TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO

Projeto de pesquisa: PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentamos o Processo Administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar) envolvido na elaboração de um planejamento estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária.

Neste trabalho vamos falar sobre Processos Administrativos, onde falaremos um pouco do que é planejamento, e qual a sua importância dentro da organização. Estudaremos o quanto é importante planejarmos, bem e com isto atingirmos excelentes metas sejam elas no nosso dia a dia ou profissionalmente. Falaremos sobre o resgate do planejamento, definir planos estratégicos para a realização de um projeto que atenda as necessidades da comunidade. Seja ela cultural, social, educacional e ambiental.

Estudaremos também possíveis falhas na Organização ou no planejamento, e o que pode ser feito para que possamos corrigir estas falhas e alcançar metas satisfatórias. Através da administração nós temos como entender melhor a importância do planejamento dentro da organização, onde fica para nós claro que a organização é quem administra quem maneja a tecnologia e a produtividade. Com este trabalho estudaremos também que a organização tem grande importância na vida da sociedade, é através dela que a humanidade consegue que as coisas sejam feitas.

Este trabalho também vai nos mostrar os níveis hierárquicos da organização que é como uma pirâmide onde o primeiro nível institucional, o segundo nível é Nível intermediário e o terceiro Nível Operacional. Esta é toda a introdução do que vamos falar do nosso trabalho a ser desenvolvido.

PLANEJAMENTO

O planejamento consiste em planos e objetivos e tem como principio diminuir incertezas e erros referentes a decisões diante algum imprevisto ou até mesmo para o um futuro processo contínuo cujas características básicas são: não prevê ver as decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o planejamento é muito mais importante que seu produto final.

O planejamento representa a primeira função administrativa, serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle.

O planejamento determina de uma forma antecipada os objetivos a serem atingidos, e demonstra também a melhor forma para que eles sejam atingidos.

Com o planejamento é possível definir onde se pretende chegar, e o que deve ser feito.

O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e com isto permitir mais consistência no desempenho das organizações.

Com o planejamento é possível tomar uma decisão ou adiar a mesma.

No planejamento nós vivemos o presente, pensando no futuro o que pode ser feito para que o que foi planejado seja concluído de forma satisfatória.

Com o planejamento é possível sabermos onde estamos e onde queremos chegar.

Planejamento é a chave para lidarmos com as mudanças de uma maneira positiva e proposital.

O planejamento é elaborado de formas diferentes, nos vários níveis organizacionais.

LIVRO: ADMINISTRACAO DE CHIAVENATO, IDALBERTO.

Os planejamentos são divido em três etapas onde um depende do outro:

Primeiro: aquisição dos dados de entrada são informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente.

Segundo: processo de dados de entrada transforma informações para produzir novas informações.

Terceiro: preparação de um plano e idéias

Planejamento Estratégico

É um planejamento que abrange todas as organizações como um sistema aberto. É projetado para longo prazo, envolve a empresa como um todo, preocupa-se em atingir os objetivos globais da organização. É definido pela organização ao plano maior a todos os demais planos. É voltado para a eficácia da organização, alcançar objetivos e alcançar resultados.

Planejamento Tático

É elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada organização deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Ele é projetado para o médio prazo em geral, envolve cada departamento ou unidade da organização, se preocupa em atingir objetivos departamentais. È definido no nível intermediário da organização. É voltado para a coordenação e integração.

Planejamento Operacional

È um planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade particular. Suas principais características são:

Projetar para o curto, médio e longo prazo a rotina diária de trabalho no cotidiano.

Ter a preocupação de alcançar metas específicas.

Voltar para a eficácia, na execução das atividades, fazer bem feito e corretamente.

Livro: Administrando em Tempos de Grandes Mudanças de Peter F. Drucker: o planejamento é uma previsão baseada em probilidades. Para Drucker é exclusivamente dos executivos que planejam o futuro, com um único objetivo sobre os acontecimentos do passado, presente, futuro, onde há apenas uma maneira de planejar.

São dois autores que distingue o planejamento diferente IDALBERTO CHIAVENATO consiste em três etapas e Peter F. Drucker consiste em uma etapa, mas ambos têm a mesma conclusão de obter sucesso no planejamento.

Ao empreendedor e necessário ter competência ter visão imaginaria pensar no presente e também no futuro, pois a visão e oportunidades, sendo que a busca da oportunidade de negócios nos dias de hoje requer estudos do empreendedor que irá investir em uma empresa. Correndo riscos de dar certo ou não.

O negocio é achar soluções onde não existe, vender mercadorias onde não tem, ver as condições da comunidade, conhecer seus clientes e suas necessidades e investir no negócio, a partir dê sempre crescer e melhorar a qualidade do seu produto nunca se acomodar no que já alcançou.

O futuro administrador terá que antecipar seus projetos, detalhar o que a empresa irá fornecer, quantos produtos serão comercializado, os pontos estratégicos, qualificação dos seus funcionários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com