TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO

Resenha: PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Resenha  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  288 Visualizações

Planejamento (português brasileiro) ou planeamento (português europeu) é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Segundo o dicionário Aurélio, planejamento é o trabalho de preparação para a tomada de decisão segundo roteiros e métodos determinados. Por Peter Drucker, esse é um processo onde se prepara para o inevitável, previni – se do indesejável, e controla – se o controlável.

O planejamento estratégico segundo Chiavenato é o planejamento mais amplo e envolvente, e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Bateman afirma que esse é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

O planejamento estratégico por Roberto Shinyashiki é a necessidade de direcionamento em prol da conquista de objetivos, através da qualificação e correto posicionamento dos profissionais, levando em consideração a sinergia para a boa desenvoltura da equipe.

O planejamento estratégico conforme alega Paulo Barreto dos Santos, é um processo no qual são envolvidas uma ou mais pessoas com o propósito de pensar sobre melhores meios de se realizar uma determinada tarefa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com