HOSPITALAR

A evolução do sistema hospitalar se deu início no modelo greco-romano, onde templos eram erguidos em homenagem ao Deus da medicina Asclépio (na Grécia) ou Esculápio (na Roma). Outras particularidades, desses templos que os assemelha às nossas instituições hospitalares é a forma como os pacientes eram tratados de maneira impositiva: os sacerdotes detinham o poder de cura e os pacientes recebiam todas as intervenções de maneira passiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (292.4 Kb)   docx (188.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com